Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Existe algum processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos?

Não. Para ingressar em qualquer um dos cursos técnicos oferecidos pelo SENAI, é necessário ir à unidade responsável pela oferta do curso munido das documentações informadas a seguir e realizar o pagamento da matrícula:

  • Histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração da escola comprovando que o aluno está devidamente matriculado e frequentando regularmente, no mínimo, o 2º ano do ensino médio;
  • Carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação;
  • Cadastro de pessoa física – CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Duas fotos 3X4 atualizadas.

O que é preciso para realizar a matrícula nos cursos do SENAI?

Apresentar RG, CPF e comprovante de residência. É preciso, ainda, verificar a exigência de outros documentos necessários à comprovação do atendimento de pré-requisitos para matrícula no curso desejado.

Quais são as formas e condições de pagamento dos cursos do SENAI?

O pagamento dos cursos pode se dar à vista ou parcelado nos cartões Visa, Mastercard, Diners Club e Hipercard. A quantidade de parcelas varia conforme o valor do curso.

Como faço para concorrer às vagas dos Cursos de Aprendizagem Industrial?

O SENAI qualifica jovens entre 14 e 24 anos para atuarem na indústria por meio de contrato de aprendizagem. O processo de seleção inicia na própria indústria e esses jovens são encaminhados ao SENAI para submissão a processo seletivo.  Quando há vagas disponíveis, não preenchidas pela indústria, o SENAI divulga as vagas abertas à comunidade através da mídia ou do próprio site.

Perdi meu certificado. É possível obter uma segunda via?

Sim. Basta se dirigir à unidade na qual realizou o curso e preencher o requerimento de solicitação da 2ª via do documento. Será necessário também informar alguns dados cadastrais, como: nome do curso, ano de conclusão, duração e turno. É possível que haja cobrança de taxas.

O SENAI oferece cursos nos fins de semana?

Sim, algumas unidades do SENAI possuem esta prática, outras não. Na programação de cursos é possível verificar estas informações.

O SENAI oferece cursos à distância?

Além dos cursos presenciais, o SENAI, atendendo a demanda crescente de profissionais desejosos de ampliar seus conhecimentos, disponibiliza alguns cursos na metodologia à distância (online).  Com este método de aprendizado, o profissional pode estudar onde e no horário que for mais conveniente sem prejudicar outras atividades. Acesse a página de cursos EaD e confira.

Como faço para concorrer a uma das vagas para trabalhar no SENAI?

Os interessados em compor o quadro de colaboradores do Sistema FIEC (FIEC, SESI, SENAI e IEL) deverão acessar a página de Recursos Humanos e inserir seus dados de cadastro. Havendo vagas disponíveis e condizentes com o perfil cadastrado, a área de RH entrará em contato por telefone ou e-mail. Também é possível acompanhar as oportunidades disponíveis através desta página, na qual constam todos os detalhes da vaga e do processo de seleção de cada uma delas.

Como faço para receber ofertas de cursos?

Para receber as ofertas de cursos do SENAI, basta inserir nome e e-mail no campo Newsletter, localizado na página inicial deste site.

Todos os cursos do SENAI são de qualificação profissional?

Não. Há modalidades diferentes. A seguir a descrição de algumas delas:

  • Cursos de Aprendizagem: São cursos de iniciação profissional, oferecidos aos jovens que concluíram o ensino fundamental e possuem idade entre 14 a 24 anos.
  • Cursos de Qualificação: São cursos que visam preparar o aluno para exercer determinada profissão no mercado de trabalho, dirigidos a maiores de 16 anos com escolaridade variável. A carga horária mínima é de 160h.
  • Cursos de Aperfeiçoamento: São cursos de curta e média duração cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento do aluno na profissão que exerce. A carga horária é variável.
  • Cursos Técnicos: São cursos de formação técnica de nível médio que garantem ao aluno diploma de Técnico para o exercício de determinada profissão no mercado de trabalho. A carga horária mínima é de 800h (para a parte teórica, não incluindo o Estágio Supervisionado ou o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC que é requisito indispensável à conclusão do curso).

