Qual a diferença entre contrato de arrendamento e contrato de parceria?

Características e diferenças dos Contratos de Arrendamento e Parceria Rural.

Os contratos agrários têm como principal função promover o acesso à terra através da posse ou uso temporário desta, para o exercício de atividade agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativista ou mista. 

Estes contratos podem ser típicos ou atípicos, os típicos são os contratos padrão, nominados e com sua forma prevista em lei e os atípicos são os contratos que não possuem forma prevista em lei e que, ao longo do tempo, foram criados para prever outras novas modalidades de contratação que foram surgindo com a evolução das atividades econômicas da sociedade moderna.

As duas modalidades típicas e mais usuais dos contratos agrários são, o contrato de ARRENDAMENTO RURAL e o contrato de PARCERIA RURAL, que estão regulamentados pelo decreto Lei nº 59.566/66 e possuem sua previsão também no Estatuto da Terra (Lei 4.504/64).

Uma característica importante destes contratos é que eles possuem certas cláusulas que são obrigatórias e irrenunciáveis (cláusulas que não poderão ser retiradas, mesmo que de comum acordo entre as partes) previstas em lei, fato que merece atenção e conhecimento sobre o tema, devendo sempre buscar um advogado especializado para sua confecção.

O ARRENDAMENTO RURAL e PARCERIA RURAL são modelos de contrato com a finalidade de ceder à outro, por tempo determinado ou não, o uso de imóvel rural, de forma onerosa, com o objetivo de nele ser exercida atividade agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativista ou mista.

Vale ressaltar que em ambos os contratos podem ser incluídos outros bens, benfeitorias e/ou facilidades para o exercício da atividade, bem como, os contratos podem ser elaborados em face do imóvel todo ou partes dele.

A principal diferença entre esses dois contratos é que na PARCERIA RURAL há a partilha entre as Partes contratantes dos riscos, frutos e lucros da produção, nas proporções fixadas em lei, ao passo que no ARRENDAMENTO RURAL, os riscos correm por conta toda do Arrendatário.

Essas características e diferenças merecem muita atenção e conhecimento sobre o tema para evitar problemas na hora da elaboração ou renovação dos contratos, acarretando assim em altos prejuízos financeiros.

Matheus Gustavo Delfino Santana - Sócio e Advogado no escritório Bandeira & Delfino Sociedade de Advogados.

Confira mais artigos no link:https://www.bandeiraedelfino.com.br/artigos

No caso de contrato de arrendamento, o rendimento recebido pelo proprietário dos bens rurais cedidos é tributado como se fosse um aluguel comum, enquanto no contrato de parceria, as duas partes são tributadas como atividade rural na proporção que couber a cada uma delas.

O que é um contrato de parceria rural?

O que é a parceria rural? A lei nº 4.504/64 define que a parceria rural é uma modalidade de contrato agrário onde uma pessoa se obriga a ceder à outra, por determinado tempo, o uso específico de imóvel rural (sendo uma parte ou partes dele).

O que é arrendamento de parceria?

Os arrendamentos e parcerias rurais definem-se como formas de uso temporário da terra e outros bens, e visam que ambas as partes não sejam prejudicadas. Para isso, é de extrema relevância que os contratos de arrendamento ou parceria rural sejam feitos por meio de um instrumento escrito, hábil e idôneo.

Como funciona um contrato de arrendamento de terras?

Arrendando é possível ganhar dinheiro concedendo a terra para que outro produtor rural a explore. O arrendamento funciona como uma espécie de aluguel. O arrendador (dono da terra) aluga a propriedade para que outro produtor (o inquilino – arrendatário) explore o terreno, pagando o valor estipulado por contrato.

Qual o imposto sobre arrendamento?

Se o contrato realizado entre as partes é de arrendamento, a Receita Federal entende que incide o imposto de renda semelhante ao da locação, ou seja, o arrendador terá que pagar 27.50% para a UNIÃO.

Qual a diferença entre arrendatário é parceiro?

