Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração 3 como é possível controlar a previsão de vendas?

Previsão de Demanda e sua importância no fluxo de caixa e orçamento empresarial

Publicado dia 6 de setembro de 2017

Tempo médio de leitura

12 min

Decisões de negócios são muitas vezes tomadas em meio a situações internas e externas de riscos e incertezas. Justamente por ser o mundo corporativo um ambiente que muda constantemente, é que controllers lidam diretamente com diversas análises para apoiar gestores nas tomadas de decisão. Uma dessas análises é chamada de Previsão de Demanda.

Como o nome sugere, trata-se de uma projeção, ou seja, uma antecipação da demanda tomando diversos fatores como base (como fatores mercadológico, financeiro e econômico, por exemplo). Em uma cadeia de suprimentos essa previsão é tida como essencial para as tomadas de decisões estratégicas e para elaboração do planejamento estratégico, tático e operacional da empresa. Para entender melhor os três níveis de planejamento, observe a figura abaixo:

Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração 3 como é possível controlar a previsão de vendas?

Caso você queira aprofundar os conhecimentos sobre cada nível de planejamento afetado pela Estimativa de Demanda, sugerimos a leitura do e-book Planejamento Estratégico e Orçamentário sem complicações.

Além dos planejamentos Estratégico, Tático e Operacional, a Previsão de Demanda afeta diretamente no Planejamento Financeiro da empresa. Por isso, o artigo de hoje aborda aspectos referentes à Demanda Futura.

Se você leu a introdução deste artigo deve ter compreendido que a Previsão de Demanda proporciona às empresas informações valiosíssimas sobre os mercados em que operam, bem como sobre os mercados-alvo. Conhecida também como Estimativa de Demanda, está relacionada com prever o que acontecerá no futuro e que impacta diretamente a área produtiva da empresa.

O objetivo da Previsão de Demanda é entender qual será a demanda de uma empresa para que gestores estejam aptos a tomarem decisões precisas sobre preços, potencial de mercado e possibilidade de expansão. Organizações já estabelecidas utilizam a Projeção de Demanda para avaliar a viabilidade de entrar em um novo mercado. Caso perceba que a demanda por seu produto aumentará no futuro, a organização poderá melhor elaborar um plano de ação para planejar o início das operações no novo mercado, diminuindo, assim, possíveis riscos que afetarão sua competitividade e diminuirão sua lucratividade.

A Previsão de Demanda é também fundamental para a Gestão de Estoque. Ao não utilizar métodos de Projeção de Demanda a empresa corre o risco de ter excessos e/ou desperdícios, o que afetará os resultados financeiros organizacionais.

Fazer o prognóstico da demanda ajuda também a empresa a:

  • Planejar o orçamento da produção, bem como a produção em si;
  • Planejar a necessidade de mão de obra adicional;
  • Realizar o orçamento de matéria-prima de maneira mais acurada;
  • Fazer previsões financeiras;
  • Planejar atividades de marketing;
  • Evitar a subprodução ou a superprodução e
  • Formular estratégias de preço.

Especificamente sobre o último item, queremos deixar uma dica. Se a demanda influencia no preço, o cliente é, por sua vez, muito influenciado pelo por ele. Não vamos aqui entrar no mérito da questão, pois sabemos que deve haver a relação preço x qualidade do produto, mas queremos nos atentar à formação do preço de venda. Isso porque empresas precisam ter certeza de que estão oferecendo a melhor oferta sem perder a lucratividade.

Para não nos alongarmos nesse assunto, deixamos aqui a dica do Guia completo para o cálculo do Preço Ideal de Venda, que você pode baixar clicando na imagem a seguir:

Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração 3 como é possível controlar a previsão de vendas?

Conseguiu entender o que é e qual a importância de compreender a Previsão de Demanda? Antes de partirmos para a ação, temos mais uma pergunta para você:

Previsão de Demanda é a mesma coisa que Previsão de Vendas?