A oportunidade para os jovens iniciarem uma carreira de sucesso. Os Cursos de Aprendizagem Industrial do Senai-SP ajudam jovens que concluíram o Ensino Fundamental a começarem uma carreira profissional. É uma oportunidade de crescimento, totalmente gratuita, para jovens entre 14 e 24 anos, idade máxima para conclusão.

Quem pode fazer a prova do Senai?

O jovem deve estar estudando a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, EJA ou já ter concluído o Ensino Médio. Para entrar no curso, é necessário passar por processo seletivo. Para obter informações sobre as datas das provas, entre em contato com a unidade do SENAI mais perto de você.

Como se inscrever nos Correios Jovem Aprendiz 2020?

Os candidatos deverão se inscrever de 31 de março até as 23h59min do dia 29 de maio de 2020, somente via internet, no endereço eletrônico da empresa - www.correios.com.br. As inscrições serão gratuitas.

Quando vai ser a prova dos Correios 2020?

Não há previsão de concurso Correios em 2020 ou 2021. Pelo contrário, o governo fala em privatizar a empresa nos próximos anos. Milhares de concurseiros por todo o Brasil permanecem à espera de um novo edital do Concurso Correios.

O que estudar para o concurso dos Correios 2020?

Conhecimentos Gerais

  • Língua Portuguesa.
  • Raciocínio Lógico-Matemático.
  • Noções de Informática.
  • Legislação Aplicada aos Correios.
  • Inglês (para cargos de Nível Superior)
  • Administração Pública (para cargos de Nível Superior)

Quando foi o último concurso dos Correios?

O último concurso realizado para os cargos de nível médio foi realizado em 2011, com mais de 9.

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Se você tem entre 14 e 24 anos e sonha em conseguir uma oportunidade como Jovem Aprendiz, saiba que o SENAI é a sua melhor porta de entrada para um curso técnico gratuito e para seu primeiro emprego.

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Com o Programa Jovem Aprendiz do SENAI você tem a possibilidade de fazer um curso de Aprendizagem Industrial e de tentar uma vaga como menor aprendiz nas maiores empresas do Brasil. É uma oportunidade única para você que quer começar a trabalhar mais cedo e garantir um início de carreira show de bola.

Quem faz um curso de Aprendizagem Industrial do SENAI e trabalha como Jovem Aprendiz em alguma empresa tem ótima aceitação no mercado de trabalho e um currículo muito mais forte do que a concorrência.

[sendpulse-form id=”3071″]

Além disso, o próprio SENAI facilita sua colocação em uma empresa, já que ele cadastra e indica alunos para vagas nas empresas parceiras da instituição.

O que é a Aprendizagem Industrial do SENAI? E como ela me ajuda a ser um Jovem Aprendiz?

O SENAI é uma instituição que fornece diversos tipos de cursos, desde técnicos a pós-graduação, e é extremamente reconhecida por formar profissionais muito buscados pelas empresas de todo o país.

Uma dessas modalidades de ensino é a Aprendizagem Industrial, que é oferecida para alunos de 14 a 24 anos que vão começar ou estão cursando o ensino médio. Nesse curso o SENAI oferece uma formação totalmente gratuita e voltada para alunos que querem dar o primeiro passo na sua formação técnica.

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

A grande sacada da Aprendizagem Industrial é que ela é voltada justamente para alunos que querem participar do Programa Jovem Aprendiz do SENAI, pois durante os 2 anos do curso, você pode tentar uma vaga de menor aprendiz nas empresas.

Então se você quer trabalhar como Jovem Aprendiz, você precisa obrigatoriamente estar fazendo algum curso de Aprendizagem Industrial.

Como fazer um curso de Aprendizagem Industrial do SENAI?

