No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que

Cecília Meireles (1901-1964) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira tendo escrito tanto para adultos quanto para crianças.

Os versos de Retrato são dos mais conhecidos da sua extensa obra e, apesar de terem sido publicados em 1939, no livro Viagem, permanecem atemporais por abordarem o tema universal da transitoriedade da vida.

Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida

a minha face?

O poema melancólico de Cecília Meireles se propõe a fazer um retrato do sujeito poético, o título é, portanto, bastante compatível com o que o leitor encontrará ao longo dos versos.

Por outro lado, costumamos associar um retrato a algo que registra uma componente física - a imagem - enquanto nos versos de Cecília o retrato é muito mais profundo e capaz de captar aquilo que se passa internamente.

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo.

Os primeiros quatro versos do poema se constroem com base numa oposição central entre o passado e o presente.

Há uma comparação entre o que aconteceu antes e como o eu-lírico se encontra agora, apesar de não ficar claro o motivo dessa mudança tão radical. No presente vemos registrado o sofrimento.

Segunda parte do poema

Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Se na parte inicial do poema vemos, duma maneira geral, a constatação de que algo mudou para o sujeito que foi retratado, aqui essa mudança se torna mais específica. O eu-lírico elege partes do corpo para ilustrar aquilo que mudou, por exemplo, dando mais força ao seu relato.

Ele fala do agora, sem mencionar como era com precisão no passado. Sabemos que as mãos do presente são frias, mortas e sem força e, por essa descrição, somos capazes de imaginar quão vívidas elas eram no passado - embora essa parte não esteja retratada no poema.

O coração, outrora aberto, passou por mudanças e se encontra encerrado.

Terceira parte do poema

Eu não dei por esta mudança,

Tão simples, tão certa, tão fácil:

— Em que espelho ficou perdida

a minha face?

A força do poema se dá especialmente com a conclusão final, onde o sujeito poético arremata com maestria tudo o que vinha sendo trabalhado nos versos anteriores.

Nesse momento o eu-lírico assume que não percebeu em que momento a sua condição mudou, nem consegue identificar o que pode ter acontecido para que tudo tenha ficado tão diferente.

A criação se encerra com uma pergunta - a única do poema - não respondida, com uma componente extremamente visual. Ao se perguntar em que espelho a sua face ficou perdida o sujeito assume que já não se reconhece mais depois da sua transformação e deseja saber em que momento perdeu a sua identidade.

A obra Retrato foi publicada no livro Viagem, em 1939. A publicação foi premiada pela Academia Brasileira de Letras e chegou a ser lançada inclusive fora do Brasil, tendo primeiro sido distribuída em Portugal já em 1939.

Nessa época, Cecília era consagrada profissionalmente tanto como grande escritora quanto como docente. Como professora era responsável pela cadeira de Literatura Luso-Brasileira, Técnica e Folclore, na Universidade do Distrito Federal e, logo a seguir, deu aulas na disciplina de Literatura e Cultura Brasileiras na Universidade de Austin, Texas.

Durante esse mesmo período, Cecília Meireles também atuou como cronista de jornais e foi a editora responsável pela revista Travel in Brasil (editada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda).

O poema Retrato chegou a ser declamado por Cecília Meireles e se encontra disponível online:

No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que


Gosta das criações da escritora? Então aproveite para conhecer outras obras dela através dos artigos:

TEXTO I

RETRATO

Eu não tinha este rosto de hoje,

Assim calmo, assim triste, assim magro,

Nem estes olhos tão vazios,

Nem o lábio amargo

[5]  Eu não tinha estas mãos sem força,

Tão paradas e frias e mortas;

Eu não tinha este coração

Que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,

[10]  Tão simples, tão certa, tão fácil:

– em que espelho ficou perdida

a minha face?

(MEIRELES, Cecília. Obra Poética de Cecília Meireles. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1958.)

Analisando os versos do poema “Retrato”, assinale a opção correta.