Muitos profissionais ainda fazem confusão com ambos os termos, mas o fato é que eles não devem ser utilizados como sinônimos. Para que não haja qualquer dúvida a respeito, analise as definições abaixo:

  • A Previsão de Vendas é uma projeção feita pela empresa para o montante de receitas que espera receber em um determinado período futuro. Ela é o início do planejamento empresarial, porque é a partir das vendas que são derivadas todas as demais projeções e simulações. Para elaborar planos empresariais a empresa precisa realizar a Projeção de Vendas.
  • A Previsão de Demanda, por sua vez, depende bastante das condições econômicas e de consumo no mercado. Embora podemos considerá-la como uma espécie de Previsão de Vendas, seu objetivo é diferente, pois projetar a demanda significa determinar o interesse do consumidor por um produto em todo o mercado. Na essência, a previsão de demanda fornece dados críticos sobre os mercados em que uma empresa atualmente opera e aqueles que espera atuar. Sem previsão de demanda, o negócio assume o risco de prosseguir e operar em um mercado que potencialmente não precisa de seu produto.

Entendido isso, vamos partir para a mão na massa.

Mas antes, precisamos falar dos Métodos de Projeção de Demanda

Os métodos para Projeção de Demanda podem ser divididos em dois:

  • Pesquisa Qualitativa pelo Método baseado em pesquisa: por meio desta metodologia é realizada uma pesquisa com os consumidores para levantamento de informações ou para saber sua opinião. Neste caso, o público-alvo é questionado sobre as intenções para um determinado produto, quais são seus futuros planos de compra e qual a frequência em que ocorre. O método de pesquisa é geralmente utilizado quando deve-se fazer a estimativa de demanda para um curto período de tempo. A pesquisa qualitativa ainda poderá ser por:
    • Método Delphi
    • Força de vendas
    • Analogia histórica
    • Juri Executivo
  • Pesquisa Quantitativa pelo Método estatístico: quando a previsão da demanda deve ser feita para um período mais longo, esta é a opção frequentemente utilizada. Aliás, de um modo geral o Método Estatístico é usado com mais frequência e, se comparado ao Método de Pesquisa, tem alguns pontos de vantagem, pois:
    - Não é subjetivo como o Método de Pesquisa;
    - Trabalha com dados, portanto traz o elemento de confiabilidade;
    - Possui um custo bem mais baixo de execução do que o Método de Pesquisa.
    Existem diversos métodos estatísticos como:
    • Regressão simples
    • Regressão múltipla
    • Média Móvel
    • Suavização potencial
    • Projeção de tendência ( é um dos mais utilizados)
    • Decomposição

Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração 3 como é possível controlar a previsão de vendas?

Passos para a Previsão de Demanda

Para você entender melhor como ocorre o processo de Previsão de Demanda, imagine que você trabalha em uma empresa que produz e vende chinelos. Vamos montar juntos o passo-a-passo de como essa organização faria a previsão da sua demanda:

  1. Defina o objetivo: assim como toda empresa deve criar metas e objetivos para usar como medidas de sucesso global do negócio, o mesmo ocorre quando falamos de Estimativa de Demanda. Ter objetivos claramente especificados é fundamental para iniciar toda a análise, pois dará o direcionamento da pesquisa. O objetivo pode ser definido a longo, médio ou a curto prazo, e pode ser estabelecido tomando como base um segmento de mercado, uma demanda global de um produto ou o próprio produto de uma empresa. O objetivo da demanda deve ser determinado antes que o processo de previsão da demanda comece, pois dará direção a toda a pesquisa. No nosso exemplo da empresa de chinelos, vamos determinar que o objetivo é saber qual é a demanda por chinelos na China para os próximos anos devido às mudanças climáticas.
  2. Defina o horizonte temporal: com base nos objetivos estabelecidos deve ser definida a duração do tempo para a qual a demanda será prevista. Exemplo: vamos determinar que irá durar 1 ano e meio.
  3. Definição do modelo de previsão: uma vez que o objetivo tenha sido definido e o horizonte temporal foi especificado, é hora de selecionar o modelo de previsão. Como vimos, existem métodos baseados em pesquisa e em estatísticas. O profissional responsável pela Previsão de Demanda é o mais indicado para escolher qual a metodologia ideal de acordo com os objetivos definidos. Exemplo: vamos definir que o modelo que vamos utilizar é o de pesquisa.
  4. Coleta de dados: tendo o método decidido, o próximo passo é coletar os dados necessários. Exemplo: vamos selecionar um grupo de chineses que utiliza chinelos e um grupo que não os utiliza e aplicar um questionário estruturado sobre intenções de compra.
  5. Estimativa e interpretação de resultados: uma vez que os dados necessários forem coletados e o método de previsão de demanda for finalizado, o último passo é estimar a demanda de acordo com o horizonte temporal definido. Para a interpretação dos dados os profissionais da área de finanças oferecem uma análise fundamental, pois eles relacionam os resultados baseados em métodos de pesquisa ou estatísticos com dados econômico-financeiros. Exemplo: vamos analisar as respostas do questionário para avaliar se a demanda por chinelos na China é o suficiente para criarmos uma unidade no país.

