Até quando posso fazer a translucência nucal?

Esse é um exame muito importante para os fetos e mamães pois é ele que detecta possíveis alterações nos bebês como síndrome de Down, síndrome de Patau, Síndrome de Edwards e inúmeros outros problemas que possam a vir acontecer na concepção.

Quando o Exame é Feito?

Ele pode ser feito de 11ª semana até a 13ª, mas geralmente é feito na 12ª onde os médicos acham que pode ser mais eficaz a identificação de alterações significativas. O exame consiste em medir a prega nucal do feto(pele da nuca) e presença de osso nasal1.

Resultado do Exame

O parâmetro de normalidade do exame é determinado por cada laboratório onde é feito o exame, mas existe um limite para que seja considerado normal, ou zona de risco. O limite considerado normal é 2,5 mm, acima disso é zona de risco.

Mas se você fez o exame e foi detectado um valor maior que esse, não quer dizer que seu bebê tenha necessariamente algum problema, mas uma série de fatores tem ser detectados para que o diagnóstico seja confirmado. Como por exemplo na síndrome de Down, se o exame deu um resultado de 5 e o limite é 2,5 é mais que certo que o médico que acompanha seu pré natal peça mais exames.

Outros Exames Importantes na Gestação

O exame de amniocentese2 consiste em retirar uma pequena quantidade de liquido da bolsa amniótica para que seja feito um exame de cariótipo fetal(checagem de números de cromossomos).

Esse exame é cuidadosamente recomendado pelos médicos, já que há um pequeno risco para feto e para a mãe e só com autorização do casal para fazer esse exame.

Ultrassom Morfológica

Outro exame que é feito mas esse sem riscos é a ultrassom morfológica3, onde é feito com mais critério o exame, mais adiante falarei mais detalhadamente a respeito desse exame tão complexo e tão importante.

Lembre-se, se você recebeu um laudo de ultrassom, dizendo que a prega nucal do seu bebê é maior que 2,5 não entre em pânico,para que seja diagnosticada quaisquer síndromes são necessários uma combinação de fatores. Eu mesmo já vi e ouvi vários casos em que essa medida não quis dizer nada em relação a síndromes, apenas fale com seu médico e ele dirá se vale ou não a pena o risco da amniocentese.

Um fato importante a se frisar aqui, é a importância do Metilfolato para a boa formação do bebê no primeiro trimestre de gravidez. Se você ainda toma somente o ácido fólico, saiba que o Metilfolato é uma vitamina superior, isso porque, é a forma ativa do ácido fólico, assim fica mais simples a absorção dessa vitamina! Você encontra o Metilfolato e a FamiGesta aqui.

Bjus e até!

Veja também: Ultrassom na Gravidez – Quando Fazer e a Importância Dele

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

A ultrassonografia obstétrica engloba um conjunto de exames de imagem via ultrassom que devem ser feitos pela gestante antes do nascimento do bebê, como forma de avaliar a saúde e o desenvolvimento fetal, prevenindo e detectando doenças e condições adversas. Nem todo exame da ultrassonografia obstétrica deve ser feito por todas as gestantes, sendo indicado caso a caso pelo médico que considera necessário especificamente para cada gestação.

No caso da Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal, além da captura das imagens de ultrassom, também é medida a translucência nucal.

A translucência nucal é uma medida na nuca do feto. Dependendo do resultado obtido, indica que o feto pode apresentar alguma malformação, como Síndrome de Down.

O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal deve ser feito entre a 11ª e a 14ª semana de gestação.

Como é feito o exame Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal?

A Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal é feita da mesma forma que um ultrassom tradicional. A paciente deita em uma maca, sendo aplicado gel em seu abdome. 

As imagens são captadas conforme o movimento do aparelho e indica as mensurações fetais, como comprimento e medida da nuca, que é o ponto de interesse no exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal.

Para que serve o Exame Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal? 

Em certas síndromes e malformações cromossômicas, além de cardiopatias congênitas, há tendência de acúmulo de líquidos na região da nuca no feto. 

O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal serve para medir especificamente a nuca do feto e obter estimativa de risco de apresentar algum problema de desenvolvimento.

Ainda que o resultado apresentado no exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal indique que a nuca apresenta dimensões aumentadas, são necessários outros exames até confirmar o diagnóstico. 

O exame de Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal oferece apenas estimativa de risco.

Por ano, a Rede D’Or realiza mais de 3,4 milhões de atendimentos médicos de urgência e emergência. A Rede D’Or está presente nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Maranhão, Sergipe e Bahia.

Tem problema não fazer translucência nucal?

Pode não ser nada, mas pode ser que o bebê tenha síndrome de Down ou alguma situação de malformação. A realização desses outros exames será definida pelo próprio médico. Existem alguns que são mais invasivos e geram uma maior preocupação, e outros que não oferecem risco algum para a criança e para a mãe.

Pode fazer translucência nucal com 20 semanas?

Com quantas semanas deve-se fazer a translucência nucal? A medida da translucência nucal deve ser realizada quando o feto tem entre 45 e 84 mm de comprimento, considerando a medida da cabeça à nádega. Isto corresponde a cerca de 11 a 14 semanas de gestação contadas a partir do primeiro dia da última menstruação.

É obrigatório fazer o exame de translucência nucal?

Popularmente conhecido como “Ultrassom da Nuquinha”, o exame de Translucência Nucal (TN) registra a medida da nuca do feto a fim de verificar se há alguma alteração inesperada no seu desenvolvimento. O exame é obrigatório e deve ser realizado por toda mulher grávida durante o acompanhamento pré-natal.

Pode fazer Morfologica com 14 semanas e 1 dia?

O Ultrassom Morfológico deve ser realizado pelo menos duas vezes, no primeiro trimestre (entre 11 a 14 semanas) e no segundo trimestre (entre 20 a 24 semanas) de gestação.