Que organismos formam um líquen como se chama esse tipo de associação entre dois seres vivos?

Os fungos já foram classificados como vegetais e também como protistas. Atualmente são agrupados num reino à parte, chamado o reino Fungi. Este grupo inclui organismos diversos, que vivem em quase todos os ambientes terrestres e apresentam uma grande variação de formas e tamanhos.

Podem ser desde fungos microscópicos, formados por uma única célula (unicelulares), como é o caso das leveduras, até formas pluricelulares que atingem um tamanho considerável, como os bolores e os cogumelos. O maior fungo conhecido vive sob o solo de uma floresta nos Estados Unidos e ocupa uma área subterrânea de cerca de 9 km2!

Os fungos são organismos heterótrofos, ou seja, não produzem o próprio alimento, dependem da ingestão de matéria orgânica, viva ou morta, para sobreviver. As espécies que se alimentam de matéria orgânica morta possuem um papel importante na decomposição de animais e vegetais e são chamadas de saprófagas.

Sua reprodução pode ser tanto assexuada, através de brotamento, fragmentação ou produção de esporos, quanto sexuada, através do encontro de indivíduos de sexos diferentes.

O corpo das espécies pluricelulares é formado por duas partes: o micélio e o corpo de frutificação. O micélio corresponde a um emaranhado de filamentos longos e microscópicos chamados de hifas enquanto o corpo de frutificação é a estrutura reprodutiva destes fungos. Por exemplo, o bolor preto que cresce nos pães velhos, conhecido como mofo, corresponde ao corpo de frutificação. Já a parte que fica no interior do pão é o micélio.

 

Agentes decompositores

Como vimos acima, muitos fungos são saprófagos, "desmancham" animais e plantas mortas, e, desta forma, permitem que a matéria orgânica retorne ao ambiente e dê continuidade ao ciclo da vida.

Porém, esta ação de decomposição pode ser prejudicial ao homem. Quem nunca teve alimentos, roupas, móveis de madeira e outros objetos mofados e estragados pela atividade dos fungos?

 

Fungos na alimentação

Muitos fungos são comestíveis e utilizados na alimentação humana. É o caso dos cogumelos, como o champignon e o shitake. Outros fungos são utilizados na produção de alimentos, como o pão, e em bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.

Na fabricação do pão são utilizadas as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás no interior da massa, fazendo com que o pão cresça e fique fofinho.

A produção de bebidas é realizada através da fermentação de diferentes ingredientes. O vinho, por exemplo, é fabricado a partir da fermentação da uva. Já a cerveja é produzida através da fermentação da cevada.

 

Medicamentos e parasitas

Alguns fungos produzem compostos capazes de matar bactérias (substâncias bactericidas). A partir destas substâncias são fabricados antibióticos, como a penicilina, utilizada no combate a doenças infecciosas causadas por bactérias do gênero Streptococcus.

Muitos fungos são parasitas, causando doenças nos animais, no homem, e também nas plantas. As micoses são doenças provocadas por fungos, e vão desde frieiras nos dedos dos pés, até graves infecções nos órgãos internos.

Nas plantas estes organismos podem causar uma doença chamada "ferrugem", que provoca lesões de coloração alaranjada nas folhas e pode levar à perda de plantações inteiras.

 

Associações com outros organismos

Algumas espécies de fungos estabelecem associações que são benéficas tanto para eles quanto para os hospedeiros. Este tipo de relação é chamado de mutualismo. Dois exemplos são os líquens e as micorrizas. Os líquens são associações entre fungos e algas e as micorrizas entre os fungos e as raízes de certas plantas.

Questões sobre Relações Ecológicas – Parte 2

19 de julho de 202219 de julho de 2022 Rosangela Quinelato

01) (Enem/2019)  As cutias, pequenos roedores das zonas tropicais, transportam pela boca as sementes que caem das árvores, mas, em vez de comê-las, enterram-nas em outro lugar. Esse procedimento lhes permite salvar a maioria de suas sementes enterradas para as épocas mais secas, quando não há frutos maduros disponíveis. Cientistas descobriram que as cutias roubam as sementes enterradas por outras, e esse comportamento de “ladroagem” faz com que uma mesma semente possa ser enterrada dezenas de vezes.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012.

