O que falar de defeitos em uma entrevista de emprego?

Por que é tão difícil falar sobre seus defeitos em uma entrevista de emprego? Simples! Você não quer expôr as suas fraquezas, principalmente, no momento em que você está sendo avaliado pelo que diz e faz.

Toda a pressão que envolve uma entrevista, gera nervosismo e ansiedade no candidato. Ou seja, qualquer resposta equivocada pode colocar tudo a perder. Para isso, existem algumas técnicas que você pode usar para responder adequadamente esses questionamentos sem deixar uma má interpretação sobre a sua atitude.

Confira como responder com segurança essas “temidas perguntas” e conheça alguns defeitos que podem ser levados em consideração em uma entrevista de emprego. Anote todas as informações e se prepare para obter sucesso na seleção.

Como se preparar para responder sobre seus defeitos em uma entrevista de emprego?

Se preparar para uma entrevista não envolve apenas saber responder sobre as suas qualidades e conquistas, mas ter consciência de que as suas falhas podem ser expostas no momento. Para não ser pego de surpresa, é importante você conhecer a fundo os seus pontos de melhoria e como eles podem interferir na sua seleção.

1. Estude o perfil da empresa e os requisitos da vaga

O que falar de defeitos em uma entrevista de emprego?

Investigue a fundo a cultura da empresa e as características exigidas para o cargo. Se for uma empresa agressiva no mercado, algumas características que você considera como defeito, pode servir para o estilo de trabalho dessa companhia. Esta é uma das etapas para saber o que falar em uma entrevista.

Caso seja uma organização que siga muitas regras, é preciso ter muito cuidado ao falar sobre os seus defeitos, uma vez que podem prejudicar a sua seleção.

2. Peça feedback a conhecidos antes da entrevista

O que falar de defeitos em uma entrevista de emprego?

É importante receber feedbacks sobre a forma como você trabalha. Portanto, aproveite o momento e entre em contato com profissionais que trabalharam com você e pergunte quais eram as suas maiores deficiências e o que incomodava no seu estilo de trabalho.

Nem sempre você conseguirá ter uma percepção profunda sobre as suas dificuldades. Ouvindo os seus colegas, será mais fácil saber onde você precisa melhorar.

3. Analise o assunto com antecedência

Não adianta se desesperar no momento em que for questionado. O ideal é se antecipar e organizar as ideias na sua cabeça. Reflita sobre as dificuldades técnicas e comportamentais que você recebeu nos feedbacks, mas também sobre aqueles que você sabe que tem. Ao se preparar com antecedência, a resposta estará na “ponta da língua”.

Como abordar seus defeitos em uma entrevista de emprego?

O que falar de defeitos em uma entrevista de emprego?

Diante desse momento, é necessário manter a calma para saber elaborar a melhor resposta para o recrutador. Frases feitas e clichês não chamam atenção. Logo, o ideal é não esconder suas dificuldades, mas saber expressar como algo que você está aprendendo a enfrentar.

1. Fuja de expressões clichês

Tire essas expressões do seu vocabulário: “sou muito perfeccionista” e “sou viciado em trabalho” e troque por “perco muito tempo analisando detalhes” e “preciso equilibrar minha vida pessoal e profissional”. Ao embelezar um defeito, você não está sendo sincero consigo mesmo e, muito menos, com o entrevistador.

2. Reaja de forma positiva ao seu defeito

Você precisa ser sincero ao falar sobre os seus defeitos em uma entrevista de emprego, mas pode amenizar a situação respondendo que são pontos a melhorar e que você está trabalhando para isso.

3. Evite a resposta padrão

O que falar de defeitos em uma entrevista de emprego?

Se você tem muita dificuldade ao falar sobre o assunto, crie algumas frases e treine em casa. Mas na hora da entrevista, você precisa agir naturalmente. Seja criativo nas suas respostas e não passe a impressão que ensaiou tudo.

