Evangelho de hoje canção nova


Novembro de 2022

D S T Q Q S S
      1     2     3     4     5     6     7     8     9     10     11     12     13     14     15     16     17     18     19     20     21     22     23     24     25     26     27     28     29     30                      

Escolher outra data

Segunda-feira, 14 de Novembro de 2022

Evangelho de hoje canção nova

33a. Semana do Tempo Comum


Evangelho do dia: São Lucas 18, 35-43

Primeira leitura: São João 1,1-4; 2,1-5
Início do Livro do Apocalipse de São João:

Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus; 2,1Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: 'Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2- Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Colocaste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5Lembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar.

- Palavra do Senhor
- Graças a Deus

Salmo 1

- Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

R: Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

- Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

R: Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

- Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

R: Ao vencedor concederei, comer da Árvore da Vida!

Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 18,35-43

- Aleluia, Aleluia, Aleluia
- Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida (Jo 8,12).

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas:

Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: 'Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!' 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: 'Filho de Davi, tem piedade de mim!' 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41'O que queres que eu faça por ti?' O cego respondeu: 'Senhor, eu quero enxergar de novo.' 42Jesus disse: 'Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou.' 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.

- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Comentário do dia por Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein) (1891-1942)
Carmelita, mártir, Co-Padroeira da Europa
Poema «Noite feliz»

«Senhor, que eu veja.»

Muitas vezes, tive a impressão de ficar sem forças.
Mais vezes ainda, desesperei de ver a luz.
Mas, quando o meu coração estava tomado pela dor,
eis que uma estrela se elevou diante de mim.
Ela conduziu-me e eu segui-a,
primeiro com passo hesitante, depois com confiança. [...]

Aquilo que tinha de esconder no mais fundo do meu coração,
posso agora proclamá-lo alto e em bom som:
«creio e confesso a minha fé». [...]
Senhor, será possível que renasça
quem já viveu metade da sua vida (Jo 3,4)?
Tu o disseste e isso verificou-se comigo.
O fardo de uma longa vida de faltas e sofrimentos
caiu de cima dos meus ombros. [...]

Ah! nenhum coração humano pode compreender
o que Tu reservas aos que Te amam (1Cor 2, 9).
Agora que Te agarrei, nunca mais Te hei-de largar (Ct 3,4).
Seja qual for o caminho que tome a minha vida,
Tu estás comigo (Sl 22).
Nada poderá separar-me do teu amor (Rom 8, 39).

Fonte: Sagrada Liturgia

Reflexão sobre o Evangelho:

(14/11/2022 – Lucas 18,35-43) O cego de Jericó era uma pessoa pobre que se colocava à beira do caminho para pedir esmolas. Aquele homem sabia quem era Jesus, não o via, mas tinha ouvido falar dele e estava ciente de sua passagem por onde ele estava. O cego chamou a atenção do Senhor com sua prece e tinha certeza de que nEle estava a salvação de sua dificuldade. Recuperar a vista era algo impossível para os que rodeavam o cego, mas aquele homem tinha fé e confiança no Senhor. A fé é a condição para vermos a Deus. O cego de Jericó também somos nós, hoje, quando nos perdemos de Deus, nos afastamos da vivência de sua lei e nos mergulhamos na escuridão do mundo. Podemos ter a nossa visão restaurada se estivermos atentos à passagem do Senhor em nossa vida. Supliquemos sem cessar a misericórdia do Senhor. Por causa da sua persistência e determinação, Jesus o curou da sua cegueira. Deus abençoe você! #ParoquiaMissionaria #CatolicoOrante #ParoquiaEvangelizadora #Evangelizar #Discipular #Enviar #PalavradoPadre #PlanoMissionarioePastoral
Reflexão por: Pe. João Manoel LopesDiocese de São José dos Campos - SPCanção Nova

Compartilhar no FacebookCompartilhar no Twitter

Apoie-nos
Evangelho de hoje canção nova

Chave PIX:

Qual é o Evangelho do dia de hoje?

O evangelho de hoje é tirado de Mateus 9,14-15 e tem por tema o jejum. Mateus relata que os discípulos de João se aproximaram de Jesus e pediram que ele explicasse por que seus discípulos não praticavam o jejum, como o faziam os discípulos de João e os dos fariseus.

Qual o Evangelho de hoje dia de hoje Canção Nova?

19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas.

Qual a homilia da missa de hoje?

Meus irmãos, esse vinhateiro é Jesus Cristo, que está ainda dando mais um tempo para que eu e você, para que nós, convertamo-nos. Ainda dá tempo, volte-se para o Senhor. Ainda dá tempo, voltemo-nos para o Senhor!

O que nos diz a liturgia de hoje?

Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração.