Qual o melhor horário para tomar o 5

Qual o melhor horário para tomar o 5
O horário de tomar o remédio para pressão alta foi avaliado em uma pesquisa. Foto: Veja Saúde/SAÚDE é Vital

Publicidade

Segundo dados do VIGITEL, colhidos por telefone em 2021, cerca de 26,3% dos adultos possuem diagnóstico de hipertensão. Acredito que esse dado esteja subestimado, pois estamos falando de uma doença silenciosa, que não costuma apresentar sintomas no começo. Ou seja, muitos possuem hipertensão e simplesmente não sabem. 

Um desafio para o controle da pressão alta é o engajamento no estilo de vida saudável, com ingestão de sal em quantidades moderadas, atividade física regular, prevenção do ganho de peso, boas noites de sono, etc.  Não menor é a dificuldade de tomar os medicamentos diariamente, conforme prescrição. 

A verdade é que muitos pacientes se esquecem de usar os remédios nas suas rotinas. Alguns inclusive dizem que, como tomam muitos medicamentos para outras doenças, não gostam de concentrá-los todos em um só momento do dia, o que agrega complexidade ao tratamento e, em tese, dificulta ainda mais a adesão. 

Pensando em hipertensão, vale destacar que os seres humanos apresentam uma diferença na média da pressão entre o dia e o período noturno. À noite, ela é, na média, 10% mais baixa – chamamos isso de descenso noturno. 

Por isso, é comum muitos médicos orientarem os pacientes a tomarem os medicamentos pela manhã. No mais, a maioria dos estudos clínicos foi feita com a aplicação dos remédios no período matutino. 

Continua após a publicidade

Daí a importância da pergunta que pesquisadores do Reino Unido tentaram responder: no mundo real, há diferença se pessoas com pressão alta tomarem seus remédios de manhã ou à noite?  Isso mudaria o risco de infarto do coração ou derrame cerebral? 

+Leia também: Qual a relação entre hipertensão e diabetes?

Os cientistas recrutaram 21 104 pessoas, que foram acompanhadas remotamente, via internet, por aproximadamente cinco anos. Resultado: aqueles que tomaram os medicamentos entre 6 e 10h da manhã tiveram o mesmo risco de infarto, derrame e morte de qualquer causa cardiovascular em comparação com aqueles que receberam os remédios entre 20h e meia-noite. 

Também não houve diferença nos efeitos colaterais, especialmente no risco de quedas, naqueles que tomaram os remédios após o sol se pôr. 

A conclusão que podemos tirar desse estudo é: tome regularmente seu medicamento para hipertensão. Pode ser pela manhã ou à noite, o importante é não abandonar a estratégia. 

Ou seja, o horário não é mais desculpa para deixar de tomar os remédios corretamente. 

Continua após a publicidade

  • Diabetes
  • Doenças cardíacas
  • Hipertensão

A saúde está mudando. O tempo todo.

Acompanhe por VEJA SAÚDE e também tenha acesso aos conteúdos digitais de todos os outros títulos Abril*
Informação, medicina e ciência para cuidar bem do seu corpo e mente.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. * Pagamento anual de R$ 96, equivalente a R$ 2 por semana.

Em 2019 foi publicado um artigo que mostrava que as pessoas com hipertensão que tomavam pelo menos um dos medicamentos anti-hipertensivos à noite viviam mais. A partir daí as recomendações dos médicos passaram a seguir esta orientação. No entanto, em 2020 vários pesquisadores criticaram duramente este artigo mostrando que ele apresentava várias falhas. Agora surgiu um novo artigo que demonstra definitivamente que não é válida a orientação de tomar pelo menos um dos anti-hipertensivos à noite. A descoberta foi anunciada em uma sessão Hot Line, no fim de agosto, no congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia 2022.

“Dr., então qual o melhor horário agora para tomar o remédio de pressão alta?” 

Pois bem, na verdade não existe. Com as evidências, os pesquisadores concluíram que a proteção contra ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte vascular acontece independente do período que o paciente escolha tomar a medicação. 

Desta forma, o melhor horário é aquele que se adequar à sua rotina ou o que for recomendado por algum especialista por questões particulares após a avaliação de cada caso. 

Horário para tomar remédio de pressão alta: entenda o estudo

Para chegar ao resultado, os pesquisadores acompanharam mais de 21 mil pacientes hipertensos por um período que superou cinco anos, sendo que 10,5 mil tomaram o remédio de pressão alta à noite, e 10,6 mil pela manhã.

A pesquisa foi realizada por meio de estudo randomizado, ou seja, com a escolha aleatória entre os participantes de cada grupo. A média entre as idades dos participantes foi de 65 anos, com predominância de homens (58%) e pessoas de etnia branca (98%). 

Os hipertensos foram recrutados por meio de publicidade, entre cuidados primários e secundários de bancos de dados do Reino Unido. Na sequência, realizaram a inscrição pelo site TIME.

O pesquisador principal, professor Thomas MacDonald, da Universidade de Dundee, Reino Unido, defendeu que este foi um dos maiores estudos cardiovasculares realizados e, portanto, é uma resposta definitiva para a questão sobre qual o melhor horário para tomar o remédio de pressão alta.

Você ainda tem dúvidas sobre pressão alta? Me acompanhe nas redes sociais para conferir conteúdos deste e outros temas de hipertensão e doenças renais!

Qual o melhor horário para tomar anlodipino 5mg?

Olá. O importante é alcançar as metas de controle da pressão arterial. Mas de uma maneira geral, a anlodipina é melhor tolerada a noite. E a losartana pode ser tomada pela manhã ou 50mg 2x dia.

Pode tomar antidepressivo à noite?

A maioria dos remédios antidepressivos deve ser tomada de manhã porque isso melhora a capacidade de raciocínio e de vigília, mas o importante mesmo é obedecer sempre a orientação médica.

Qual o melhor horário para tomar um antidepressivo?

O melhor horário para se usar antidepressivos inibidores da recaptação de serotonina (fluoxetina, paroxetina, sertralina, citalopram, escitalopram) é pela manhã, pois eles sabidamente alteram a arquitetura do sono (o sono é dividido em diversas fases, seguindo uma caracterização fisiológica, aqui vou mencionar sono REM ...

Pode tomar remédio de pressão quantas vezes por dia?

O cardiologista Dalton Précoma reforça a recomendação, e lembra que a maioria dos pacientes hipertensos precisa de dois, três remédios para o controle da pressão. “A gente sempre escolhe um horário de manhã e outro no jantar, para cobrir as 24 horas do dia. Não significa que precise trocar, mas dividir a dose.