4. Cite um defeito que não interfira na rotina do trabalho

Analise a vaga que você está se candidatando e faça uma lista de defeitos que não influenciam em seu trabalho. Por exemplo: se for um cargo de analista de TI, informar que tem dificuldades em falar em público, pode não prejudicar você.

Quais exemplos de defeitos podem ser ditos em uma entrevista de emprego?

É fundamental saber os tipos de defeitos que podem ser colocados em uma entrevista e como justificá-los sem passar uma impressão errada sobre você.

1. Dificuldade ao falar em público

Por ser uma dificuldade muito comum, você pode informar que sente um nervosismo quando precisa falar em público, mas está buscando estudar e praticar para enfrentar a situação.

2. Organização excessiva

Você pode informar que ao ser muito organizado, tem dificuldade quando as outras pessoas não são ou quando bagunçam o seu espaço. Esclareça que é algo que você está controlando por entender que as pessoas não são iguais. Porém, não deixa de exigir respeito em seu ambiente de trabalho e procura respeitar o espaço do outro.

3. Não consegue trabalhar sob pressão

Confirme que você está ali para contribuir com a empresa, contudo, gosta de trabalhar com prazos realistas para executar as suas tarefas. Por exemplo: se for solicitado uma transferência de cidade, você não terá problemas em fazê-lo, mas precisará de tempo para se organizar.

4. Exigente consigo próprio

A exigência em entregar o trabalho bem feito, faz com que você perca bastante tempo executando-o. Explique que você está aprendendo a estabelecer limites e prazos para não prejudicar o seu rendimento.

5. Teimoso ao expressar as suas opiniões

Se teimosia é um grande defeito seu, não omita. Informe que você usa essa característica para não desistir dos seus projetos, sem passar por cima das ordens dos outros.

6. Não concorda com injustiça

Admita que injustiça é algo que faz você sair do sério, porém sabe que pode acontecer no ambiente de trabalho. Portanto, fale que você está trabalhando a sua inteligência emocional para saber contornar essas situações.

7. Confia demais nos outros

Como você tem muita facilidade para trabalhar em grupo, na maioria das vezes, confia demais na sua equipe. Nesse caso é necessário explicar que está aprendendo a delegar funções, mas supervisionando sempre de perto para não sofrer com surpresas desagradáveis.

Conhecer-se o suficiente é a melhor forma de encarar a situação. Sendo assim, faça uma avaliação honesta sobre você, pois saberá responder com segurança os defeitos para entrevista de emprego. Nessas horas, a tranquilidade e a sabedoria devem ser os seus aliados para o sucesso da entrevista. Para completar os seus estudos, saiba o que você deve falar em uma entrevista e como se comportar.

Que defeitos falar em uma entrevista de emprego?

Confira uma lista de defeitos para falar em entrevista, confira:.
nervosismo;.
medo de falar em público;.
perfeccionismo;.
ansiedade;.
timidez;.
conversar demais;.
dificuldade em enxergar injustiças;.
ter padrões muito elevados;.

Como citar 3 defeitos em uma entrevista?

Exemplos de defeitos para entrevista de emprego.
Nervosismo. ... .
Medo de falar em público. ... .
Timidez ou muita conversa. ... .
Perfeccionista. ... .
Padrões elevados. ... .
Injustiça. ... .
Confiança nos outros. ... .
Organização..

O que falar nos pontos fracos em uma entrevista?

Aqui estão alguns exemplos de pontos fracos a serem mencionados em uma entrevista, segundo o Indeed..
#1 Eu me concentro demais nos detalhes. ... .
#2 Tenho dificuldade em abandonar um projeto. ... .
#3 Tenho dificuldade em dizer “não” ... .
#4 Fico impaciente quando os projetos vão além do prazo. ... .
#5 Eu poderia ter mais habilidade com….

Como explicar seus defeitos?

Dicas para falar sobre seus defeitos Você também deve tentar permanecer positivo. Pode parecer impossível em uma pergunta sobre fraquezas, no entanto, já ajuda se você evitar palavras negativas como "fraco" ou "fracasso". Você também pode explicar como sua fraqueza pode ser vista como positiva no trabalho.