Para isso você precisa se inscrever no processo seletivo de Aprendizagem Industrial do SENAI.

Você vai ter que fazer uma prova e concorrer com centenas de candidatos para o curso que você desejar (e que estiver disponível a unidade do SENAI da sua cidade).

A prova é composta de 60 questões de múltipla escolha, caindo assuntos de matemática, português e ciências naturais do ensino fundamental. Para ver com mais detalhes o que vai cair na prova, clique aqui.

Geralmente as inscrições para o processo seletivo acontecem em agosto, porém isso varia de estado para estado.

Quem pode ser um Jovem Aprendiz?

Somente alunos que estejam matriculados no curso de Aprendizagem Industrial do SENAI, com idades entre 14 a 24 anos, e que estejam fazendo um curso relacionado com as vagas oferecidas pela empresa desejada.

Se você já terminou o ensino médio, não pode mais ser um menor aprendiz. E se você não estiver fazendo o curso de Aprendizagem Industrial, você também não pode ser um jovem aprendiz.

Ser um jovem aprendiz está diretamente ligado a você estar fazendo um curso de Aprendizagem industrial.

Ah, e se você for Pessoa com Deficiência – PcD, você também pode ser um jovem aprendiz!

Vagas de indicação ou vagas de comunidade?

Normalmente os alunos são indicados por empresas para participar do processo seletivo de Aprendizagem Industrial.

Você pode entrar em contato com o RH de uma empresa e verificar como participar do programa de Jovens Aprendizes. Cada empresa faz essa seleção de uma forma diferente, podendo ser por indicação ou por entrevista.

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Mas você também pode se inscrever como aluno da comunidade, não precisando de indicação de nenhuma empresa.

Lembrando que todos os alunos precisam ser aprovados no processo seletivo do Senai para estudarem lá e serem menores aprendizes nas empresas de sua escolha.

Como estudar para passar na prova de Aprendizagem Industrial do SENAI?

É aí que eu vou te ajudar kkkkkk

Aqui no Guia do Vestibulinho você pode baixar de graça as Apostilas para o SENAI, com as a matérias que mais caem na prova do SENAI. São 4 PDFs completos, lindos e com a matéria explicada de um jeito super divertido!

E é de graça! Não perde tempo, baixa logo!

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI
Clique aqui para baixar as Apostilas do Guia do Vestibulinho

Qual a duração de um contrato de jovem aprendiz?

A duração máxima de um contrato de menor aprendiz é de 2 anos, pois essa é justamente a duração dos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI. Você não pode trabalhar como menor aprendiz se ainda não começou (ou já tenha terminado) seu curso de Aprendizagem Industrial do SENAI.

Mas assim, é difícil que você consiga um contrato de 2 anos, pois leva um tempo até você encontrar um vaga e ser selecionado como jovem aprendiz por uma empresa.

Quanto ganha um jovem aprendiz?

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI

Ah, agora vamos para a parte boa kkkkkkkkkk

O seu salário vai depender da empresa e do número de horas que trabalhar por semana, porém no mínimo você vai receber por volta de R$600 por mês.

Mas é claro que você pode ganhar mais, tudo depende da base salarial e do plano de carreira da empresa que você for trabalhar.

Além disso, o menor aprendiz também tem direito a vale-transporte. E ele também pode receber seguro-desemprego se for demitido sem justa-causa antes do término do contrato (nesse caso todas as regras normais do seguro-desemprego se aplicam também aos jovens aprendizes).

Quantas horas por dia um jovem aprendiz pode trabalhar?

Um jovem aprendiz pode trabalhar no máximo 6 horas por dia, caso ainda não tenha terminado o ensino fundamental, ou 8 horas por dia caso tenha concluído o ensino fundamental. Nesse caso, porém, essas 8 horas serão a soma de horas de aula no SENAI e horas de trabalho na empresa.

Com quantos anos pode fazer curso no SENAI