Por que ananias e safira morreram

Em Atos 5:1-11 temos o famoso evento da morte de Ananias e Safira. Esse evento é usado para assustar e “exortar” muitos crentes a viverem de forma correta, e para não correrem o risco de serem punidos por Deus com a morte. Agora, esse texto e evento realmente deve ser descrito desta forma? Deus realmente matou esse casal? Essas questões serão exploradas nesse texto.

A primeira coisa que precisamos saber é: quem Deus é? Essa questão é extremamente importante para esse tema. Conhecer quem Deus é, nos levará a saber o que Ele faz. Esse é o meio de responder a questão: “Deus matou Ananias e Safira?”

Conhecer a essência de Deus é saber qual é o seu caráter, é descobrir quem de fato Ele é. E como podemos saber quem Deus é? Ele não parece tão indescritível? Como podemos conhecer a Deus e vislumbrar Sua essência e caráter? Qual é a expressão exata do Ser de Deus?

O autor de Hebreus nos diz o seguinte:

[Jesus] é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu Ser – Hebreus 1:3

Jesus é a expressão exata do Ser de Deus. Se queremos saber quem Deus é, devemos olhar para Jesus porque Jesus é tudo o que Deus é. Jesus define a Deus perfeitamente porque Ele é Deus em carne e osso.

Paulo diz o seguinte em sua carta aos colossenses:

Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; – Colossenses 2:9

Paulo está dizendo que em Jesus habita tudo de Deus. Tudo de Deus está em Jesus. Todo amor, toda bondade, justiça, paz, benignidade e todo o caráter de Deus está em Jesus. Não existe nada de Deus fora de Jesus. Tudo o que Jesus é, é o que Deus é.

“É Jesus que estabelece o quadro geral e a imagem completa de Deus. E Jesus é a Graça. A graça e a verdade “vieram” (João 1:17). A verdade sobre Deus, a imagem exata, o quebra-cabeças montado a respeito dEle é visto na Graça. Ela é a essência de Deus, a totalidade de Seu caráter.” (Nada Além do Sangue – Capítulo três )

Agora podemos saber o que Deus faz e o que não faz, porque sabemos quem é a expressão exata do ser de Deus e em quem habita toda a plenitude dEle. Devemos olhar para Jesus para entendermos o que Deus faz e o que Ele não faz.

Quem Jesus matou?

Em uma certa passagem, os samaritanos não quiseram receber Jesus. Dois discípulos ao verem isso, perguntaram a Jesus se poderiam orar para que Deus derramasse fogo do céu sobre Samaria. Jesus os repreendeu dizendo: “Vocês não sabem de que espécie de espírito são, pois o Filho do homem não veio para destruir a vida dos homens, mas para salvá-los” (Lucas 9:55).

Esses discípulos pediram que Deus destruísse os samaritanos, mas Jesus, que é a expressão exata do ser de Deus, os repreendeu porque esse não é o espírito de Deus, mas o espírito humano de juízo.

Agora podemos começar a trabalhar a questão do texto: Deus matou Ananias e safira? Com base no que lemos, nós entendemos que Jesus é a expressão exata do Ser de Deus e que Ele jamais matou alguém, mas repreendeu quem queria isso. A resposta é um grande não! Não foi Deus quem matou Ananias e Safira porque esse não é o caráter de Deus. A essência de Deus não é essa. Não é esse o Pai revelado por Jesus Cristo. Jesus como a expressão do Ser de Deus jamais fez isso.

Depois de ler o primeiro texto você pode me perguntar: mas Deus não é justo? Se Deus é justo, então Ele precisa punir o pecado, certo? Então foi Ele que puniu Ananias e Safira. Errado! O próprio fato de Deus ser justo vai contra a ideia de que Ele matou Ananias e Safira.

Jesus na cruz tomou o pecado de toda a humanidade, e também a punição por todos os pecados (Isaías 53:4-5). Jesus foi nosso cordeiro expiatório, tomando sobre si o castigo que nós deveríamos receber (Romanos 8:5). Ele recebeu todo o castigo pelo pecado, satisfazendo a justiça de Deus. Os pecados de Ananias e Safira também foram punidos em Jesus (2 Coríntios 5:19)

Tendo em mente isso, a pergunta certa a ser feita é: se Deus punir o mesmo pecado duas vezes, estará sendo justo? Obviamente que não! Deus já havia punido os pecados de Ananias e Safira em Jesus. Portanto, Ele seria injusto se punisse os dois! Logo, a justiça de Deus está plenamente de acordo com a perspectiva que defendo nesses dois textos: Deus não matou Ananias e Safira!