A esta altura a principal diferença entre o contrato de arrendamento e o de parceria já é clara: enquanto o contrato de arrendamento é firmado mediante a uma retribuição fixa paga pelo arrendatário que fica responsável pela exploração agrícola do imóvel e exclusivamente responsável pelos riscos da atividade, no …

Como deve ser um contrato de parceria rural?

Por este instrumento particular de contrato de parceria agrícola Sr. Fulano de Tal, estado civil, profissão, residente na Rua Tal, Bairro Tal, CIDADE-UF portador do CPF nº 000000, doravante denominado parceiro-outorgante, e Sr.

Quais as principais características do contrato de parceria rural?

O traço característico dos contratos de arrendamento rural é a fato do arrendatário, sozinho, obrigar-se a assumir os riscos da atividade rural, comprometendo-se a pagar uma quantia líquida e certa ao arrendador, independente da obtenção de êxito na produção.

Como tributar arrendamento?

Quando a remuneração for feita por meio de contratos de arrendamento, os valores recebidos serão tributados da mesma forma que um aluguel, aplicando-se a tabela progressiva do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), ou pelo IRPJ e pela CSLL, no caso de pessoa jurídica.

Quanto custa o arrendamento de 1 hectare de terra?

Com relação à demanda por terras para arrendamento, não estão previstas mudanças no cenário atual. Os preços em São Paulo giram entre R$ 1.400,00 e R$ 1.900,00 por hectare, dependendo da região.

Qual o prazo máximo de um contrato de arrendamento rural?

5 anos, nos casos de arrendamento em que ocorra atividade de exploração de lavoura permanente e/ou de pecuária de grande porte para cria, recria, engorda ou extração de matérias-primas de origem animal, ou em todos os casos de parceria; 7 anos, nos casos em que ocorra atividade de exploração florestal.

Como declarar contrato de arrendamento?

Como registar um contrato de arrendamento nas Finanças?

  1. Passo 1: Aceder à área do “e-arrendamento” no Portal das Finanças. …
  2. Passo 2: Comunicar início de contrato. …
  3. Passo 3: Selecionar o imóvel a que respeita o contrato. …
  4. Passo 4: Identificar os senhorios. …
  5. Passo 5: Identificar os inquilinos.

Como declarar arrendamento de terras?

Então se o agricultor arrendou a terra para plantio, pastagem de gado ele está utilizando para a atividade sendo despesa dedutível no livro caixa da atividade rural. Agora para o agricultor que recebe esse arrendamento o valor será tributado no imposto de renda através do carnê leão como recebimento de aluguel.

O que que é arrendatário?

Significado de arrendatário Aquele que arrenda (alguma coisa); pessoa que toma um imóvel em arrendamento; inquilino.

Quais as diferenças entre os contratos de arrendamento e parceria?

No caso de contrato de arrendamento, o rendimento recebido pelo proprietário dos bens rurais cedidos é tributado como se fosse um aluguel comum, enquanto no contrato de parceria, as duas partes são tributadas como atividade rural na proporção que couber a cada uma delas.

Em que consiste a parceria ou arrendamento?

1º: O arrendamento e a parceria são contratos agrários que a lei reconhece, para o fim de posse ou uso temporário da terra, entre o proprietário, quem detenha a posse ou tenha a livre administração de um imóvel rural, e aquele que nela exerça qualquer atividade agrícola, pecuária, agroindustrial, extrativa ou mista.

Como é o contrato de parceria rural?

O que é parceria rural 504/64, a parceria rural é o contrato agrário onde uma pessoa se obriga a ceder à outra o uso específico do imóvel rural ou de partes dele, por um tempo. Nessa modalidade, o parceiro que cede a terra assume os riscos da perda da atividade agrícola, bem como as chances de sucesso.

Quais os tipos de contrato de arrendamento?

Existem quatro tipos de arrendamento: comercial, rural, mercantil e de royalties. Os dois primeiros dizem respeito a bens imóveis; o arrendamento comercial está associado a imóveis comerciais, enquanto o rural está associado a propriedades rurais.