Como diminuir o impacto ambiental causado pelo plástico?

Segundo um estudo realizado pela ONU Meio Ambiente, o plástico é o maior desafio ambiental do XXI, pois se estima que todos os anos 13 milhões de toneladas de lixo plástico são depositados na natureza. Outro problema mostra que 40% de todo o plástico produzido nos últimos 150 anos foi utilizado uma única vez antes de ser descartado.

Quando se fala em reciclagem, apenas 9% de todo o plástico produzido é reciclado. Esses são apenas alguns dos impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Saiba quais são outros impactos ambientais causados e o que você pode fazer para ajudar a reverter esse cenário.

Quanto tempo o plástico demora em se decompor no meio ambiente?

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, resíduos plásticos levam mais de 400 anos para se decompor na natureza.

A reciclagem é um processo que reintroduz o produto no ciclo produtivo, transformando um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Onde vai parar o plástico que não foi descartado de maneira correta?

O plástico quando não descartado de forma certa vai parar em ruas, bueiros, rios, lixões, aterros sanitários, florestas e oceanos.

À medida que se decompõem no meio ambiente, os plásticos liberam gases do efeito estufa, contribuindo dessa maneira com as mudanças climáticas e o aquecimento do planeta.

Quais são os impactos ambientais causados pelo plástico?

São inúmeros os impactos causados pelo plástico no meio ambiente. Anualmente, são descartadas 8 milhões de toneladas de plástico nos oceanos, desequilibrando o ecossistema e prejudicando a vida dos animais marinhos.

Um estudo da World Wide Fund for Nature (WWF), mostra que até 2050 haverá mais plástico nos oceanos do que peixes, se o problema não for solucionado nos próximos anos.

A poluição plástica ainda afeta a qualidade do ar, do solo e sistemas de fornecimento de água, uma vez que o descarte incorreto na natureza, polui aquíferos e reservatórios.

Como diminuir os problemas causados pelo plástico?

A reutilização e a reciclagem são processos fundamentais para garantir que os problemas causados pelos plásticos na natureza não cresçam ainda mais.

Reutilizar o produto significa dar uma nova utilidade para um item já usado, dessa forma, evitando um novo processo de fabricação daquele produto. Aumentando, assim, a vida útil dos materiais produzindo com menos recursos.

A LAR Plásticos também está contribuindo com o futuro do planeta, sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando, desse modo, a utilização de recursos naturais. Isso porque todo material utilizado no processo de injeção é proveniente do plástico que seria descartado no meio ambiente.

Recebendo esses materiais de empresas de coleta seletiva, associações de catadores, sucateiros e refugo industrial, além de reaproveitar as sobras de materiais da fabricação para a geração da própria matéria-prima.

Conheça a nossa linha de produtos sustentáveis e escolha o melhor para você.
Escolha a Lar Plásticos. Qualidade que transforma.

Acesse nosso site: www.larplasticos.com.br
Facebook |  Instagram | Linkedin |  Twitter

Como diminuir o impacto ambiental causado pelo plástico?

A Fábrica da Lar Plásticos está preparada para atender as necessidades de coleta seletiva e urbana,  contenção de lixo, produtos para acondicionamento e transporte.

Temos como missão contribuir com a sociedade e com o meio ambiente sendo sustentável em fontes renováveis, minimizando a utilização de recursos naturais colaborando com o futuro do meio ambiente.

Buscamos suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Relacionado

20.08.2020
Sustentabilidade - Blog - Reciclagem

Por: Larissa Gambirazi

Para reduzir os impactos ambientais causados pelo plástico é necessário analisar o ciclo de vida dos produtos

Como diminuir o impacto ambiental causado pelo plástico?

Os problemas ambientais, como a poluição do ar e dos oceanos, são provocados pelo consumo em massa e a falta de conscientização da população em relação ao descarte correto do lixo. Tomar decisões de consumo baseadas na análise do ciclo de vida do produto é uma das medidas para amezinhar esse quadro.

Mas afinal, o que é ciclo de vida do produto?

Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o ciclo de vida de um produto é o conjunto de todas as etapas que este passa para cumprir sua função na cadeia produtiva, Sendo elas: extração, transformação e produção da matéria-prima, transporte, distribuição, uso, reuso, manutenção, reciclagem e descarte final.

O ciclo de vida do plástico 

Uma sociedade bem desenvolvida deve levar em conta o ciclo de vida do plástico na gestão de todos os processos. A fim de reduzir os impactos ambientais. Porém a produção e uso gradual do plástico superou a capacidade da sociedade de gerenciá-lo de modo eficaz e sustentável até o fim de sua vida útil.

Ao longo das últimas décadas, a indústria do plástico está entre as que mais cresceram e ganharam relevância no mercado. Atualmente, materiais produzidos com plástico injetado, rotomoldado e outros processos são utilizados em quase todos os segmentos.

Apesar disso, a indústria do plástico se tornou alvo de questionamentos sobre seu impacto ambiental devido ao descarte de resíduos plásticos. Desse modo, se torna cada vez mais importante conhecer o ciclo de vida do plástico. Para assim encontrar formas de solucionar ou minimizar esse problema.

A matéria-prima do plástico é proveniente da extração do petróleo, carvão ou óleos vegetais. Após essa etapa, passa pelo processo de transformação que dá origem a um novo produto. Este pode ser tanto componente de outros materiais como também destinado ao consumidor final. Após sua utilização, esse plástico pode ter dois destinos: ser descartado no lixo ou encaminhado para reciclagem, que é menos prejudicial ao meio ambiente.

A importância da reciclagem do plástico 

O plástico pode levar mais de 400 anos para se decompor na natureza. Portanto, promover ações que incentivem a reciclagem é fundamental para a indústria do plástico. Uma vez que a reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo do produto. Transformando um material já utilizado em matéria-prima, a fim de que se forme um novo produto com as mesmas características.

Esse processo não apenas traz ganhos significativos o planeta, como também aos resultados de uma empresa. Pois, ao reciclar o plástico a empresa não apenas auxilia na conservação dos recursos naturais, ela ainda economiza água e energia. Além disso, reduz as emissões de carbono na atmosfera e gera empregos.

Os produtos injetados da TNA Plast são fabricados a partir da matéria-prima reciclada. Plástico que quando não aproveitado, vai parar nos oceanos, lixões, aterros, ruas e bueiros.

Assim, mantemos o equilíbrio entre a sustentabilidade, o meio ambiente e o planeta. Conheça a nossa linha de produtos e escolha o ideal para você: lixeiras basculanteslixeira papeleiralixeira com pedalcoleta seletiva de 50 litros, coleta seletiva de 60 litroscarrinhos coletorescontainers, cestos de lixo, pisos e estrados de plástico, pallets de plástico, pallets de contenção e carros cuba.

Seja consciente, o meio ambiente agradece! Escolha a TNA Plast, sua decisão sustentável.

Como reduzir os impactos ambientais causados pelo plástico?

5 maneiras para diminuir o consumo de plástico.
1- Recuse descartáveis em pedidos delivery. ... .
2- Prefira utilizar sacolas retornáveis. ... .
3- Leve uma garrafa reutilizável na bolsa. ... .
4- Diga não aos canudos de plástico. ... .
5- Use um saco de pano ou coloque as frutas, legumes e vegetais direto na cestinha..

Como resolver o problema do plástico?

Reduzir o consumo de copos, pratos, talheres ou garrafas de plástico. Comprar comida a granel e evitar os produtos que tenham embalagens de plástico. Substituir os recipientes de plástico pelos de metal ou vidro. Evitar o uso de cosméticos que tenham em sua composição microesferas de plástico.

O que deve ser feito para diminuir os impactos ambientais?

É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:.
Economizar água..
Evite o consumo exagerado de energia..
Separar os lixos orgânicos e recicláveis..
Diminuir o uso de automóveis..
Consumir apenas o necessário e evitar compras compulsivas..
Utilizar produtos ecológicos e biodegradáveis..