De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:

Inglês
De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:
Espanhol
De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:
Francês
De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:
Alemão
De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:

Não se trata apenas de uma questão estatística: é fundamental no planejamento de uma estratégia de expansão global entender sobre os idiomas. Quer seja no local de trabalho ou pessoal, o

Hoje, existem várias ferramentas para o aprendizado de idiomas e existem cursos desenhados para cada necessidade. Temos conhecimento, temos novas ideias ou produtos: vamos multiplicar a nossa voz em todas as línguas possíveis!

Aqui está uma lista das 10 línguas mais faladas no mundo de acordo com dados da Ethnologue (2020).

De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:


1. Inglês (1268 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 379 milhões
  • Falantes não nativos: 753 milhões

Como o latim ou grego na época, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc.

Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019). É também a língua oficial dos céus - todos os pilotos precisam falar e se identificar em inglês.

Faça um teste rápido de seu nível de inglês


2. Chinês Mandarim (1120 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 918 milhões
  • Falantes não nativos: 199 milhões

Adicionando falantes nativos e não nativos, o mandarim é a segunda língua mais falada no mundo. No entanto, é o primeiro se apenas os falantes nativos forem levados em consideração.

O mandarim não é realmente uma língua, mas sim um conjunto de dialetos da língua chinesa. O fato que unifica esses dialetos sob o mesmo nome é que seus falantes podem se entender. O mandarim é uma língua tonal, o que significa que o significado de uma palavra muda de acordo com a forma como a pronunciamos.

Embora 20% dos que se conectam à internet falem chinês, pouco mais de 1% do conteúdo disponível na web é nesse idioma.


3. Hindi (637 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 341 milhões
  • Falantes não nativos: 274 milhões

O hindi é, junto com o inglês, uma das 22 línguas oficiais da Índia, o segundo país mais populoso do mundo. A diversidade linguística da região (mais de 1.600 línguas coexistem) explica a alta taxa de falantes não nativos que a usam como língua franca.

Se você fala inglês, provavelmente já conhece um pouco de hindi e nem sabia disso! Algumas palavras como:

‘guru’, ‘jungle’, ‘karma’, ‘yoga’, ‘bungalow’, por exemplo, são palavras de origem hindi. Legal, né?

4. Espanhol (538 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 460 milhões
  • Falantes não nativos: 74 milhões

É a segunda das línguas mais faladas no mundo em termos de número de falantes nativos. Além disso, é o terceiro mais utilizado na internet. O Espanhol é o segundo idioma mais estudado no mundo também.

Sua enorme expansão colonial levou a língua não só para a América, mas também para a África e a Ásia. Devido à migração, os Estados Unidos são o segundo país com maior número de falantes de espanhol no mundo.


5. Francês (277 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 77 milhões
  • Falantes não nativos: 203 milhões

O colonialismo permitiu que o francês se espalhasse pelo mundo. Hoje é a língua oficial de 29 países em diferentes continentes.

Se o inglês é a língua dos negócios, o francês foi considerado a língua da cultura e até mesmo do amor. A sua enorme importância também se reflete no fato de ser a terceira língua com maior número de falantes não nativos.


6. Árabe (274 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 245 milhões
  • Falantes não nativos: 29 milhões

O árabe é a língua oficial de 26 países. Devido a essa dispersão territorial, trata-se, na verdade, de um conjunto de dialetos. É também a linguagem litúrgica do Islã. O árabe também influenciou fortemente algumas línguas europeias, como o espanhol e o português: algumas palavras soam exatamente iguais.

Não é apenas a língua que valoriza o enorme legado cultural do mundo árabe, mas também uma ferramenta necessária para o campo dos negócios naquela região do mundo. 


7. Bengali (265 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 228 milhões
  • Falantes não nativos: 37 milhões

O bengali é a língua oficial de Bangladesh. Pode ser uma surpresa que uma língua falada em um território tão pequeno apareça na lista das línguas mais faladas do mundo, certo? No entanto, o fato é explicado pela densidade populacional daquela região. Além disso, é falado em algumas áreas da Índia e da Birmânia.

O alfabeto bengali tem um ponto bem interessante: cada consoante tem um som de vogal embutido, o que é bastante incomum para os ocidentais.


8. Russo (258 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 154 milhões
  • Falantes não nativos: 104 milhões

Menos surpreendente é a inclusão do russo entre as línguas mais faladas no mundo se pensarmos em sua extensão territorial. É a língua oficial de quatro países, mas também é falada em todos os que fizeram parte da ex-União Soviética. É a língua com o maior número de falantes nativos em toda a Europa.