Os passos, como sempre frisamos aqui no blog, não são uma receita de bolo. Representam apenas uma sugestão e entendemos que pode ajudá-lo a compreender melhor como ocorre o processo de análise de Demanda Futura.

Já que falamos do papel do controller no processo, vamos finalizar com chave de ouro e ver a relação da demanda com o Fluxo de Caixa e o Orçamento Empresarial.

Estimativa de Demanda e sua relação com Fluxo de Caixa e Orçamento Empresarial

Conhecer as oscilações de demanda ajudará você a fazer um melhor gerenciamento do Fluxo de Caixa. Por exemplo, imagine que a empresa tenha um pico na demanda por seu produto nos três últimos meses do ano. Isso significará que ao projetar o fluxo de caixa ela deverá se programar para ter dinheiro suficiente a fim de cumprir com todas as suas obrigações nos outros nove meses.

A má Previsão de Demanda levará a má gestão do fluxo de caixa, a qual, por sua vez, resultará na incapacidade de pagar os fornecedores. O mau gerenciamento dos fornecedores, por consequência, pode resultar no fim do recebimento de um serviço ou matéria-prima e sua empresa não conseguirá entregar ao cliente o produto que prometeu. Consegue ver como tudo acaba numa bola de neve?

Como a Projeção de Fluxo de Caixa mostra para a empresa se ela terá dinheiro disponível ou se precisará recorrer a capital externo, projetar a demanda significa preparar a empresa para as oscilações de mercado.

Além disso, quanto mais precisamente for a previsão de demanda, mais preciso será o Orçamento Empresarial, que engloba itens como:

  • Orçamento ou projeção de vendas;
  • Orçamento de deduções de vendas e despesas variáveis (fretes, comissões, impostos, etc.);
  • Orçamento de custos da produção;
  • Orçamento de RH ou mão de obra;
  • Orçamento de despesas operacionais (gastos fixos) e
  • Orçamento de investimentos

E já que falamos em Orçamento Empresarial, que tal assistir ao nosso webinar gratuito sobre Orçamento Empresarial na prática? Faça o download clicando na imagem a seguir:

Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração 3 como é possível controlar a previsão de vendas?

Concluindo

A Previsão de Demanda proporciona às empresas informações valiosíssimas sobre os mercados em que operam, bem como sobre os mercados-alvo. Conhecida também como Estimativa de Demanda, está relacionada com prever o que acontecerá no futuro.

Lembre-se que não existe receita de bolo para realizar e interpretar estimativas de demanda. Isso porque precisam ser analisados fatores internos, como financeiro e orçamentário, e os externos que exercem influência no negócio. O controller auxilia - e muito - no processo de projeção de demanda, já que ele cruza resultados obtidos com estatística ou pesquisas com o fluxo de caixa da empresa.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

Como analisar um histórico de vendas 2 quais aspectos devem ser levados em consideração?

Você deve selecionar quais os indicadores mais relevantes no seu negócio, como lifetime value, taxa de conversão, custo de aquisição de clientes, ROI, produtividade por vendedor, ticket médio etc. Então, sua equipe poderá fazer as perguntas certas para obter as melhores soluções e respostas.

Como analisar um histórico de vendas?

Como fazer uma análise de vendas?.
Defina os seus objetivos e métricas. Assim como qualquer estratégia de marketing e vendas, o primeiro passo sempre é definir os seus objetivos. ... .
Decida as variáveis de análise. ... .
Tenha uma ferramenta. ... .
Faça gráficos..

Quais aspectos de venda devem ser levados em consideração?

Em outras palavras, a matéria prima, os serviços externos, os salários dos trabalhadores, a depreciação, as despesas fixas e variáveis e muitos outros fatores devem ser levados em conta ao precificar uma venda. A depreciação, por exemplo, se não for considerada, afeta a lucratividade.

Como é possível controlar a previsão de vendas?

Para que o forecast de vendas se aproxime o máximo possível da realidade, é importante usar dados confiáveis. Mesmo que a projeção não seja exata, ela pode ser bastante útil, servindo como um parâmetro para as estratégias de vendas.