EFOMM 2022 quando pousam em um fio de alta tensão, os pássaros não morrem porque

Segundo o professor de física do Cursinho da Poli Bassam Ferdinian, os pássaros não tomam choque porque a distância entre as patas dos animais não é suficiente para gerar uma diferença de potencial (DDP) capaz de eletrocutá-los.

Ou seja, para que o pássaro tome um choque, é necessário que a corrente elétrica circule pelo seu corpo, gerando uma diferença de potencial. É assim que funcionam os aparelhos elétricos, que só são ativados quando há uma diferença de potencial entre os pontos em que esteja ligado para que as cargas elétricas possam se deslocar.

Agora, se um ser humano resolver agarrar (com ambas as mãos) um fio elétrico sem estar isolado, é muito provável que ele tome um choque. "A distância entre as mãos de uma pessoa é suficiente para gerar uma diferença de potencial e, consequentemente, tomar um choque", disse Ferdinian.

DDP

A diferença de potencial (DDP) ou o desnível de energia potencial ocasiona o deslocamento espontâneo de cargas ao nível do campo elétrico onde atuam forças que realizam trabalho. Ou seja, é através dele que a energia elétrica faz motores funcionarem e lâmpadas acenderem. Ou gera um tremendo choque.

Quem não se perguntou “Por que pássaro não leva choque?” Vendo um pássaro em um fio de alta tensão? A resposta é que, como o pássaro não toca o chão, o circuito elétrico não é fechado e, portanto, a corrente não passa pelo seu corpo. No entanto, tenha cuidado com o óbvio: esta resposta é válida apenas para corrente elétrica direta!

Na realidade, como um capacitor, o pássaro carrega e descarrega periodicamente ao ritmo das oscilações de corrente alternada da linha. Como veremos, é graças ao seu pequeno tamanho que a corrente que cruza suas pernas não constitui um perigo. E é bem diferente para os eletricistas que consertam linhas de alta tensão: eles devem não apenas ser isolados, mas também se proteger desses ciclos de descarga de carga por meio de uma roupa condutora.

Pássaro não leva choque em fios elétrico?

Os pássaros são capazes de se sentar em fios de energia elétrica porque a corrente elétrica essencialmente ignora a presença do pássaro e continua a viajar através do fio em vez de através do corpo do pássaro. O corpo de um pássaro não é um bom condutor de eletricidade.

A eletricidade, assim como a água, flui com a menor resistência possível. Nas linhas de energia elétrica, a eletricidade flui ao longo dos fios de cobre. O cobre é um excelente condutor de eletricidade, pois permite que a eletricidade flua facilmente ao longo de sua superfície.

Um pássaro, por outro lado, é feito de células e tecidos. Essas células e tecidos não fornecem eletricidade ao fio com uma rota mais fácil de viajar do que aquela em que já está. Como o corpo de um pássaro não é um bom condutor de eletricidade, a eletricidade essencialmente ignora o pássaro no fio e continua a viajar ao longo da fiação de cobre até seu destino.

Situações chocantes: pássaro não leva choque

Embora os pássaros nas linhas de transmissão sejam certamente seguros e não corram perigo verdadeiro, eles não terão tanta sorte se tocarem no fio e em alguns outros objetos ao mesmo tempo. Se o segundo objeto for um fio de aterramento elétrico ou um segundo fio carregando outra voltagem, pode em contrapartida levá-lo à morte.

EFOMM 2022 quando pousam em um fio de alta tensão, os pássaros não morrem porque

pássaros nos fios elétricos

Quais são os efeitos de uma corrente elétrica?

Numerosos trabalhos, em humanos e animais, fornecem limites aproximados. A menor corrente perceptível causa, ao estimular as células nervosas, uma leve sensação de formigamento; é da ordem de 1,1 miliampere em homens e 0,7 miliampere em mulheres (valor “efetivo” de uma corrente sinusoidal de 60 hertz).

Além de uma certa intensidade, a corrente causa contrações espontâneas dos músculos. O valor máximo pelo qual uma pessoa que segura firmemente um fio ainda pode soltá-lo, apesar das contrações de seus músculos, é quinze vezes maior que o limiar de formigamento, ou 16 miliamperes em humanos. Correntes maiores causam fibrilação ventricular, parada cardíaca e são fatais. Extrapolar esses valores para as aves é imprudente, mas ainda as consideraremos como referência.

Quando um pássaro entra em contato com a linha, ele se comporta como um capacitor ao qual um gerador está conectado: ele carrega eletricamente.

Essas e muito mais dicas e artigos você pode encontrar aqui no Blog Eletricista24hs.

Precisando de um eletricista para trocar seu chuveiro, instalar seu ventilador? Contrate o Eletricista 24hs®️e encontre os melhores profissionais da sua região.

Inscreva-se em nosso canal: https://www.youtube.com/c/Eletricista…

Siga o Eletricista 24hs® nas redes sociais:

Facebook: https://pt-br.facebook.com/eletricist…

Instagram: https://www.instagram.com/eletricista…

Twitter: https://twitter.com/eletricista24hs

Quando pousam em um fio de alta tensão Os pássaros não morrem porque?

A distância entre as patas dos pássaros é bem curta, não é suficiente para gerar um potencial elétrico entre dois pontos (DDP). O choque, dessa forma, somente acontece quando a corrente elétrica entra por um determinado local e sai por outro, ou seja, fecha o ciclo da eletricidade que é a condução de energia.

Quando pousam em um fio de alta tensão?

Ao tocar em dois pontos de um mesmo fio condutor, não há diferença de potencial entre as patas do pássaro, por isso, ele não é eletrocutado. Caso esse animal encoste em outro objeto próximo, como outro fio ou no poste, o resultado será o surgimento de uma descarga elétrica, que certamente o matará.