Essa “ladroagem” está associada à relação de

A) sinfilia.
B) predatismo.
C) parasitismo.
D) competição.
E) comensalismo

02) (Fagoc/2015) Acerca das interações ecológicas, analise as afirmativas.
I. O fato de protozoários viverem no intestino dos cupins, realizando a digestão da celulose, representa uma relação interespecífica denominada mutualismo.
II. No parasitismo, os parasitas se beneficiam, mas o hospedeiro é prejudicado, porque sua energia é desviada para o parasita.
III. A protocooperação é um tipo de relação intraespecífica em que não há prejuízo para nenhum participante.
IV. A associação entre certos fungos e algas clorofíceas forma o líquen, representando um tipo de relação intraespecífica denominada parasitismo.
V. Nas sociedades, numerosos organismos da mesma espécie vivem associados, ganhando eficiência na captação de alimento e garantindo vantagens reprodutivas, como é o caso das abelhas.
Estão corretas as afirmativas
A) II e V, apenas.
B) I, II, III, IV e V.
C) I, II e V, apenas.
D) III, IV e V, apenas.

03) (Unicastelo/2014) Na Mata Atlântica, um único jequitibá, árvore frondosa e de vida longa, pode hospedar uma infinidade de seres vivos, como cobras, lagartos, formigas, pulgões e bromélias, que se relacionam entre si da seguinte forma:
• as cobras se alimentam dos lagartos;
• as formigas levam os pulgões aos seus formigueiros e os escravizam para se alimentarem de suas excreções ricas em açúcar;
• os pulgões se alimentam da seiva elaborada do jequitibá;
• as bromélias utilizam os troncos do jequitibá como suporte.

As relações ecológicas estabelecidas entre os seres citados são, respectivamente,
A) predatismo, sinfilia, parasitismo e epifitismo.
B) predatismo, inquilinismo, parasitismo e comensalismo.
C) predatismo, inquilinismo, parasitismo e parasitismo.
D) parasitismo, sinfilia, comensalismo e epifitismo.
E) parasitismo, mutualismo, parasitismo e epifitismo.

04) (PUC-RJ/2016) Corais em todo o mundo estão sofrendo de um fenômeno conhecido como branqueamento, que consiste na perda de algas unicelulares que vivem no interior dos tecidos, podendo ocasionar a morte desses animais. Sobre o tipo de interação entre os corais e as algas é correto afirmar que:
A) é uma interação de parasitismo, pois as algas vivem no interior dos corais.
B) é uma relação desarmônica interespecífica pois os corais predam as algas.
C) é uma relação harmônica intraespecífica pois animais e algas formam colônias.
D) é uma interação de mutualismo onde as algas fornecem gás carbônico para os corais e estes fornecem glicose para as algas.
E) é uma interação de mutualismo, onde as algas fornecem boa parte do alimento para os corais e estes fornecem sais minerais e gás carbônico.

05) (UFF/2012) Em um experimento realizado por Gause (1934), foram colocadas duas populações de protozoários, Paramecium caudatum (em azul) e Paramecium aurelia (em vermelho), em um mesmo frasco de cultura com meio apropriado para o crescimento de ambos. O crescimento das duas populações foi quantificado ao longo de 15 dias, conforme gráfico abaixo.

Que organismos formam um líquen como se chama esse tipo de associação entre dois seres vivos?

Analisando a curva de crescimento das duas populações, a alternativa que classifica o tipo de relação ecológica entre esses protozoários é
A) mutualismo
B) cooperação interespecífica
C) competição interespecífica
D) simbiose
E) comensalismo.

06) (UPF/2021) 

Que organismos formam um líquen como se chama esse tipo de associação entre dois seres vivos?

