O que acontece se lavar o cabelo com água quente?

O que acontece se lavar o cabelo com água quente?

Difícil negar que, nos dias mais frios, é uma delícia tomar um banho bem relaxante e lavar o cabelo com água quente. Por mais que seja um momento para lá de prazeroso, contudo, esta atitude prejudica – e muito! – a saúde dos fios.

Cris Dios, fundadora do hair spa Laces and Hair, de São Paulo, explica que a água em temperaturas muito altas oferece malefícios não só para o couro cabeludo, mas para toda a estrutura do fio. Seguindo algumas orientações, contudo, é possível evitar estes problemas.

Por que lavar o cabelo com água quente faz mal?

De acordo com a profissional, a água quente estimula de forma excessiva as glândulas sebáceas, ou seja, a produção de oleosidade do couro cabeludo. Com isso, é possível gerar um processo inflamatório na região, além de também a deixar mais sensibilizada.

“Além disso, o fio ainda acaba ressecando e desidratando por inteiro. Então água quente não faz bem para o cabelo de forma nenhuma”, complementa.

Para não prejudicar o cabelo na hora de lavá-lo, o ideal é ajustar a água entre 23 ou 24 graus, que é uma temperatura morna.

Leia também: Lavar o cabelo todos os dias: saiba se essa atitude pode prejudicar os fios

Como evitar a água quente nos dias mais frios?

É normal que as pessoas ajustem o chuveiro com a água quente nos dias mais frios, para a temperatura ficar agradável para o corpo. Cris sugere, portanto, que o cabelo seja lavado separadamente, para evitar os malefícios citados acima.

“Para não deixar a água tão quente, você pode jogar a cabeça para frente e lavar o cabelo de cabeça pra baixo, com a água um pouco mais fria ou ao menos não tão quente quanto você ajustou para o banho”, ela explica.

Leia também: Reverse washing: Benefícios de lavar o cabelo “na ordem contrária”

Além disso, outra sugestão para deixar os fios mais saudáveis é dar um último enxágue no cabelo com uma água mais fria do que a da lavagem.

“Isso acaba dando um brilho maior pro cabelo porque esse choque de temperatura sela a cutícula”, explica.

Fonte: Cris Dios, fundadora do hair spa Laces and Hair, de São Paulo.

Sobre o autor

Aposto que você já se perguntou se lavar o cabelo com água quente faz mal. Com as baixas temperaturas, principalmente no inverno, fica difícil utilizar água fria ou morna no chuveiro. Então, será que isso pode afetar a saúde dos fios?

Pensando em tirar essas e outras dúvidas, a Belíssima traz um conteúdo completo sobre o assunto para você saber se pode lavar o cabelo com água quente, o que isso pode causar e quais hábitos cultivar no dia a dia para manter seus cabelos lindos e saudáveis. Confira!

Lavar o cabelo com água quente faz mal?

Sim. Infelizmente, a água quente faz mal para o cabelo e pode prejudicar a saúde dele. Isso porque as altas temperaturas podem sensibilizar os fios e o couro cabeludo de diversas formas. Durante o processo, o cabelo pode perder diversos nutrientes, assim como a oleosidade natural.

A longo prazo, lavar o cabelo na água quente pode provocar ressecamento e excesso de oleosidade nos fios e no couro cabeludo. *“Durante o inverno, a umidade do ar baixa, as temperaturas mais frias e banhos quentes levam à diminuição na transpiração corporal e a remoção da oleosidade natural do couro cabeludo” explica a nutricionista Yanesko Bella (CRN 363821)

Confira abaixo quais são os malefícios de lavar o cabelo com água quente:

1. Opacidade e ressecamento

Um dos malefícios da água quente no cabelo é de que os fios fiquem ressecados e sem brilho. Isso ocorre porque a alta temperatura da água acaba penetrando nos fios, retirando parte dos nutrientes dos fios e enfraquecendo os cabelos.

2. Caspa

A água quente retira a oleosidade natural do cabelo, o que sensibiliza o couro cabeludo e o torna mais sensível. Assim, ele começa a produzir mais sebo, gerando descamação e coceira.

3. Cachos sem definição

Além dos malefícios acima, lavar o cabelo com água quente pode influenciar na definição dos cachos, deixando os fios mais frágeis e trazendo frizz. Por isso, o ideal é sempre lavar o cabelo com água morna.

4. Desbotamento

Se você é amante das colorações, saiba que o ideal é fugir da água quente do chuveiro, porque ela retira o pigmento de cor dos fios. Desse modo, o cabelo desbota mais rápido, o que leva a necessidade de utilizar mais tintas e tonalizantes em um curto período.

O que acontece se lavar o cabelo com água quente?