A gramática russa é conhecida por ser complicada e difícil de entender, porém, o russo tem apenas cerca de 200 mil palavras (o inglês tem cerca de 1 milhão), razão pela qual a maioria delas tem mais de um significado.


9. Português (252 milhões de falantes)


  • Falantes nativos: 221 milhões
  • Falantes não nativos: 13 milhões

O português é outra das línguas que se expandiu no período colonial europeu. Hoje é a língua oficial de 9 países divididos entre Europa, América, África e Ásia.

O maior expoente em termos de extensão territorial e número de falantes é o Brasil. Além disso, é a língua mais falada no hemisfério sul. Porém, o idioma tem status oficial em Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Saiba mais sobre as principais características dos países que falam português.

10. Indonésio (199 milhões de falantes)

  • Falantes nativos: 43 milhões
  • Falantes não nativos: 155 milhões

É a língua oficial da Indonésia, o quarto país mais populoso do mundo. Tem a peculiaridade de não ser a língua nativa da maioria de seus falantes. É, portanto, uma segunda língua necessária para o entendimento mútuo em um país com mais de 200 línguas.

Apesar dos preconceitos ocidentais, com uma estrutura simples e pronúncia fácil a seu favor, o indonésio é surpreendentemente fácil de aprender.

Faça um teste rápido de seu nível de inglês

De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:

Ouça o podcast do Berlitz sobre as 10 línguas mais faladas no mundo!

Você conhece a história da língua portuguesa no mundo?

É certo que você já percebeu que o Brasil é o único país no continente americano a ter o português como língua oficial. Estamos linguisticamente isolados, e até mesmo nossos países vizinhos, em razão do processo colonizador, falam idiomas diferentes do nosso. A segunda língua mais falada por essas bandas da América do Sul é o espanhol.

Somos os únicos por aqui, mas não estamos sozinhos. Além de Portugal (responsável pela colonização do Brasil), país do qual herdamos não só o idioma, mas também outros aspectos culturais, outros países pelo mundo adotaram a língua portuguesa como idioma oficial. Ao todo, nove países fazem parte do chamado mundo lusófono, adjetivo que classifica os países que têm o português como língua oficial ou dominante. Veja só quais são eles:

De acordo com o que foi apresentado na aula, o principal idioma na internet em 2022 foi o:

Brasil, Portugal, Angola, Timor-Leste, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Guiné Equatorial: países linguisticamente unidos.

  • Angola = 29,78 milhões de habitantes
  • Brasil = 209,3 milhões de habitantes
  • Cabo Verde = 546.388 mil habitantes
  • Guiné-Bissau = 1,861 milhão de habitantes
  • Moçambique = 29,67 milhões de habitantes
  • Portugal = 10,31 milhões de habitantes
  • São Tomé e Príncipe = 204.327 mil habitantes
  • Timor Leste = 1,296 milhão de habitantes
  • Guiné Equatorial = 1,268 milhão de habitantes


Somos aproximadamente 230 milhões de falantes da língua portuguesa espalhados em nove países de quatro continentes diferentes! A língua portuguesa, apesar de estar presente em um vasto território, abrange uma área descontínua, fator que provoca diferenças consideráveis na gramática, pronúncia e vocabulário de nosso idioma. Por esse motivo, para preservar a unidade linguística nos países lusófonos, recentemente foi criado o Novo Acordo Ortográfico, que unificou a grafia das palavras da língua portuguesa. Tal medida visa facilitar a circulação das publicações no idioma e promover a coesão entre as variedades linguísticas. Unificar a grafia não traz nenhum prejuízo à língua falada, já que cada país apresenta uma rica e diversa cultura que influencia nos falares de seus habitantes. Até mesmo no Brasil, com suas dimensões continentais, não existe padronização na modalidade oral, cada região tem sua própria história e um vocabulário específico, chamado de socioleto.

Com a intenção de aumentar a cooperação e o intercâmbio cultural entre os países lusófonos, foi criada, em 1996, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que reúne todos os países de língua oficial portuguesa. Dentro dessa comunidade, o Brasil figura como principal representante, uma vez que somos o país com o maior número de falantes da língua. Isso significa que, graças à representatividade de nosso país dentro da CPLP e perante a comunidade internacional, devemos zelar por nosso idioma e promover sua divulgação.  Por Luana Castro

Graduada em Letras