No diagrama acima, a que tipos de relações ecológicas correspondem os números de 1 a 5, respectivamente?
A) Inquilinismo, competição interespecífica, colônia, sociedade, cooperação intraespecífica.
B) Parasitismo, competição intraespecífica, inquilinismo, colônia, sociedade.
C) Epifitismo, predatismo, sociedade, colônia, competição intraespecífica.
D) Simbiose, cooperação interespecífica, parasitismo, sociedade, inquilinismo.
E) Mutualismo, sociedade, competição intraespecífica, sociedade, simbiose.

07) (UFOP) Abaixo estão descritas relações ecológicas entre as larvas da mosca do berne e as moscas ou mosquitos hematófagos (situação 1), entre o paguro (crustáceo de corpo mole) e as anêmonas-do-mar (situação 2).
Situação 1:

A mosca do berne captura em voo moscas ou mosquitos hematófagos, depositando sobre o abdome deles seus ovos. As larvas, presentes nos ovos, aproveitam as ocasiões em que o inseto hematófago vai picar o gado ou o homem e implantam-se na sua pele.
Situação 2:

O paguro se protege ocupando as conchas vazias de moluscos gastrópodes. As anêmonas-do-mar instalam-se sobre as conchas habitadas pelo paguro, aproveitando-se do alimento que esse rejeita ou dispersa, bem como de seu deslocamento.
As relações ecológicas, desenvolvidas nas situações 1 e 2, podem ser denominadas, respectivamente:
A) foresia, comensalismo
B) protocooperação, comensalismo
C) comensalismo, simbiose
D) comensalismo, foresia
E) foresia, foresia.

08) (Unicentro/2015-2) Os organismos de uma comunidade biológica interagem entre si. Essas interações são denominadas genericamente de relações ecológicas.
Assinale a alternativa que indica, corretamente, o tipo de relação no qual, em grupos de organismos da mesma espécie, os indivíduos apresentam algum grau de cooperação, conservando relativa independência e mobilidade.

A) Colônia.
B) Comensalismo.
C) Mutualismo.
D) Protocooperação.
E)  Sociedade.

09) (ALBERT EINTEIN/2020)  Leia a tirinha.

Que organismos formam um líquen como se chama esse tipo de associação entre dois seres vivos?

A tirinha ilustra, de forma humorada, uma clássica interação interespecífica entre certas espécies de aves e crocodilos.

Que tipo de organismo formam um Liquen?

Líquens são associações mutualísticas entre fungos e algas. Nessas associações, os fungos são chamados de micobiontes, e as algas, fotobiontes. Os líquens são associações mutualísticas entre algumas espécies de fungos (geralmente ascomicetos) e algas (principalmente algas verdes e cianobactérias).

Quais são os dois tipos de organismos dos líquens?

Liquens.
Os liquens são formados pela associação mutualística entre fungos (geralmente ascomicetos) e algas (geralmente cianofíceas) ou cianobactérias. ... .
Os liquens são organismos que resistem a mudanças de temperatura, ao sol forte e à falta de água, e por isso são seres que habitam as mais diversas regiões do planeta..

Que organismos formam um líquen qual é a vantagem para cada um deles algum deles se prejudica com essa associação?

Sabendo que os líquens são uma associação biológica entre fungos e algas, pode-se afirmar que ambos se beneficiam pois a alga, através da fotossíntese, é responsável por produzir alimentos - carboidratos complexos através da luz solar -, enquanto o fungo consegue proteger a alga da dessecação, evitando a perda de água ...

Que organismos estão presentes em um líquen quais são os benefícios dessa associação para cada um dos seres vivos?

Em um líquen estão presentes fungos e algas ou cianobactéria. A associação entre fungos e algas permite que o líquen cresça em locais onde outros seres vivos não sobrevivem. Quando a associação é com uma cianobactéria o líquen são fixadores de nitrogênio, sendo importantes fontes de nitrogênio para o solo.