Como ocorreu a conquista do ambiente terrestre pelas plantas?

Como ocorreu a conquista do ambiente terrestre pelas plantas?

Como foi a conquista do ambiente terrestre pelos vertebrados?

Algumas características permitiram a conquista definitiva do ambiente terrestre pelos répteis. ... A pele dos répteis é altamente queratinizada, sem glândulas de muco e revestida por escamas ou placas ósseas. Isso dificulta a perda de água através da superfície do corpo e protege os répteis da dessecação.

Como surgiu os tetrápodes?

Os tetrápodes (Tetrapoda) constituem uma superclasse de vertebrados terrestres, possuidores de quatro membros. Os Tetrapoda evoluíram dos peixes de nadadeira lobada há cerca de 395 milhões de anos, no Período Devoniano, conquistando o ambiente terrestre.

Quando ocorreu a conquista do ambiente terrestre?

3.3 As primeiras plantas terrestres Nesse artigo os autores sugerem que a colonização do ambiente terrestre teria começado por volta de 472 milhões de anos atrás. Os fósseis correspondem a esporos de cinco hepáticas, um grupo de embriófitas simples avasculares, sem raiz, caule ou folhas.

Qual foi o primeiro Tetrapoda?

Por volta de 365 milhões de anos, as linhagens mais conhecidas dos primeiros tetrápodes surgiram: o Acanthostega e o Ichtyostega.

Qual era o único representante conhecido dos primeiros tetrápodes?

Os primeiros tetrápodes conhecidos datam do final do Devoniano, há 360 milhões de anos. Até recentemente, o gênero Ichthyostega (encontrado no leste da Groelândia, em 1932) era o único representante conhecido dos primeiros tetrápodes.

Como os anfíbios são adaptados para o meio terrestre?

  • Os anfíbios foram os primeiros vertebrados a habitar o meio ... à adaptação ao meio terrestre), ... e seus membros posteriores são adaptados para o ...

Qual a evolução dos anfíbios?

  • Adaptações à vida parcialmente terrestre, selecionadas ao longo da evolução, são refletidas nos anfíbios atuais. O surgimento do processo metamorfósico nos anfíbios também foi uma adaptação importante à vida fora da água. Durante esse processo ocorre a perda das brânquias nos indivíduos larvais e a aquisição, nos adultos, de pulmões.

Quais são as particularidades dos anfíbios?

  • São as particularidades desses animais, primeiros vertebrados terrestres, que os tornam seres muito vulneráveis às mudanças pelas quais a Terra está passando. Os anfíbios representam a transição evolutiva entre as formas bem adaptadas aos meios aquáticos e terrestres.

Quando existiam os anfíbios primitivos?

  • No período Carbonífero – período geológico situado entre 3 milhões de anos atrás – quando na Terra predominavam as florestas pantanosas, existiam três ordens distintas de anfíbios primitivos. Alguns dos últimos anfíbios eram permanentemente aquáticos (salamandras) e alguns se degeneraram tornando-se ápodos (sem patas) (STORER, 2003).

As algas marinhas de 500 milhões de anos atrás, no período Ordoviciano, deram origem aos vegetais. A Terra passou por um período de seca e muitas modificações (período Siluriano, há 435 milhões de anos) que pode ter sido um fator de seleção natural.

Para conquistarem o novo ambiente, as plantas precisaram se adaptar às suas novas condições de vida. Assim, desenvolveram vasos condutores de seiva, que garantem a distribuição das seivas bruta e elaborada pela planta.

Esta característica está diretamente ligada ao porte da planta, pois as briófitas, como os musgos, por exemplo, não apresentam esses vasos e chegam a ter no máximo 10 cm, enquanto que as gimnospermas e angiospermas podem chegar a 100 m.

Agentes polinizadores

Outra adaptação ao ambiente terrestre está relacionada às sementes e sua dispersão. O vegetal mais evoluído é aquele que apresenta sua semente protegida pelo fruto. Sua disseminação ocorre, normalmente, através de agentes polinizadores, tais como, os insetos, pássaros e morcegos, entre outros.

Uma outra adaptação necessária foi controlar a perda excessiva de água. Isso passou a ocorrer através da abertura e fechamento dos estômatos - estruturas microscópicas por meio das quais ocorrem as trocas gasosas entre a planta e a atmosfera. Da mesma maneira, as plantas dispensaram a água durante o seu ciclo reprodutivo, uma vez que seus gametas já não se encontravam num ambiente aquático.

Acredita-se que no período Denoviano (410 milhões de anos atrás) surgiram bosques formados pelos ancestrais de musgos e samambaias. As plantas com sementes desenvolveram-se neste período e se diversificaram no Carbonífero (355 milhões). Encontram-se adaptadas ao meio terrestre até os dias atuais.

Gimnospermas e angiospermas

Em suma, seguindo a evolução de plantas terrestres, temos as briófitas, sem vasos condutores de seiva, como é o caso dos musgos e das hepáticas, por exemplo. As pteridófitas foram primeiras a apresentarem vasos condutores de seiva. Entre elas, as mais comuns são as samambaias e avencas.

As gimnospermas, representadas pelos pinheiros, apresentam sementes nuas (um exemplo típico é o pinhão) e, por fim, vêm as angiospermas. São as mais evoluídas, pois apresentam flor, fruto e semente protegida pelo fruto.

Cotilédone é o nome que se dá à folha ou folhas primordiais que se formam no embrião das gimnospermas e das angiospermas. Existem vários cotilédones naquelas, mas nestas últimas são apenas um ou dois, por isso as angiospermas se subdividem em duas classes: monocotiledônea e dicotiledônea.

As monocotiledôneas apresentam nervuras paralelas nas folhas, raiz cabeleira (fascicular), e flores trímeras (três pétalas e três sépalas). Pertencem a esta classe plantas tão diferentes quanto as orquídeas e o milho.

Já as dicotiledôneas apresentam nervuras irregulares pelas folhas, raiz principal, flores tetrâmeras ou pentâmeras. São elas a maioria das árvores (exceto os pinheiros) e plantas herbáceas.

Como ocorreu a conquista das plantas no ambiente terrestre?

Portanto, a história evolutiva das plantas terrestres está inseparavelmente vinculada à ocupação progressiva do ambiente terrestre, o aumento da sua independência da água para reprodução e o surgimento de adaptações para sua sobrevivência no ambiente terrestre.

Quando as plantas conquistaram o ambiente terrestre?

Ou seja, nenhum dos três tipos de plantas são pioneiras, sendo que as primeiras surgiram muitos anos antes, cerca de 500 milhões de anos atrás. Elas surgiram durante o período Cambriano, ao mesmo tempo que se desenvolveram os primeiros animais multicelulares.

Como era o ambiente terrestre quando surgiram as primeiras plantas?

A vida só existia no oceano, em forma de bactérias e pequenos animais invertebrados. O clima era muito abafado e úmido, e o ar, saturado de dióxido de carbono (CO2). Ainda assim, alguns tipos de plantas evoluíram e começaram a ocupar as porções litorâneas dos continentes.