Em que ano foi fundada a primeira emissora de rádio no Rio de Janeiro?

Centenário do Rádio no Brasil acontece junto à comemoração de 200 anos da independência

Em 7 de setembro de 1922, comemorou-se o centenário da Independência do Brasil. Uma forma de celebração envolvia uma nova tecnologia para a época: uma transmissão de rádio à distância e sem fios. A voz do presidente Epitáfio Pessoa ecoou pelas ondas de radiodifusão pela primeira vez na história. Este foi o início do Rádio em solo brasileiro.

Há 100 anos, o Brasil conhecia o, até então, mais revolucionário equipamento de comunicação de massa. A transmissão foi captada por uma antena no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, e transmitida na Rádio Sociedade.

Entretanto, foi apenas em 20 de abril de 1923 que a primeira emissora brasileira foi fundada, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje é conhecida como Rádio MEC, fundada por Roquette Pinto, com o propósito de ser um veículo de comunicação educativo, cultural e artístico.

Desde então, diversas emissoras surgiram, como a Rádio Record, Rádio Nacional, Rádio Tupi entre outras. Em 1932, as rádios passaram a ter permissão para realizar publicidade. Com isso, as emissoras se profissionalizaram cada vez mais.

Em 1937 inicia-se a venda de receptores de ondas curtas. Ondas curtas consistem a alta frequência obtida pela relação inversa ao comprimento. Ou seja, em uma onda de radiodifusão com comprimentos compreendidos entre 10 e 100 metros. Em 1946 fundou-se a Associação Interamericana de Radiodifusão (AIR), formada por associações nacionais e internacionais.

Em 1990, fundou-se a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com sede atual no Distrito Federal, a Anatel segue a função de órgão regulador das telecomunicações. Com a chegada de novas tecnologias, a faixa estendida de FM (eFM) é inaugurada em 2021.

Atualmente, pesquisas apontam o comportamento de usuários de smart speakers (aparelhos que funcionam por comandos de voz conectados à internet) e já destacam que grande parte dos usuários desses aparelhos passam a maior parte do tempo ouvindo o rádio por eles.

Além disso, também é observado o consumo de programas inspirados nos já consagrados programas de rádio, os podcasts. O Rádio tem sua trajetória com muitos pontos relevantes para a história da comunicação no país, impactando a rotina dos brasileiros em diversos âmbitos, como educação, cultura e entretenimento, acompanhando as gerações e as novas tecnologias.

Atualmente, há uma consulta pública para instaurar o Dia Nacional do Rádio no dia de nascimento de Edigar Roquette-Pinto, 25 de setembro. Entusiasta do meio e fundador da primeira rádio, a Rádio Sociedade, sua data de nascimento já é conhecida pela comemoração do rádio, mas aguarda aprovação em lei.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) comemora a data e reconhece o Rádio como o meio que mais impactou a comunicação no país em toda a história. Para o presidente, Márcio Novaes, o rádio segue vivo mesmo com todas as tecnologias.

“O rádio funcionava à pilhas, na tomada, funciona no celular, em smart speakers, em televisores modernos. O meio completa 100 anos se reinventando, remodelando, aprendendo como produzir novos conteúdos e a conquistar gerações muito diferentes. Sejam os amantes do futebol, que escutam a transmissão no campo, sejam as crianças se conectando com seus avós ao ouvir uma música sintonizada na emissora favorita da família. O rádio ainda estará aqui por muitos mais anos”, comemora.

Após 100 anos de sua criação, o rádio segue sendo um dos mais importantes meios de comunicação, como mecanismo de propagação da cultura brasileira, informação, cobertura jornalística e debate, se reinventando e se adaptando às novas tecnologias que surgem concomitantemente, mantendo seu objetivo principal: a comunicação.

Há algumas possibilidades para responder quem foi o inventor do rádio. A maioria dos autores afirma que o italiano Guglielmo Marconi foi o inventor do primeiro sistema para telégrafos sem fios. Sua transmissão foi realizada no Canal da Mancha em 1899. Mais ou menos na mesma época o austríaco, Nikola Tesla também realizava seus estudos e em 1943, a Suprema Corte Norte americana considerou-o inventor do rádio.

Por volta de 1900, ao mesmo tempo em que Marconi e Tesla desenvolviam seus estudos, no outro hemisfério, o brasileiro e padre Roberto Landell de Moura desenvolvia o sistema para transmissão da voz humana sem a utilização de fios, que foi reproduzido em 1914.

Mas algo que é concreto é a história da evolução do rádio pelo Brasil, saiba mais:

1922 –  No dia 07 de setembro, ocorreu a primeira demonstração pública de transmissão de rádio no país, na qual os visitantes da Exposição e outros cidadãos, puderam ouvir o discurso do presidente Epitácio Pessoa, além de trechos da Ópera O Guarany, de Carlos Gomes, do Teatro Municipal, onde estava sendo executada.

1923 – No dia 20 de abril, é fundada a primeira emissora brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, hoje denominada Rádio MEC, criada para atuar sem fins comerciais.

1932 – O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade em rádio.

1936 – É fundada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, um marco na história do rádio com programas de auditório, comédias e rádios novelas. Líder de audiência entre o final dos anos 30 e a primeira metade dos anos 50, a Nacional gravava sua programação para transmitir em outras cidades brasileiras.

Veja imagens: Webstory: História do Rádio no Brasil

1955 – Primeira transmissão experimental de rádio FM, pela Rádio Imprensa do Rio de Janeiro, extinta no final de 2000.

1967 – É criado o Ministério das Comunicações, no dia 25 de fevereiro.

2005 – Comemorando os 84 anos do rádio brasileiro, no mesmo ano ocorrem no país as primeiras transmissões de rádio no sistema digital.

2021 – A Rádio Cultura Brasilé a primeira emissora em São Paulo a operar nessa frequência estendida. A partir de zero hora do dia 05 de maio, a programação da nossa emissora pode ser acompanhada na FM Estendida, em 77,9 MHz.

Qual foi a primeira rádio do Rio de Janeiro?

Mais conhecida como Rádio Sociedade, foi primeira emissora do Brasil, criada em 20 de abril de 1923 na cidade do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, com o propósito de ser um veículo de comunicação eminentemente educativo, cultural e artístico.

Quando surgiu a primeira emissora de rádio?

O rádio foi inventado em 1896. Mas antes disso, diversas outras descobertas foram necessárias para propagação do som por ondas radiofônicas.

Qual a data em que houve a fundação da rádio Sociedade no Rio de Janeiro?

Em abril de 1923, nasceu a primeira rádio brasileira, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (hoje, Rádio MEC).

Em que cidade foi inaugurada a primeira rádio?

Há exatos 95 anos, em 20 de abril de 1923, os pesquisadores Edgard Roquette-Pinto, Henrique Morize e outros membros da Academia Brasileira de Ciências fundaram a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, a primeira emissora de rádio oficial do país.