A Morte de Ananias e Safira

Segundo (Atos 5:1-11), Ananias e Safira caíram mortos diante da Igreja. O texto relata que ambos mentiram ao Espírito Santo. Ambos venderam suas terras, mas retiveram uma parte do dinheiro. Ananias apresentou a sua doação à igreja dizendo que era a parte total da venda. Ou seja, ele mentiu.

Muitos pregadores têm usado essa passagem para colocar os seus irmãos em Cristo em uma prisão de medo e de condenação. O curioso é que o texto sequer menciona que Deus teria causado a morte do casal. Não há qualquer indicação no texto, nenhuma menção de que Deus teria derramado sua fúria sobre eles. O texto apenas menciona que eles caíram mortos no chão.

O fato é que, se Deus puniu Ananias e Safira, Ele contradiz a própria essência que Seu filho Jesus demonstrou, e seu próprio caráter de Justo. Ele já havia punido o mesmo pecado na Cruz.


Quando eu digo que Deus não matou Ananias e Safira, muitos me perguntam: “Então quem matou?” Como se houvesse algum mistério de assassinato a ser resolvido.

A morte de Ananias e Safira pode ter acontecido por vários motivos, que não envolvam a punição de Deus. O pecado em si mesmo é uma punição. O pecado destrói o corpo humano e o leva à corrupção. O estresse diante da situação que os dois estavam, poderia ter os levado ao infarto. Isso aconteceu com um pastor em Connecticut, que após confessar o pecado de adultério, caiu morto em frente à igreja. O estresse por esconder algo, e toda a condenação envolvida, levaram o pastor ao total esgotamento mental e físico.

Alguns podem me questionar dizendo que no relato de Ananias e Safira, Pedro teria feito comentários que mostram que Deus estava envolvido na morte dos dois. Na verdade, os comentários de Pedro são sugestivos, mas a Cruz de Cristo é enfática! Ela proclama que nenhum homem pode ser punido novamente pelos mesmos pecados que Cristo foi punido! Temos uma base sólida para tudo isso: a Justiça de Deus!

Para uma interpretação de outros textos difíceis, indicamos o livro Interpretando a Escritura.

Por que ananias e safira morreram

Por que ananias e safira morreram

De acordo com o livro de atos dos apóstolos, os dois morreram de morte instantânea por não serem sinceros, e após omitirem verdades para os demais cristãos do grupo em que pertenciam.

Como morreu Ananias de Damasco?

De acordo com a tradição cristã, Ananias foi martirizado em Eleuterópolis. Hyam Maccoby sugeriu que ele poderia ser o pai de Joshua ben Hananiah.

Quem teve a ideia de reter parte do dinheiro da propriedade?

Havia, porém certo homem chamado Ananias, que juntamente com sua mulher Safira, vendeu um campo; ele reteve parte do dinheiro adquirido, sendo sua mulher sabedora disso e ele depositou uma parte [do dinheiro] aos pés dos apóstolos.

Qual capítulo da Bíblia que fala sobre Ananias e Safira?

A história de Ananias e Safira está relatada na bíblia, no livro de Atos dos apóstolos e relata o contexto da igreja primitiva. Naquele tempo, os cristãos viviam em comunhão e repartiam tudo que tinham.

Porque os apóstolos foram presos?

Na antiguidade, os apóstolos Paulo e Silas foram presos na cidade de Filipos, antiga colônia romana, porque estavam pregando o Evangelho, pregando a verdade.

O que significa Pedra safira na Bíblia?

Safira: Significa "pedra preciosa de cor azul". ... Safira é mencionada no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, no livro de Atos dos Apóstolos. Safira e seu marido, Ananinias, morreram aos pés dos apóstolos, mortos por Deus, por haverem mentido ao Espírito Santo. O nome Safira também existia no hebraico, como Sappir.

O que Deus disse para Ananias?

Ananias foi, entrou na casa onde estava Saulo, e impôs as mãos nele, dizendo “Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo” (At 9:17).

Como o apóstolo Paulo ficou cego?

De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.

Quem se vendeu na Bíblia?

Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó, e Isaque mais tarde concedeu a bênção da primogenitura — que incluía as bênçãos do convênio abraâmico — a Jacó.

Quem quis comprar o poder do Espírito Santo?

Simão Mago – Wikipédia, a enciclopédia livre.