No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que

ele me diz, sentado na beira de minha sombra, não tenha medo dos sonhos. (Roseana Murray, Carteira de Identidade, ed. Lê.) Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) a) Qual é o gênero textual? Poema. b) Qual é o tipo discursivo? Narrativo. c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? Literário. d) Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo? Sensibilizar o leitor. e) Quais são as principais características? É escrito em versos e possui estrofes, apresenta musicalidade, rimas, métrica, ritmo, subjetividade. f) Qual é o público-alvo desse texto? Crianças e Jovens. 2. Qual é o tema e o assunto do texto? (D1) Proteção / Um anjo que guarda e protege o eu poético / autor. 3. Nos trechos “...estão em suas mãos...” (2ª estrofe, 2º verso) e “...Durma, ele me diz...” (3ª estrofe, 1º verso), as palavras em destaque referem-se a quem? (D15) ao anjo. 4. Qual seria a relação do autor com o anjo? (D3) de amizade / proteção. 5. “Não tenha medo dos sonhos” (3ª estrofe, 3º verso). Em sua opinião, o que o anjo quis dizer nesse verso. (D10) Resposta Pessoal. 6. Onde, provavelmente, estaria o anjo naquele momento em relação ao autor? (D8) Sentado na beira da cama. 7. No trecho “... e com seu hálito me acalma, me acalanta.”, (l. 7,8) em que sentido o autor empregou a palavra em destaque? (D28) no sentido de fala,de palavras. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO 8. Nos trechos “Em cada precipício me sento e um anjo me sussurra com calma” (1ª estrofe, 1º e 2º versos), as palavras em destaque referem-se a quem? (D15) ao eu poético / autor. 9. Por qual motivo o anjo está presente na vida do autor no momento retratado no texto? (D12) Porque pelo contexto percebemos que o eu poético/autor está passando por uma situação difícil. MENINA NA JANELA A lua é uma gata branca, mansa, que descansa entre as nuvens. O sol é um leão sedento, mulambento, que ruge na minha rua. Eu sou uma menina bela, na janela, de um olhar sempre à procura. (Sérgio Capparelli. Resto de arco-íris. 6 ed. Porto Alegre: L&PM, 2002. p. 35) Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) a) Qual é o gênero textual? Poema. b) Qual é o tipo discursivo? Narrativo. c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? Literário. d) Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo? Sensibilizar o leitor. e) Quais são as principais características? É escrito em versos e possui estrofes, apresenta musicalidade, rimas, métrica, ritmo, subjetividade. f) Qual é o público-alvo desse texto? Crianças e Jovens. 2. Qual é o tema e o assunto do texto? (D1) Procura / Uma menina que fica na janela à procura de algo. 3. Quanto tempo a menina fica à janela? (D3) através das palavras lua e sol, subentende-se que a menina passou a noite inteira olhando pela janela até o clarear do dia. 4. A quem o autor compara o sol e a lua? (D2) Compara a lua à uma gata branca e mansa / compara o sol a um leão sedento e mulambento. 5. No trecho “O sol é um leão sedento,/mulambento,/que ruge na minha rua…” (2ª estrofe), a palavra em destaque refere-se a quem? (D15) a) À menina. b) Ao sol. c) Ao leão. d) À rua. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO 6. De acordo com o texto, quais as características relacionadas à gata e ao leão respectivamente? (D2) a) branca, mansa / sedento, mulambento b) branca, mansa / belo, branco c) branca, fria / sedento, mulambento d) branca, nervosa / sedento, feio 7. No trecho “A lua é uma gata branca,/mansa,/que descansa entre as nuvens...” (1ª estrofe), a palavra em destaque refere-se a quem? (D15) a) À lua. b) À garota. c) À gata branca. d) Às nuvens. RETRATO Eu não tinha este rosto de hoje, assim calmo, assim triste, assim magro, nem estes olhos tão vazios, nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, tão paradas e frias e mortas; eu não tinha