Alergia ao barbeador nas partes íntimas

Alergia ao barbeador nas partes íntimas
Baixe em PDF

Baixe em PDF

A irritação causada pela lâmina de barbear faz a pele coçar e ficar vermelha. Às vezes, pode também levar a uma sensação de queimação ou de pontadas. É bem comum que ela seja decorrente da forma de barbear ou pela lâmina usada, mas algumas pessoas são mais suscetíveis a terem essa irritação do que outras. A boa notícia é que ela deve sumir após alguns dias, desde que você preserve essa parte da pele. Além disso, há muitas opções para diminuir o desconforto enquanto espera!

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Na maioria das vezes, o melhor tratamento é aguardar. Geralmente, basta esperar que a irritação desapareça; não há nada de errado em tomar algumas medidas para aliviar o desconforto em caso de dor, mas não existem métodos com grande eficácia. Além disso, qualquer substância aplicada na pele já danificada pode desacelerar a cicatrização. Quando o incômodo estiver atrapalhando, sinta-se à vontade para reduzir os sintomas, mas não cause muito atrito com a pele ou passe algo desnecessário.

    • Irritações após passar a lâmina em outra parte do corpo (além do rosto) podem ser reduzidas usando roupas mais folgadas, evitando a inflamação cutânea por alguns dias.
    • Apesar de parecer óbvio, não tente raspar a barba ou a pele se ela estiver avermelhada e ainda se recuperando. Talvez seja necessário deixar a barba por fazer por algum tempo.

    Publicidade

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Passe um pouco de creme de hidrocortisona na pele. Qualquer variação desse creme ou pomada de venda livre deverá reduzir o desconforto; sempre que ele aparecer, aplique o produto na pele e massageie cuidadosamente com a ponta dos dedos.[1] A hidrocortisona é um esteroide que minimiza a dor ou a coceira, além de reduzir inflamações de pele, em especial se houve bastante irritação cutânea.[2]

    • Evite passar qualquer medicamento tópico ou hidratante em feridas abertas. Eles podem ser aplicados no rosto, em pequenas quantidades, mas não perto dos olhos, boca, nariz e órgãos genitais.

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Utilizar um hidratante sem álcool ajudará bastante peles ressecadas. Após passar a lâmina, a pele costuma doer devido ao ressecamento; ao notar que ela está assim, em especial se houver dor, pegue qualquer hidratante sem fragrância e passe um bocadinho no local. A pele ficará mais macia e agradável enquanto se recupera da inflamação.

    Publicidade

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    O banho de aveia é uma ótima maneira de “acalmar” a pele enquanto estiver relaxando! A aveia hidrata a pele de modo natural e o banho ajudará bastante a minimizar os sintomas da irritação causada pela lâmina de barbear. A aveia possui beta-glucanos, que promovem um alivio natural e são relaxantes para a pele; além de tratar o problema, você ainda cuida e promove o bem-estar dela![3]

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    A esfoliação química remove as células mortas que podem estar causando irritação. Pegue o esfoliante mais leve que tiver [4] e siga as instruções do produto em relação à aplicação — independentemente de ser um creme, esfoliante ou máscara. Permita que ele repouse pelo período indicado e depois lave, livrando-se da pele morta que pode estar causando o desconforto ou queimação.

    • Esfoliantes químicos serão úteis, desde que possuam um dos ingredientes abaixo: ácido salicílico, ácido lático, retinol e vitamina A.[5]
    • O barbear é, na verdade, uma maneira de esfoliação física, já que envolve o ato de esfregar a lâmina contra a pele. Nesse sentido, a inflamação decorrente do barbear não deverá melhorar ao fazer uma nova esfoliação física (ao contrário da química, que funcionará).[6]

    Publicidade

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Qualquer produto com esse componente será benéfico à pele. O ácido glicólico está presente em diversos cremes, loções, tônicos e hidratantes; aplicá-los antes ou depois do barbear minimizará bastante qualquer problema que surge após o contato da lâmina com a pele. Há comprovação científica de que o ácido glicólico evita pelos encravados, diminui a irritação cutânea e amacia a pele, portanto, é ótimo para a vermelhidão que aparece após o barbear.[7]

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Aplique um adstringente com hamamélis para relaxar a pele de forma natural. O hamamélis é um extrato vegetal com propriedades que promovem a recuperação da pele, se tornando ótima opção para quem prefere uma solução orgânica no combate à irritação cutânea. Passe em uma farmácia ou loja de produtos naturais e compre um adstringente sem álcool; sempre que a pele ficar avermelhada e começar a incomodar após fazer a barba, passe uma pequena quantidade naquele lugar usando uma bolinha de algodão.

    • Qualquer produto com álcool na composição piorará ainda mais a irritação, já que ele resseca a pele; quanto mais ela ficar seca, mais queimará e coçará.

    Publicidade

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Use alguma fonte de calor e lave bem a pele para evitar a vermelhidão causada pelo barbear. Se a pele estiver limpa e aquecida, a chance de que o incômodo surja novamente na próxima vez que passar a lâmina vai diminuir. Você pode fazer a barba após tomar um banho quente ou higienizar a região com um pano ou toalha morna. Com isso, a lâmina vai deslizar com muito mais facilidade, cortando os pelos e não a pele.

    • Continue passando creme ou gel de barbear. A chance de sofrer feridas ou erupções cutâneas é bem maior se não forem usados.[8]

  1. Alergia ao barbeador nas partes íntimas

    Caso esteja sofrendo de constantes irritações na pele após fazer a barba, compre outra lâmina. Geralmente, esse problema ocorre porque os pelos são puxados ou danificados pelas lâminas quando ela entra em contato com eles; quando isso se repetir, é sinal de que é melhor comprar outra. Após perderem o corte, só será mais difícil fazer a barba e a irritação pode piorar.[9]

    • Troque as lâminas após barbear-se de cinco a sete vezes para não correr o risco de usar lâminas sem corte.[10]

    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 329 669 vezes.

O que é bom para alergia de Prestobarba nas partes íntimas?

Em geral, para o tratamento da dermatite que ocorre pós-depilação, são utilizados cremes de corticoides ou mesmo antiinflamatórios, à base de niacinamida. Fale com o seu dermatologista.

O que fazer quando a parte íntima está coçando depois da depilação?

Aplicar compressas frias ou passar levemente uma pedra de gelo na área depilada ajuda a aliviar coceiras. Além disso, a temperatura baixa ajuda a fechar os poros. É recomendado envolver o gelo em algum tecido para evitar danos à pele.

O que passar na virilha irritada após depilação?

Produtos com aloe vera ajudam a acalmar áreas irritadas depois da depilação. Cremes e géis calmantes podem ser ótimos aliados para diminuir a irritação e a coceira no pós-depilação, viu? Procure sempre por fórmulas à base de aloe vera, substância superconhecida por suas propriedades curativas, hidratantes e calmantes.

Qual pomada é boa para alergia de Prestobarba?

Usando creme de hidrocortisona. A hidrocortisona é um esteroide que minimiza a dor ou a coceira, além de reduzir inflamações de pele, em especial se houve bastante irritação cutânea.