Como funciona o processo de destilação fracionada?

Um dos processos mais comuns dentro do ambiente laboratorial é a destilação, que consiste na separação de misturas que serão analisadas ou utilizadas futuramente. É um método físico para se obter duas composições a partir de uma mistura homogênea. Atualmente, existem duas maneiras de dividir e destilar uma mistura: a maneira simples, mais comum, e a fracionada.

Como funciona o processo de destilação fracionada?

flickr.com / Arlen A destilação é a separação de misturas que serão analisadas ou usadas futuramente, obtendo duas composições a partir de uma mistura homogênea.

Como é feita a destilação?

A destilação é um processo que separa uma mistura de modo a obter duas ou mais substâncias. Na destilação simples, são separadas misturas do tipo sólido-líquidas. O primeiro passo para isto é inserir a mistura dentro do balão de destilação e, na sequência, aquecê-lo usando uma tela de amianto e um bico de Bunsen. Quando a mistura for inflamável, o processo de destilação simples também pode ser iniciado com uma manta do tipo elétrica.

Após o líquido entrar em ebulição, o vapor é direcionado ao condensador — uma vidraria com tubo na parte interna e duas entradas que conectam mangueiras de látex, que realizam o transporte de água (entrada e saída). Neste momento, o vapor passa pelo tubo interno e é resfriado, voltando para seu estado líquido para, em seguida, ser depositado em um béquer localizado na parte final do condensador. O resultado? A parte sólida é separada do líquido (que virou vapor e voltou a ser líquido) e permanece no balão de destilação.

O que é destilação fracionada?

A principal diferença da destilação fracionada em relação ao método simples é que esta técnica é utilizada para separação de duas substâncias líquidas, sem misturas sólidas. A destilação fracionada é essencial em diversos processos, como na fabricação de bebidas alcoólicas destiladas e também na refinação de petróleo para obtenção de derivados.

Um detalhe importante da destilação fracionada é que o processo trabalha misturas bem estabelecidas em suas composições, com pontos de ebulição uniformes e semelhantes. Outro ponto importante é que, antes da utilização no condensador, é aplicada a mistura em uma coluna de fracionamento com pequenas bolas de porcelana que dificultam a passagem do vapor.

Quando o líquido homogêneo é aquecido, aquele que apresenta um ponto de ebulição inferior evapora primeiro e vai direto até o condensador, voltando ao estado líquido. Na sequência, o líquido com maior ponto de ebulição passa pelo mesmo processo e também vai até o condensador vazio. Os dois líquidos passam pela coluna de fracionamento e, por isso, a técnica é chamada de destilação fracionada.

A destilação é um processo de separação de misturas homogêneas através da ebulição. Para que a mistura seja separada os componentes devem apresentar diferentes pontos de ebulição.

Esse processo físico ocorre através do aquecimento e resfriamento. Quando a mistura é aquecida, a substância que possui menor ponto de ebulição, ou seja, a mais volátil, é evaporada primeiro. Após isso, o líquido vaporizado é condensado.

A destilação é realizada nos laboratórios e nas indústrias utilizando equipamentos específicos, como condensador, termômetro, balão de destilação, bico de bunsen, béquer, manta de aquecimento e coluna de fracionamento.

Um exemplo natural do processo de destilação é observado quando as gotículas de água são condensadas nos dias mais frios.

Além disso, as chamadas bebidas destiladas, como cachaça, vodca, conhaque, tequila, rum e uísque, são produzidas por meio do processo de destilação fracionada, utilizado desde a antiguidade.

Tipos de Destilação

A destilação pode ocorrer de duas maneiras e depende da natureza das misturas separadas.

Destilação Simples

Na imagem a seguir é representado o método de destilação simples realizado em laboratório.

Como funciona o processo de destilação fracionada?
Destilação simples

Através da destilação simples, a separação de uma mistura homogênea de sólido e líquido, como água (H2O) e sal, cloreto de sódio (NaCl), é realizada.

A água é evaporada através do aquecimento e atravessa o condensador em forma líquida (gotículas de água). O sal fica retido e é separado no recipiente chamado de balão de destilação.

Destilação Fracionada

Diferente do processo de destilação simples, a destilação fracionada utiliza uma coluna de fracionamento.

Como funciona o processo de destilação fracionada?
Destilação Fracionada

Muito utilizada na indústria, a destilação fracionada separa uma mistura homogênea de líquido e líquido, por exemplo, água e acetona. O ponto de ebulição da água é 100 °C e o ponto de ebulição da acetona etílico é 56 °C.

Saiba mais sobre o processo de destilação.

Destilação do Petróleo

O processo de destilação fracionada é utilizado para a obtenção de produtos derivados do petróleo (gasolina, querosene, óleo combustível, parafina, asfalto).

Neste processo, o líquido de menor ponto de ebulição é separado primeiramente até chegar ao líquido de maior ponto de ebulição.

Lembre-se que o petróleo é uma substância natural composta por vários compostos orgânicos, especialmente hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio).

Conheça outros métodos de separação de misturas.

Destilação Azeotrópica

A destilação azeotrópica é utilizada quando a separação de misturas não pode ser realizada pelo método simples de destilação.

Quando se tem um azeótropo, ou seja, uma mistura que apresenta baixa volatilidade e ponto de ebulição constantes, como ácido clorídrico (HCl) e água (H2O), utilizamos esse método de destilação.

Curiosidade: Você Sabia?

A água destilada consiste numa substância pura obtida através da destilação e geralmente é utilizada em laboratório.

Observe que a água que bebemos não é pura, ou seja, inclui sais minerais. No entanto, a água destilada pode servir para o consumo humano bem como para o tratamento de algumas doenças, por exemplo, a pedra nos rins.

Confira questões de vestibulares com gabarito comentado em: exercícios sobre separação de misturas.

Como funciona o processo de destilação fracionada?

Bacharela em Química Tecnológica e Industrial pela Universidade Federal de Alagoas (2018) e Técnica em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (2011).

Como e o processo de destilação fracionada?

A destilação fracionada é um método de separação utilizado em misturas homogêneas formadas por dois ou mais líquidos. Destilação fracionada é o nome atribuído ao método de separação dos componentes de uma mistura homogênea formada por líquidos que apresentam diferentes pontos de ebulição.

Como funciona o processo de destilação?

A destilação é o processo de separação de misturas homogêneas mais empregado em laboratórios de Química. Essa técnica baseia-se na diferença de pontos de ebulição entre as substâncias que compõem a mistura. Existem dois tipos desse processo: a destilação simples e a destilação fracionada.

Quais as etapas da destilação fracionada?

Como é o processo de destilação fracionada?.
Para iniciar o processo de destilação, o primeiro passo é a montagem do sistema;.
Em seguida, adiciona-se a mistura ao balão de destilação;.
O terceiro passo consiste no aquecimento da mistura que provoca a vaporização dos componentes da mistura;.

Como funciona a destilação simples e fracionada?

Na destilação simples, separamos uma mistura homogênea que apresenta um sólido dissolvido em um líquido (água com cloreto de sódio). Já na fracionada, separamos uma mistura homogênea que apresenta um líquido dissolvido em outro líquido (água com acetona).