Como eram chamadas as corporações de ofício que reuniam mestres e artesãos começam a tomar a forma dos primeiros sindicatos?

Página 12 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • TRABALHO INDIVIDUAL CLUSTERS FELIPE DEFINITIVO

    1963 palavras | 8 páginas

    varias instituições, governo, institutos de pesquisa e desenvolvimento, representante de classe ,entre outros, para buscar uma maior integração que levasse a maior competitividade. Tudo isso, aliado a aspectos culturais e históricos, impulsionaram o aparecimento de clusters no Brasil. 2 MILANEZE, K. L. N.; BATALHA, M. O. Análise da competitividade do setor calçadista do estado de São Paulo. R.Adm., São Paulo, v.43, n.2, p.162-175, abr./maio/jun. 2008. Disponível em…

  • trabalho

    989 palavras | 4 páginas

    capital, que exige trabalho. As pequenas oficinas onde se produziam os artefatos vão perdendo espaço para o surgimento das fábricas. As guildas ou as corporações de ofício, que reuniam mestres e artesãos, começam a tomar a forma dos primeiros sindicatos. Mas o que é essa novidade chamada “fábrica”? Fábrica é o lugar onde os trabalhadores eram reunidos para executar diferentes tarefas para produzir uma mercadoria. Das oficinas às fábricas chega-se à manufatura, e logo aos sistemas…

  • Historia

    801 palavras | 4 páginas

    trabalho A modernização capitalista exigia que as relações entre patrões e trabalhadores fossem alteradas. O corporativismo O Estado tornou-se o mediador das relações entre o capital e o trabalho. Regular a relação capital/trabalho. O sindicato oficial Decreto 19770 tornava oficiais e publicas as entidades dos trabalhadores e as do patronato. Aprovação do ministério do trabalho. A lei das 8 horas e outros decretos Editado o decreto que regulamentava o trabalho…

  • economia

    914 palavras | 4 páginas

    XV – REVOLUCÃO: NA INDÚSTRIA, NA AGRICULTURA E NO TRANPOSRTE A máquina já vinha ajudando o homem no trabalho diário já um bom tempo. Mas com a associação da máquina à força do vapor ocorreu uma modificação importante no método de produção. O aparecimento da máquina movida a vapor foi o nascimento do sistema fabril em grande escala. Era possível ter fábricas sem máquinas, mas não era possível ter máquinas a vapor sem fábricas. Aumento da população, qual causa? Foi o movimento de…

  • o caralho na era moderna

    944 palavras | 4 páginas

    capital, que exige trabalho. As pequenas oficinas onde se produziam os artefatos vão perdendo espaço para o surgimento das fábricas. As guildas ou as corporações de ofício, que reuniam mestres e artesãos, começam a tomar a forma dos primeiros sindicatos. Mas o que é essa novidade chamada “fábrica”? Fábrica é o lugar onde os trabalhadores eram reunidos para executar diferentes tarefas para produzir uma mercadoria. Das oficinas às fábricas chega-se à manufatura, e logo aos sistemas de…

  • A IMPORTANCIA DO HOMEM NA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

    1904 palavras | 8 páginas

    tais como o motor a vapor. O capitalismo tornou-se o sistema econômico vigente. A era do progresso industrial possibilitou a transformação de todos os setores da vida humana. O crescimento populacional e o acelerado êxodo rural determinaram o aparecimento das grandes cidades industriais: Londres e Paris, que em 1880 já contavam, respectivamente, com 4 e 3 milhões de habitantes. Esses grandes aglomerados humanos originaram os mais variados problemas de urbanização: abastecimento de…

  • Estudo Dirigido Psicologia do Senso Comum

    361 palavras | 2 páginas

    pensam. Já a Psicologia científica visa medir o mental de forma quantitativa e procura estabelecer uma ligação entre o físico e o psicológico, aspirando à objetividade. A combinação das teorias e práticas comportamentais e cognitivas possibilitou o aparecimento de técnicas para resolver problemas individuais e sociais, bem como o desenvolvimento de terapias cientificamente comprovadas. 2) Porque falamos em Psicologia (no plural)? Porque os adjetivos que acompanham o termo…

  • Estrategia

    348 palavras | 2 páginas

    Experiências e doutrinas humanistas do fim do século XIX até 1930: esse período assistiu o aparecimento e a difusão de valores humanistas ligados ao trabalho. • Acirramento das relações de trabalho e reformismo que surge para apaziguá-las: com o crescimento do mercado e da aplicação tecnológica nas indústrias, as organizações ficavam maiores e mais sofisticadas, com isso, o trabalho tornava-se mais complexo. Com sindicatos mais fortes e espírito de confrontação, o poder de barganha dos…

  • Rh - relações trabalhistas e sindicais

    3357 palavras | 14 páginas

    Relações trabalhistas e sindicais Conceito de Relações Trabalhistas No mundo do trabalho assalariado, estabelecem-se relações coletivas entre os empregados e os empregadores e de ambos com os sindicatos e com o Estado. Essas relações são objeto de regulamentação legal, de disposições dos contratos coletivos de trabalho, e são fortemente influenciadas pelos usos e costumes e pela política de um modo geral. A esse conjunto de relações é que chamamos relações trabalhistas. O conceito é amplo, em

  • Estudo Dirigido Sociologia

    1334 palavras | 6 páginas

    dizimaram parte das suas populações. O fenômeno da revolução industrial determinou o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Seus efeitos catastróficos para a classe trabalhadora geraram sentimentos de revolta, externalizados com a destruição de máquinas, sabotagens, explosão de oficinas, roubos e outros crimes, que deram lugar à criação de associações livres e sindicatos que permitiram o diálogo de classes organizadas, cientes de…

Como eram chamadas as corporações de ofício?

Corporações de ofício (do latim "corpora" ou "collegia") também chamadas guildas ou mesteirais, associações de pessoas qualificadas em um ofício (semelhante aos sindicatos) que surgiram a partir do século XII com as transformações no feudalismo.

Como era chamada essa corporação de artesãos?

Nesse contexto, a formação dos grupos sociais formados por artesãos e comerciantes motivaram a proliferação das corporações de ofício. Essas organizações, em geral, eram formadas por artesãos especializados na realização do mesmo trabalho.

O que eram e como eram organizadas as corporações de ofício?

As Corporações de Ofício eram ambientes também de aprendizado do ofício e de estabelecimento de uma hierarquia do trabalho. A própria organização interna das Corporações de Ofício era baseada em uma rígida hierarquia, composta por Mestres, Oficiais e Aprendizes.

Como é que se apresenta a organização das corporações de ofício?

Em geral, as corporações de oficio reuniam os comerciantes e artesãos que se envolviam na fabricação e venda de um mesmo tipo de produto.