Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta

Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta

a demonstração da validade do modelo heliocêntrico, empreendida por Galileu; II) a valorização da observação e do método experimental, isto é, uma ciência ativa. III) A ciência ativa moderna rompe com a separação antiga entre ciência (episteme), o saber teórico, e a técnica (téchne), o saber aplicado, integrando ciência e técnica. Estão corretas: Apenas a I II e III I, II e III I e II I e III Sobre a Ciência Moderna podemos afirmar que: I - Tornou-se instância hegemônica de conhecimento ao se propor como substituta da metafísica (área da filosofia que pretendia ser um modo verdadeiro e universal de se conhecer o real); II - Se intitulou como sendo a única modalidade de conhecimento válido, portanto, também universal e verdadeiro; III - Defendeu a existência de um único método para o desenvolvimento do conhecimento científico; IV - Os resultados de sua pesquisa são verdades inquestionáveis (???). Assinale a alternativa correta: Os enunciados I, II, e III são verdadeiros Os enunciados II, III e IV são verdadeiros Os enunciados I, II e III são falsos Os enunciados II, III e IV são falsos Os enunciados I, III e IV são verdadeiros Leia atentamente o trecho a seguir e depois marque a opção correta. "A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento. Dessa forma, a pesquisa é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico. Podemos, assim, indicar os três elementos que caracterizam a pesquisa: a) o levantamento de algum problema; b) a solução à qual se chega; c) os meios escolhidos para chegar a essa solução, a saber, os instrumentos científicos e os procedimentos adequados" (RAMPAZZO, 2005, p.49). Entende-se por procedimento reflexivo e sistemático: O estudo que se reduz à mera cópia ou transcrição, um relatório dos resultados. A leitura rápida, sem a necessidade de fichamentos, ponderações e de forma livre. O pensar, refletir, discutir, perguntar, criticar, descobrir, seguindo um método rigoroso, minucioso aceito pela comunidade científica. O estudo que reflete a opinião dos autores sem a necessidade de comentários do estudante. A consulta bibliográfica em catálogos para coleta de dados. No seu dia-a-dia, o homem adquire espontaneamente um modo de entender e atuar sobre a realidade. Algumas pessoas, por exemplo, não passam por baixo de escadas, porque acreditam que dá azar; se quebrarem um espelho, sete anos de azar. Algumas confeiteiras sabem que o forno não pode ser aberto enquanto o bolo está assando, senão ele "embatuma", sabem também que a determinados pratos, feitos em banho-maria, devem-se acrescentar umas gotas de vinagre ou de limão para que a vasilha de alumínio não fique escura. Como aprenderam estas informações? Elas foram sendo passadas de geração a geração. Reconhecemos no texto: Conhecimento místico Conhecimento religioso Conhecimento científico Senso comum Conhecimento filosófico Muitas são as formas de conhecimento desenvolvidas pelos seres humanos. O conhecimento elaborado a partir dos saberes culturais de uma população é definido por: Conhecimento mítico Conhecimento artístico Conhecimento do senso comum Conhecimento científico Conhecimento Filosófico Durante as aulas estudamos diferentes tipos de conhecimento. São características do conhecimento mítico, EXCETO: O mito possui a função é resolver, num plano imaginativo, tensões e conflitos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade. O mito pode ser caracterizado como uma narração racional, de origem teórica refletida, rigorosa e parte de um procedimento de pesquisa. O mito possui como um dos seus elementos centrais a referência ao sobrenatural, ao mistério e ao divino. O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa. O mito é um tipo de conhecimento ou interpretação da realidade que não requer fundamentações ou fatores racionais por se basear. "Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais" (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d¿Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56). O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica. A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não contradição. O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. "Foi sempre assim: por que agora teria que ser diferente? Meus avós fizeram assim; meus pais fizeram do mesmo modo. Então, não está certo?" (Luckesi - Filosofia da Educação - p. 97). Nesse texto, o autor chama a atenção para o "rolo compressor que nos envolve, nos retira a possibilidade de questionamento em tudo, inclusive nas questões pedagógicas e educacionais", referindo-se ao: Senso sistematizador Senso comum Senso problematizador Senso crítico Senso estético O caminho que o ser humano percorre para chegar ao conhecimento do mundo, das coisas e de nós mesmos, se dá a partir de uma relação pessoal de percepção da realidade. Diante dessa afirmativa, falar da interpretação e da sensibilidade do observador significa assumir uma concepção do mundo que ocorre por meio: Do Conhecimento Das Artes Da Filosofia Do Senso comum Das Ciências Quanto as definições do conhecimento científico, podemos afirmar, exceto: Ele prevê experimentação, validação e comprovação daquilo a que chega a título de representação do real. É a forma de conhecimento que além de buscar apropriar-se do real para explicá-lo de modo racional e objetivo. É um conjunto de conhecimentos que são adquiridos e sistematizados metodicamente. Trata-se de um conhecimento que é realizado de maneira espontânea, intuitiva, baseada na fé ou simplesmente na lógica racional. O conhecimento científico resulta de relações objetivas que se descobrem gradualmente e que se confirmam através de métodos de verificação definidos. Para exemplificar como esse conceito de senso comum é de larga utilização, podemos considerar as múltiplas acepções deste termo. Assinale qual destas alternativas está referente ao senso comum: O senso comum também pode ser entendido como o processo geral de produção de significado e ideias. A ideologia é o processo pelo qual as ideias da classe dominante se tornam ideias dominantes. O senso comum são meras mentiras produzidas pelas classes poderosas. O termo senso comum aparece pela primeira vez significando ciência das ideias. O termo senso comum pode ser interpretado como um sistema de crenças de uma determinada cultura. Analise as assertivas sobre o senso comum: I. O conhecimento do senso comum é adquirido independentemente de estudos, de pesquisas, de reflexões ou de aplicações de métodos. II. Pode tornar-se científico, desde que passe pelas exigências dos pares de uma comunidade científica. III. Usualmente, é adquirido por acaso ou pelas tradições ou transmitido de geração para geração, não passando pelo crivo dos postulados metodológicos.

Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta
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Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta

São características do conhecimento mítico, exceto: O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa, mas pelo modo (mágico) de narra, isto é, por analogias, metáforas e parábolas. O mito pode ser caracterizado como uma narração racional, de origem teórica refletida Um dos elementos centrais do pensamento mítico é a referência ao sobrenatural, ao mistério e ao divino. O mito é um tipo de conhecimento ou interpretação da realidade que não requer fundamentações ou fatores racionais por se basear apenas a intuição ou no pensamento imediato. Sua função é resolver, num plano imaginativo, tensões, conflitos e antagonismos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade. Quando o conhecimento é espontâneo, carecendo de uma investigação rigorosa e sistemática, decorrendo da tradição de um povo ou cultura, estamos nos referindo: Ao senso comum Ao pensamento filosófico Ao conhecimento artístico Ao conhecimento científico A visão mítica "Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais" (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. De Rosa Freire de Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56). O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta. As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica. A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação. A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não contradição. O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades. O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas. Durante as aulas estudamos diferentes tipos de conhecimento. São características do conhecimento mítico, EXCETO: O mito pode ser caracterizado como uma narração racional, de origem teórica refletida, rigorosa e parte de um procedimento de pesquisa. O mito é um tipo de conhecimento ou interpretação da realidade que não requer fundamentações ou fatores racionais por se basear. O mito é essencialmente uma narrativa mágica ou maravilhosa, que não se define apenas pelo tema ou objeto da narrativa. O mito possui a função é resolver, num plano imaginativo, tensões e conflitos sociais que não tem como ser resolvidos no plano da realidade. O mito possui como um dos seus elementos centrais a referência ao sobrenatural, ao mistério e ao divino. O conhecimento, por ser produto do homem, não pode ser pensado, investigado e problematizado se não considerarmos as condições históricas de sua produção. O homem ao modificar sua relação com a natureza, ele altera as suas concepções até então válidas. Tal colocação é fundamental para entendermos que o conhecimento é: Estabelecido Indeterminado Verdade absoluta Inquestionável Pronto e acabado Ao descrevermos as crenças e proposições de forma natural sem que haja uma investigação rigorosa, sistemática para elas e de modo que se expressam através de ditados populares, tais como: "À noite, todos os gatos são pardos"; "Cão que late não morde" e etc., estamos nos referindo ao conhecimento: Mítico Filosófico Senso comum Artístico Científico