este coração que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, tão simples, tão certa, tão fácil: - Em que espelho ficou perdida a minha face? (Cecília Meireles) Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) a) Qual é o gênero textual? Poema. b) Qual é o tipo discursivo? Narrativo. c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? Literário. d) Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo? Sensibilizar o leitor. e) Quais são as principais características? É escrito em versos e possui estrofes, apresenta musicalidade, rimas, métrica, ritmo, subjetividade. f) Qual é o público-alvo desse texto? Crianças e Jovens. 2. Qual é o tema e o assunto do texto? (D1) Envelhecimento / As mudanças que o tempo provocou na autora / eu poético. 3. No trecho “... assim calmo, assim triste, assim magro...” (1ª estrofe), o que o autor quis ressaltar ao repetir a palavra destacada no trecho acima? (D25) quis ressaltar como a autora / eu poético está no presente. PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO 4. Na frase “nem estes olhos tão vazios...”, (1ª estrofe) a palavra destacada dá ideia de: (D11) a) Alternância. b) Intensidade. c) Conformidade. d) Adição. 5. No trecho “eu não tinha este coração/que nem se mostra.” (2ª estrofe), podemos entender que: (D3) a) seu coração está doente. b) era uma pessoa tímida. c) com o tempo, seu coração se fechou. d) não gosta de fazer amigos. 6. No trecho “nem estes olhos tão vazios, / nem o lábio amargo.” As palavras destacadas dão ideia de: (D11) a) Oposição. b) Alternância. c) Conclusão. d) Adição. 7. No trecho “– Em que espelho ficou perdida /a minha face?” (3ª estrofe), justifique o uso do travessão. (D21) reproduz a fala da autora no discurso direto. 8. Como a personagem se sente em relação às suas mudanças? (D3) Insatisfeita / perdida. 9. Quem é o responsável por esses acontecimentos? Justifique sua resposta. (D12) O tempo, porque a medida que os anos vão passando as mudanças vão acontecendo, indiferente da vontade da autora / eu poético. 10. Nas frases abaixo identifique a quem/que se referem as palavras destacadas: (D15) a) “Eu não tinha este rosto de hoje...” (1º verso) rosto. b) “... nem estes olhos tão vazios,” (3º verso) olhos. c) “Eu não tinha estas mãos sem força...” (5º verso) mãos. d) “... que nem se mostra.” (8º verso) coração. e) “Em que espelho ficou perdida/a minha face?” (11º e 12º versos) autora / eu poético. 11. No trecho “Eu não tinha este rosto de hoje,/assim calmo, assim triste, assim magro,” (1ª estrofe), se a palavra em destaque fosse substituída pelo sinônimo face o trecho sofreria alteração? Justifique (D16) Sim, porque o substantivo “face” é feminino, desse modo a frase ficaria assim: “Eu não tinha esta face de hoje, / assim calma, assim triste, assim magra.” PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – ANOS FINAIS / SRE - CURVELO Charges Atividades 1. Com relação ao gênero e a sua estruturação, responda: (D6, D7) a) Qual é o gênero textual? Charge. b) Qual é o tipo discursivo? Argumentativo. c) Qual é o domínio discursivo desse gênero? Jornalístico. d) Qual é a sua finalidade/função sócio-comunicativa/para que serve/objetivo? Criticar ou satirizar algum acontecimento atual. e) Quais são as principais características? Possuem caráter burlesco, pode ter um ou mais personagens, faz uma crítica política-social, normalmente utiliza linguagem verbal e não-verbal. f) Qual é o público-alvo desse texto? Jovens e Adultos. 2. De acordo com a imagem acima, quais possíveis problemas as pessoas poderão enfrentar devido o uso de agrotóxico? (D3) Poderão enfrentar graves consequências como, intoxicações dentre outras doenças através da ingestão

No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que
No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que
No trecho eu não tinha este coração que nem se mostra podemos entender que