Como lavar os cabelos sem danificá-los?

Para evitar os danos causados pela água quente, o ideal é optar por temperaturas mais amenas, como o banho morno ou frio. Também é importante aplicar a quantidade ideal de shampoo, condicionadores e cremes de tratamento, retirando sempre o excesso dos produtos.

Outra dica é optar por lavar o cabelo no período da tarde em dias mais frios. Assim, as chances de optar pelo banho quente são menores. Por isso, evite lavar os cabelos no período da manhã ou da noite.

Excesso de calor nos fios

Não é só a água quente que pode prejudicar o cabelo, o calor de acessórios como secador e chapinha também. Por isso, evite a temperatura máxima do secador e dê um intervalo entre a lavagem e o uso dele e da chapinha. Assim, você oferece um tempo para os fios se recuperarem, sem o desgaste contínuo por excesso de calor.

Dicas para manter os cabelos lindos e saudáveis

Agora que você já sabe que lavar o cabelo com água quente faz mal para o cabelo, que tal conhecer algumas dicas para deixar seus fios mais brilhantes e saudáveis? Confira alguns hábitos para adicionar a sua rotina de beleza.

1. Faça um cronograma capilar

O cronograma capilar é indispensável para manter a beleza e saúde dos fios. Esse processo consiste em repor, a cada lavagem, as vitaminas e os nutrientes do cabelo. Então, para ter seus cabelos mais bonitos e fortes, aposte em um cronograma completo com hidratação, nutrição e reconstrução.

2. Aposte em uma alimentação saudável

A hidratação da pele e dos cabelos vem de dentro para fora! Por isso, invista em uma alimentação saudável com alimentos como ovos, peixe, espinafre, feijão e abacate. Esses alimentos possuem vitaminas B2, B3 e B5, essenciais para manter a saúde e a beleza dos fios.

3. Invista na suplementação

A suplementação é uma boa forma de adquirir vitaminas e minerais para deixar os cabelos mais fortes, saudáveis e brilhantes. Para isso, aposte em suplementos que oferecem substâncias como a L-metionina e a L-cisteína, que auxiliam na formação de colágeno e queratina, favorecendo o fortalecimento e crescimento dos fios.

Mega Hair: você bonita de dentro para fora

Agora que você já sabe todos os cuidados para deixar seus cabelos mais bonitos e fortes, sabe que não dá para pensar na beleza dos fios sem investir nos cuidados nutricionais, não é mesmo?

Para ajudar nessa tarefa, a Belíssima desenvolveu o Mega Hair, um suplemento produzido a partir de substâncias como biotina, zinco, L-metionina e a L-cisteína que promovem a saúde e a beleza dos cabelos de dentro para fora. Aproveite os benefícios do Mega Hair com o melhor custo-benefício do mercado.

Fontes consultadas:
BIONDO , Sonia. Cabelos: cuidados básicos, técnicas de corte, coloração e embelezamento: cuidados básicos, técnicas de corte, coloração e embelezamento. São Paulo: Editora Senac, 2020. 176 p.

LAVAR com água fria aumenta o brilho do cabelo: veja mais mitos e verdades. Http://g1.globo.com/bemesta, 10 abr. 2014. Disponível em: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/04/lavar-com-agua-fria-aumenta-o-brilho-do-cabelo-veja-mais-mitos-e-verdades.html. Acesso em: 7 jul. 2021.

É bom lavar o cabelo com água quente?

"A água quente prejudica tanto a haste capilar como o couro cabeludo. Na pele do couro cabeludo, ela causa um ressecamento com consequente produção de oleosidade rebote, tentando contornar o problema. Resultado: couro cabeludo oleoso.

O que a água morna faz no cabelo?

Água morna Aliada a uma massagem em movimentos circulares com a ponta dos dedos, ela remove células mortas e facilita a oxigenação do couro cabeludo. Não só isso, mas a água morna também abre as cutículas e, consequentemente, permite que os fios absorvam melhor do shampoo e do condicionador.

É melhor lavar o cabelo na água quente ou na água fria?

O ideal para a saúde capilar é usar água morna a fria na higienização. Isso porque essas temperaturas não são agressivas para o couro cabeludo nem para os fios. Elas agem com mais naturalidade, não interferem na produção de oleosidade e tampouco promovem a abertura das cutículas e o ressecamento.

Porque água quente faz mal para o cabelo?

O que acontece quando você lava o cabelo com a água muito quente é que a temperatura elevada sensibiliza os fios. Ou seja, eles incham e as cutículas se dilatam - facilitando a perda de hidratação. Isso faz com que o seu cabelo fique poroso e com aspecto áspero, comum nas madeixas ressecadas.