Plano de Aula Plano 15 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reading skills I Opcionais: Context Input Ainda no encontro síncrono, faça a leitura compartilhada conforme as orientações, utilizando as perguntas de compreensão. Pergunte: What kind of information do you expect to find in the sections The characters, the plot e the tone? Deixe que comentem livremente. Encaminhe os três trechos do texto junto às perguntas de leitura de cada um (conforme as orientações). Divida a turma entre alunos A, B e C, e determine uma parte do texto para cada um. Os estudantes devem ficar responsáveis por ler o trecho designado a partir das perguntas de leitura. Encerre o encontro. No próximo encontro síncrono, solicite que estudantes A, B e C compartilhem suas respostas. Exiba os trechos do texto para que eles possam justificar suas respostas a partir de palavras e expressões do texto. Output No próximo encontro, solicite que os grupos compartilhem suas respostas e faça a correção. Exiba o último slide e conduza a reflexão e a comparação conforme as orientações. Feedback Convite às famílias
Contents
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular (EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto. Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA Professor-autor: Nathália Gasparini Mentor: Newton Murce Especialista: Celina Fernandes
Por Marina Sestito Stoodiano, Você já tentou explicar algo que estava muito confuso e, de repente, decidiu comparar o que você estava dizendo com alguma outra coisa mais conhecida para tornar mais clara a sua explicação? Já tentou falar sobre x para explicar y? Provavelmente sim. É comum recorrermos a esse mecanismo quando precisamos explicar algo que não estamos conseguindo deixar claro de outra forma. Agora eu te pergunto: Já fez isso em alguma redação? Já estabeleceu uma comparação entre duas coisas bastante diferentes, mas que tenham uma estrutura de funcionamento em comum? E se você começasse a sua redação apresentando a história de um filme? E se você contasse o enredo, caracterizasse bem os personagens e apontasse em que medida essa referência dialoga com o que está sendo discutido pela sua redação? E se mostrasse os pontos em comum entre o filme que você decidiu usar em seu texto e o ponto de vista que pretendeu sustentar através dessa comparação? “Mas pode fazer isso, professora?” Pode. O nome disso é analogia. Quando você explica uma situação, um filme ou qualquer outra referência para tornar mais claro algo que, em alguma medida, lhe pareça semelhante, você está dizendo que esses elementos são análogos, que eles são parecidos em algum aspecto, que eles se aproximam em alguma medida. “Em “A Classe”, Joosep, um garoto tímido e sensível, é submetido por Anders e outros adolescentes a longas sessões de tortura física e psicológica. O filme estoniano, de Ilmar Raag, retrata uma situação que está presente também no Brasil e que traz transtornos sociais e psicológicos a muitos indivíduos. O bullying é caracterizado por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva entre indivíduos considerados pares e manifesta, num contexto específico, os desdobramentos das relações de poder presentes em diversos contextos sociais.” Ao contextualizar a discussão acerca do bullying recorrendo ao filme citado, o autor do texto clarifica esse conceito ao leitor. “Não sabe o que é bullying? Vou te contar o que esse filme retrata e você vai entender.”
CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA! Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download! Falando do filme, você fala da situação discutida. Ao falar de Joosep, você fala de todos os indivíduos que sofrem esse tipo de violência. Em seguida, é imprescindível mostrar a relação entre a referência utilizada e o tema desenvolvido. Ao estabelecer os pontos de ligação entre esses dois elementos, você justifica a pertinência da apresentação desse recurso em sua redação. Um filme é um filme e uma violência é uma violência. Se optamos por usar um filme para falar sobre violência, precisamos mostrar a relação entre eles. Depois que essa relação já tiver sido estabelecida, basta enunciar a tese buscando as motivações para a existência e a permanência do problema discutido e, pronto, está feita a Introdução com analogia. 🙂 Muito difícil? Topam tentar escrever uma redação usando esse recurso? Experimentem fazer analogias nas redações que vocês forem escrever e não esqueçam de retomá-la no Desenvolvimento e na Conclusão do texto, tudo bem? É fundamentar não abandoná-la no início da redação, mas sobre isso podemos conversar melhor em algum texto futuro. Muitos beijos, divirtam-se escrevendo redações e até semana que vem! Você sabia que o Stoodi tem Correção de Redação? Conheça Marina Sestito é a Coordenadora de Redação do Stoodi. Formou-se em Filosofia pela FFLCH, na USP – atualmente cursa Licenciatura na FEUSP. Trabalhou em cursinhos pré-vestibulares e hoje comanda a equipe de correção do Stoodi.
O cinema têm dessas coisas. Muitas vezes, uma história é “descoberta”, e fazem filmes muito parecidos com a mesma trama. Mas, eu confesso que nunca tinha visto um caso como esse. Dois filmes que estão disponíveis na Netflix, têm praticamente cenas iguais, e é divertido compará-los. Até porque os dois são bons e valem ser conhecidos. São eles Nada a Esconder e Perfectos Desconocidos. @Reprodução Um é francês e outro é espanhol. Ambos, na verdade, são versões do filme italiano Perfetti Sconosciuti, de Paolo Genovese, que eu confesso que nunca assisti (mas fiquei muito curiosa). Está disponível na Claro Vídeo, YouTube Filmes e no ITunes. O filme italiano foi um grande sucesso quando foi lançado em 2016, e inclusive ganhou o David Di Donatello, o Oscar italiano de melhor filme e roteiro (trailer abaixo). Com isso, é claro, todo mundo ficou entusiasmado. Isso porque o princípio da história é bem interessante, e retrata muito o mundo em que vivemos. São sete pessoas, três casais e um solteiro, que se reúnem para um jantar. Num determinado momento, resolvem começar um jogo. Todos deverão colocar seus celulares no centro da mesa, e mostrar ao grupo qualquer mensagem, email, ligação, que receberem enquanto estiverem ali. Perfectos DesconocidosÉ claro que isso vai provocar muita confusão. Tanto o filme espanhol como o francês tem a estrutura de uma peça de teatro. Praticamente toda a ação se passa no apartamento. O primeiro que saiu foi o espanhol, Perfectos Desconocidos. https://www.youtube.com/watch?v=joPvonVsIr8 Nada a EsconderDirigido por Alex de la Iglesia, que já fez O Bar (que também está na Netflix), Perfectos Desconocidos foi lançado em 2017. Traz várias estrelas do cinema espanhol, como Belén Rueda, e Ernesto Alterio, da série As Telefonistas, super popular na Netflix. Já Nada a Esconder, foi produzido no ano passado, e chegou na Netflix como uma de suas produções originais. Sua estrela é Berenice Bejo, que fez o filme premiado com o Oscar, O Artista. O diretor é Fred Cavayé. https://www.youtube.com/watch?v=txHDlIATGA0 Comparando os dois…É divertido comparar os dois. Obviamente o francês é mais elegante, e o espanhol é mais “caliente”. Qual você vai gostar mais depende de seu gosto pessoal quanto a estilo, trilha, fotografia, e atuação. Ambos são ótimos, mas uma vez que você assiste o primeiro, o segundo vai perder muito de seu impacto. Eu vi o francês primeiro, foi indicação de um amigo. Já aviso, entretanto, que os finais são diferentes. Pessoalmente, gostei mais do final do espanhol. @Reprodução A história continua a ter apelo. O México também produziu sua versão, que também teve o título de Perfectos Desconocidos. Estreou nos cinemas por lá no dia de Natal, e ainda não foi exibido por aqui. De qualquer maneira, alguém duvida que logo logo Hollywood também vai fazer sua versão? Rsrs! |