O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

Quais foram as determinações do Tratado de Versalhes para Alemanha?

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

Em que medida pode se afirmar que o Tratado de Versalhes é responsável pela Segunda Guerra Mundial?

São Paulo: Contexto, 1999. De acordo com o texto e com seus conhecimentos, é correto afirmar que o Tratado de Versalhes: A - Encerrou a 2ª Guerra Mundial, fazendo com que a Alemanha perdesse as colônias ultramarinas para os países dos Aliados.

Quando foi assinado o Tratado de Versalhes?

  • Assinado em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi um acordo de paz assinado pelos países europeus, após o final da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Neste Tratado, a Alemanha assumiu a responsabilidade pelo conflito mundial, comprometendo-se a cumprir uma série de exigências políticas, econômicas e militares.

Que países participaram da conferência que produziu o Tratado de Versalhes?

  • Ao todo os países que participaram da conferência que produziu o Tratado de Versalhes foram:

Como foi a humilhação da Alemanha no Tratado de Versalhes?

  • Durante o seu governo, Hitler desobedeceu todas as determinações do tratado na busca por expandir o território alemão novamente. Dessa forma, a humilhação da Alemanha no Tratado de Versalhes foi o que motivou o nazismo, movimento que levou à Segunda Guerra Mundial.

Quem participou da Conferência de Versalhes?

  • A Alemanha não teve direito a participação na Conferência. Os principais representantes nas negociações do Tratado de Versalhes foram David Lloyd George, primeiro-ministro do Reino Unido; Georges Clemenceau, primeiro-ministro francês, e Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos.

O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

Após seis meses de negociações, em Paris, o tratado foi assinado como uma continuação do armistício de Novembro de 1918, em Compiègne, que tinha posto um fim aos confrontos. O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.

O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

Página frontal da versão em língua inglesa

Os termos impostos à Alemanha incluíam a perda de uma parte de seu território para um número de nações fronteiriças, de todas as colônias sobre os oceanos e sobre o continente africano, uma restrição ao tamanho do exército e uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra.

A República de Weimar também aceitou reconhecer a independência da Áustria. O ministro alemão do exterior, Hermann Muller, assinou o tratado em 28 de Junho de 1919. O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920. Na Alemanha o tratado causou choque e humilhação na população, o que contribuiu para a queda da República de Weimar em 1933 e a ascensão do Nazismo.

No tratado foi criada uma comissão para determinar a dimensão precisa das reparações que a Alemanha tinha de pagar. Em 1921, este valor foi oficialmente fixado em 33 milhões de dólares. Os encargos a comportar com este pagamento são frequentemente citados como a principal causa do fim da República de Weimar e a subida ao poder de Adolf Hitler, o que inevitavelmente levou à eclosão da Segunda Guerra Mundial apenas 20 anos depois da assinatura do Tratado de Versalhes.

Algumas disposições do Tratado de Versalhes

Art. 45 – determinava que a Alemanha cederia o território do Sarre, rico em minas de carvão, por um prazo de quinze anos à França.

Art. 51 – estabelecia que a Alsácia e a Lorena voltariam à posse dos franceses.

Art. 102 – determinava que a cidade de Dantzig era considerada cidade livre e administrada pela Liga das Nações.

Art.119  – determinava que todas as colônias alemãs passariam às mãos dos aliados.

Art. 160 – estabelecia a quantidade máxima de tropas que a Alemanha poderia manter. No geral, só poderia ter 100 mil soldados voluntários.

Art. 168 – qualquer fabricação de armamentos deveria ter a aprovação dos aliados.

Art. 198 – determinava que a Alemanha não poderia ter aviação nem marinha militar.

Art. 231 – estabelecia o reconhecimento da culpa dos alemães pela guerra e por todas as perdas e danos dos aliados.

(Adaptado de MATTOSO, Kátia M. Queirós. Textos e documentos para o estudo da história contemporânea. São Paulo: Hucitec/Edusp, 1977, p. 166-170.

O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

O que foi o Tratado de Versalhes quais as principais determinações?

Como referenciar: "Tratado de Versalhes" em Só História. Virtuous Tecnologia da Informação, 2009-2023. Consultado em 01/01/2023 às 23:23. Disponível na Internet em http://www.sohistoria.com.br/ef2/versalhes/

O que foi o Tratado de Versalhes quais as suas principais determinações?

Proibição de ter marinha de guerra; Proibição de ter aviação de guerra; Proibição de ter tanques de guerra e artilharia pesada; A região da Renânia deveria permanecer desmilitarizada e as construções militares existentes nela, demolidas.

Quais foram as principais do Tratado de Versalhes?

O Tratado de Versalhes teve como característica o revanchismo francês, a redefinição de fronteiras, o estabelecimento de indenizações e a criação da Liga das Nações.

Quais foram as principais determinações do Tratado de Versalhes Brainly?

Tratado de versalhes exigia que a Alemanha ( perdedora da primeira guerra ) pagasse impostos e o tratado também servia para garantir paz, assim não ocorreriam novas guerras.

O que diz o Tratado de Versalhes?

O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente.