O que causa o aumento da inflação

O termo inflação é usado para se referir ao aumento dos preços de produtos e serviços durante determinado período. Dessa forma, a inflação traz diversas consequências para a sociedade, como a desvalorização da moeda. 

Com a desvalorização da moeda, o poder de compra da população diminui. Sendo assim, é necessário mais dinheiro para comprar os mesmos produtos de antes. 

No entanto, apesar dos preços aumentarem, o salário da população não é reajustado na mesma medida, o que prejudica a sociedade como um todo, sobretudo as pessoas com baixo poder aquisitivo.

O que é inflação?

Antes de falarmos sobre os impactos da inflação, vamos falar sobre o termo inflação. Em síntese, a inflação é o nome dado ao aumento persistente dos preços de bens e serviços, durante um dado período.

Em outras palavras, chamamos de inflação o fenômeno de alta generalizada dos bens e serviços em uma economia.

O que causa o aumento da inflação

Apex partners

No Brasil, existem diversos índices que servem para avaliar a inflação. Porém, o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo é considerado como o índice oficial pelo Banco Central.

Dessa maneira, ele é medido mensalmente e divulgado entre a primeira e a segunda semana pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Causas da inflação

A inflação é causada pelo excesso de dinheiro em circulação na economia. Em outras palavras, quando a oferta de dinheiro aumenta, a moeda se desvaloriza resultando na elevação de preços.

Ou seja, é a velha lei de oferta e demanda. O governo, por meio do Banco Central, tem a responsabilidade de controlar a quantidade de dinheiro em circulação.

Entretanto, quando o governo gasta mais do que arrecada (déficit no orçamento), ele emite dinheiro para encobrir. Além disso, ele pode imprimir dinheiro, com o objetivo de aquecer a economia.

Desse modo, com mais dinheiro em circulação e a mesma quantidade de produtos sendo ofertados, a consequência é a inflação.

O que causa o aumento da inflação

Bremenkampcf

Porém, o dinheiro emitido pelo governo e repassado, por exemplo, no pagamento de funcionários públicos, é usado para comprar diferentes tipos de bens e serviços. Isso significa que os preços sobem de maneiras diferentes e afetam os diferentes grupos da população de maneiras distintas.

A principal causa da inflação é a injeção de dinheiro por parte do governo. Contudo, o aumento de preços pode ser causado também quando algum imprevisto resulta na queda do volume de produção de determinado bem.

Neste caso, com a diminuição da oferta, a tendência é que os preços aumentem. Por fim, a inflação pode ser causada ainda pela elevação dos custos de produção, como energia elétrica, mão de obra e combustíveis. 

Consequências da inflação

A taxa de inflação alta, acima de 6% ao ano, pode trazer diversas consequências, como a desvalorização da moeda. Essa desvalorização impacta diversas esferas da sociedade. Sendo assim, os produtos importados passam a custar mais caro, já que quando o Real se desvaloriza, o dólar se valoriza. 

Além disso, como os salários não são reajustados na mesma medida que o preço dos produtos, a população é diretamente impactada.

Afinal de contas, é preciso de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de produtos que se comprava antes da elevação de preços. Sendo que essa diminuição do poder aquisitivo impacta também na qualidade de vida da população.

O que causa o aumento da inflação

Móveis de valor

Com a desvalorização da moeda, o mercado internacional passa a evitar investir no setor produtivo do país. Isso porque, internacionalmente, o país passa a ser visto de forma negativa para os negócios, o que causa um clima econômico desfavorável.

Ou seja, como a inflação muito alta é um sinal de fragilidade da economia, ocorre uma queda nos investimentos internacionais, sobretudo no médio e longo prazo.

Com a diminuição dos investimentos no setor produtivo, menos empregos são gerados, o que pode aumentar a taxa de desemprego. Por fim, outro impacto da inflação é o aumento da especulação financeira.

Essa especulação é extremamente prejudicial para a economia, já que ela pode causar a  entrada e saída rapidamente de grandes somas de capital, o que causa instabilidade e pode evitar novos investimentos externos.

Enfim, as consequências da inflação são como um efeito dominó, que afetam os mais diversos setores econômicos e impacta todas as classes sociais, principalmente as mais pobres.  

Soluções para os impactos da inflação

Uma das formas de controlar a inflação, é aumentando a taxa de juros. Quando os juros aumentam, a tendência é que o consumo diminua e os preços abaixem.

No entanto, neste cenário, as empresas geralmente precisam cortar custos para sobreviver, o que pode causar o aumento da taxa de desemprego. 

O que causa o aumento da inflação

Capital research

Alguns governos, na tentativa de jogarem a culpa da inflação em cima dos produtores e vendedores, recorrem ao controle e congelamento de preços para combater a inflação. Entretanto, essa medida resulta no desarranjo da estrutura da economia e pode até mesmo causar a escassez de produtos. 

Enfim, agora que você conhece os impactos da inflação e as possíveis soluções, descubra o que é Hiperinflação – Definição, causas, histórico e consequências

Fontes: Mundo carreira, Investidor Sardinha,  Cola da web, Infoescola e  Sua pesquisa 

Imagens: Apex partners, Bremenkampcf, Móveis de valor, Suno e Capital research

O que faz aumentar a inflação?

Um aumento nos índices de inflação pode ser influenciado por diferentes causas, que podem ser agrupadas em quatro grandes grupos: 1) aumento na demanda; 2) aumento, ou pressões, nos custos de produção; 3) inércia inflacionária e expectativas de inflação; e 4) aumento de emissão de moeda.

O que está causando o aumento da inflação no Brasil?

As variações na inflação são ocasionadas pelo descompasso entre a demanda e a oferta, pelo aumento na emissão de papel-moeda em um determinado país, pela elevação dos custos de produção e até mesmo pelas incertezas da conjuntura econômica que causam uma expectativa no aumento da taxa inflacionária.

Quais são as causas e consequências da inflação?

A inflação é resultante do aumento dos preços dos bens e serviços. Sua história está diretamente vinculada ao início do uso do dinheiro como mecanismo de compra de produtos diversos. Suas causas envolvem fatores econômicos, políticos e culturais. Sua principal consequência é o empobrecimento da população.

O que causa a inflação no Brasil 2022?

Segundo analistas, dois fatores explicam em grande parte a desaceleração da economia brasileira nos últimos meses. O primeiro é o patamar elevado da taxa básica de juros (Selic) – atualmente em 13,75% ao ano. Juros altos inibem o consumo das famílias e os investimentos das empresas ao tornar o crédito mais caro.