Como tomar ciprofloxacino 500mg para infecção urinária

Estou tomando ciprofloxacino para infecção urinária, estou tomando 1 comprimido de 500 mg por dia estou no segundo dia e ainda sinto ardência ao urinar. O tratamento são 7 dias isso e normal sentir durante o tratamento?

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a auto-medicação. A sua avaliação clínica através da sua história clínica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Agende a sua consulta. O diagnóstico diferencial com uretrites, vulvovaginites, nefrolitiase pode ser necessário. O exame de imagem das vias urinárias pode ser necessário. A avaliação da função renal é importante. A coleta do exame de urina I e urocultura é fundamental. O tratamento deverá ser guiado pela urocultura com antibiograma. Existem diversos fatores de risco:vida sexual ativa, diabetes, alterações renais, cálculos, imunossupressão, menopausa etc. Existe formas de prevenção da infecção urinária. Nunca inicie uma medicação sem a ajuda do seu médico. Evite a automedicação. A dose da ciprofloxacina está errada. O seu caso precisa ser revisto.

  • Boa noite. Há mais de 10 anos apresento nitrito na urina. Já fiz uso de vários antibióticos, por meses. Durante o uso do medicamento o nitrito some (sei pelo odor), quando acaba a rodada de remédios ele volta. Estou assim há 10 anos. Realmente não sei como resolver, pois todos os médicos recomendam o…
  • Estou com pouca pressão na urina, sinto dores ao urinar, será que estou a infecção urinária?
  • Sinto dor depois de urinar, não ardência fica por um tempo e depois alivia,mas cada vez q faço xixi essa dor volta,tenho a sensação q tem um inchaço por dentro q parece q tranca,o q pode ser?
  • Estou com pouca pressão na urina, sinto dores ao urinar, será que estou a infecção urinária?
  • Olá! O medicamento Nimesulida é eficiente para tratar infecção urinária?
  • Olá, tive uma recorrência de 4 infecções urinárias, de fevereiro até maio e tomei quatro tipos de antibióticos, agora em junho, 3 semanas após termino do último antibiótico (levofloxacino) voltou arder pra urinar. Já fiz urocultura e pelo exame está tudo bem. O urologista que fui, só recomendou vitamina…
  • Bom dia, fui diagnósticada com infecção urinária, estou tomando ciprofloxacino e urovit de 12hrs em 12hrs por 7 dias, o tratamento está no 4 dias e ainda sinto ardência, não como antes, mas sinto ardência, um "peso" e incômodo no ventre. O que devo fazer?
  • Boa noite! Fiz ultrassom deu que meu rim está dilatado, devo fazer uma tomografia,?No exame não deu que tenho pedras
  • Tive infecção urinária em fevereiro, maio e estou com infecção novamente, todas as vezes tratei com antibióticos, e das outras vezes que tive sentia somente ardor pra urinar, mas agora sinto muita cólica/dor, é normal?
  • Boa noite, beber água antes de fazer o exame de urina interfere no resultado. Estou com sintomas de infecção urinária, mais o resultado sempre da negativo?

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

O medicamento é um antibiótico, o mais utilizado da classe das fluoroquinolonas (levofloxacino e moxifloxacino também fazem parte), que age inibindo uma enzima que promove a multiplicação de bactérias.

Ele é indicado para uma lista bem diversa de infecções bacterianas, das simples às mais complexas. Falamos de infecções abdominais, de pele, no trato urinário, nos ossos, nas articulações e até as broncopulmonares.

Como tomar o ciprofloxacino?

“Há a forma oral, de uso mais comum, e a injeção intravenosa, considerada naqueles pacientes com baixa absorção gastrointestinal, que sofrem de diarreia, por exemplo, e que geralmente estão internados”, explica médica infectologista Marina Campelo Jabur, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Unimed Sorocaba, no interior paulista.

A dose varia conforme a função renal do paciente e a gravidade da infecção. Pode ser tomado de duas a três vezes por dia.

Os principais efeitos colaterais do ciprofloxacino

A bula do cloridrato de ciprofloxacino relata as seguintes reações adversas:

  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Urticária na pele
  • Dor abdominal
  • Sapinho
  • Gases
  • Sensação de cansaço e fraqueza
  • Dores nas articulações
  • Tontura
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade em dormir
  • Agitação
  • Alterações do paladar

+ LEIA TAMBÉM: Benzetacil: o que é, para que serve e os principais efeitos colaterais

“Trata-se de uma medicação bem tolerada de uma forma geral. Os efeitos colaterais graves são mais raros, como infecção por clostridioides difficile [bacilo responsável por doenças gastrointestinais], neuropatia [mal que atinge os nervos] e tendinopatia [que afeta os tendões]”, relata a médica.

“Em 2016, a FDA, agência que regula medicamentos nos Estados Unidos, publicou uma revisão de segurança que mostrou os efeitos colaterais incomuns, porém potencialmente permanentes e incapacitantes. Os principais sistemas envolvidos são musculoesquelético, neurológico e cardiovascular”, acrescenta a médica.

Continua após a publicidade

No Brasil, o ciprofloxacino é um medicamento de baixo custo e as versões genéricas estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faz um alerta para que o remédio seja prescrito pelo médico após uma “avaliação cuidadosa de seus riscos e benefícios”.

“Seu uso indiscriminado resulta em um aumento da resistência bacteriana”, informa Marina. Significa que esses agentes infecciosos vão ficando cada vez mais fortes e capazes de driblar a ação dos antimicrobianos.

+LEIA TAMBÉM: Ibuprofeno: o que é, para que serve e quais as indicações de uso

Como tomar ciprofloxacino 500mg para infecção urinária
O ciprofloxacino é uma medicação bem tolerada de forma geral, mas o uso deve ser acompanhado pelo médico Foto: Towfiqu barbhuiya/Unsplash/Divulgação

Quanto tempo ciprofloxacino demora para fazer efeito?

O medicamento oral age de meia hora até duas horas e meia depois da ingestão. “Na forma intravenosa é muito semelhante. O impacto na infecção deve ser melhor observado com 48 horas após o início de uso”, explica Marina.

+Leia também: para que serve o cetoprofeno?

Quais as contraindicações e os riscos do ciprofloxacino?

Esse medicamento está contraindicado para mulheres grávidas ou que estão amamentando, crianças e adolescentes em fase de crescimento e pacientes com alergia ao cloridrato de ciprofloxacino ou a algum dos componentes da fórmula.

Cloridrato de Ciprofloxacino é indicado para infecções oculares causadas por microrganismos susceptíveis. Úlceras de córnea por Pseudomonas aeruginosa, Serratia arcescens, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus pneumoniae, Streptococcus (Grupo Viridans). Conjuntivites por Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Streptococcus pneumoniae.

Comprimido 500mg

Adultos

Infecções complicadas e não complicadas causadas por microrganismos sensíveis ao Cloridrato de Ciprofloxacino.

  • Trato respiratório - Cloridrato de Ciprofloxacino pode ser considerado como tratamento recomendável em casos de pneumonias causadas por Klebsiella spp., Enterobacter spp., Proteus spp., Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa, Haemophillus spp., Moraxella catarrhalis, Legionella spp. e Staphylococci. Cloridrato de Ciprofloxacino não deve ser usado como medicamento de primeira escolha no tratamento de pacientes ambulatoriais com pneumonia causada por Pneumococcus.
  • Ouvido médio (otite média) e seios paranasais (sinusite), especialmente se a infecção for causada por organismos gram-negativos, inclusive Pseudomonas aeruginosa ou Staphylococci.
  • Olhos.
  • Rins e/ou trato urinário eferente.
  • Órgãos genitais, inclusive anexite, gonorreia e prostatite.
  • Cavidade abdominal (por exemplo, infecções bacterianas do trato gastrintestinal ou do trato biliar e peritonite).
  • Pele e tecidos moles.
  • Ossos e articulações.
  • Sepse.

Infecção ou risco iminente de infecção (profilaxia), em pacientes com sistema imunológico comprometido (por exemplo, pacientes em uso de imunossupressores ou pacientes neutropênicos). Descontaminação intestinal seletiva em pacientes sob tratamento com imunossupressores.

Crianças

No tratamento da exacerbação pulmonar aguda de fibrose cística, associada à infecção por Pseudomonas aeruginosa, em pacientes pediátricos de 5 a 17 anos de idade. Os estudos clínicos em crianças foram realizados na indicação acima. Para outras indicações clínicas a experiência é limitada. Não se recomenda, portanto, o uso do Cloridrato de Ciprofloxacino para outras indicações diferentes da mencionada acima. O tratamento deve ser iniciado somente após cuidadosa avaliação dos riscos e benefícios, pela possibilidade de reações adversas nas articulações e nos tecidos adjacentes.

Antraz por inalação (após exposição) em adultos e crianças

Para reduzir a incidência ou progressão da doença após exposição ao Bacillus anthracis aerossolizado.

Solução otológica

Cloridrato de Ciprofloxacino é apropriado para o tratamento de infecções onde se deseja uma ação local e não geral.

Cloridrato de Ciprofloxacino está indicado nas otites externas localizadas ou difusas acompanhadas de reação inflamatória severa causada por bactérias sensíveis ao Cloridrato de Ciprofloxacino. Também está indicado na fase aguda das otites médias, onde uma secreção mucopurulenta é liberada do tímpano perfurado. A Pseudomonas aeruginosa é um dos microrganismos mais comumente encontrados nestas afecções. Cloridrato de Ciprofloxacino também está indicado em outras infecções do ouvido nas quais a Pseudomonas aeruginosa e/ou outras bactérias susceptíveis estão presentes ou possam estar presentes (otite média perfurada e condutos timpânicos supurativos).

O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Dra. Francielle Tatiana Mathias CRF/PR 24612. Consulte a bula original. Última atualização: 29 de Janeiro de 2020