Onde colocar o liquido de arrefecimento

Onde colocar o liquido de arrefecimento

Como colocar o líquido de arrefecimento?

1) O primeiro passo é retirar a tampa do motor e a tampa do reservatório de expansão. 2) Solte a mangueira inferior do radiador e esgote o líquido de arrefecimento. Neste caso, o modelo tem uma torneira que abre e faz o escoamento do líquido usado.

Onde trocar o líquido de arrefecimento?

Onde trocar o aditivo Por mais que a abordagem dos frentistas — se oferecendo para completar ou colocar um aditivo no radiador — possa atrair alguns clientes, é importante que a substituição do líquido de arrefecimento seja feita em uma oficina mecânica.

Pode misturar o líquido de arrefecimento?

Não se pode misturar dois aditivos diferentes no radiador O fluido do radiador pode trazer vários benefícios para seu carro e, por isso, é um baixo investimento que vale muito a pena!

Quando completar o líquido de arrefecimento?

O líquido de arrefecimento é geralmente caracterizado por ser “Long Life”, ou seja, “nunca precisará ser substituído”. Mas com o tempo o líquido de arrefecimento vai sujando, devido aos minerais da água. Um conselho que dou é substituir o líquido de arrefecimento do sistema completo a cada 2 anos ou 40.000 km.

Pode completar o líquido do radiador?

É metade água, metade um aditivo chamado etilenoglicol, e já existe à venda os frascos com essa mistura pronta. E é com ele que se deve completar, porque se toda vez que parar no posto completar com água pura, não demora muito e a proporção do aditivo cai a zero.

Pode completar aditivo no radiador?

É metade água, metade um aditivo chamado etilenoglicol, e já existe à venda os frascos com essa mistura pronta. E é com ele que se deve completar, porque se toda vez que parar no posto completar com água pura, não demora muito e a proporção do aditivo cai a zero.

Como fazer a troca preventiva do fluido?

  • Um cuidado básico, mas que a maioria das pessoas ignora, é realizar a troca preventiva do fluido. O ideal é abastecer o sistema com uma mistura de água desmineralizada e o aditivo recomendado pelo fabricante do veículo na proporção correta. Desconfie de aditivos baratos!

Como evitar falhas no sistema de arrefecimento?

  • Falhas no sistema de arrefecimento costumam causar grandes problemas e enormes prejuízos. Fale com os seus clientes sobre a importância da manutenção preventiva e de uma atenção frequente. São atitudes que poupam dinheiro e deixam o carro sempre em ordem.

Qual o sistema de arrefecimento do motor?

  • A rigor, o sistema de arrefecimento do motor é formado por um circuito fechado, o que significa que o fluido que percorre seu interior não deveria baixar em momento algum.

Como fazer a troca do reservatório?

  • Após inserir o líquido até a marcação indicada, é importante rosquear a tampa do reservatório com firmeza e precisão, evitando que ela fique mal posicionada a ponto de ocorrerem vazamentos no sistema. E pronto! O que indica que é hora de fazer a troca?

Onde colocar o liquido de arrefecimento

Promovido pelo Notícias Automotivas, vamos orientar você para que revise o seu carro de uma maneira simples e descomplicada.

Essa orientação tem por objetivo fazer com que você entenda melhor o seu veículo, e que antes de qualquer viagem você mesmo verifique a situação de seu veículo.

Hoje vamos falar sobre o líquido de arrefecimento, a sua importância, como verificar o nível e também como ver a temperatura no painel de instrumentos.

  • Reservatório de água do motor
  • Função do líquido de arrefecimento
  • Nível do líquido de arrefecimento
  • Precisa trocar esse líquido?
  • Proporção de líquido de arrefecimento e água
  • Como completar o nível do sistema
  • Água baixando no radiador, é normal?
  • E se não tiver água destilada?
  • Temperatura ideal do motor

Reservatório de água do motor

Na maioria dos carros, você observará que há um reservatório de água, com exceção de alguns veículos. A cor característica na maioria das vezes é rosa, mas pode-se encontrar também o líquido na cor verde.

O líquido de arrefecimento tem por função arrefecer o motor, ou seja, mantê-lo na temperatura de trabalho ideal, que no caso é 90 °C. Se a água passar dos 100 °C evaporará, e a alta temperatura fundirá o motor.

Portanto, o líquido de arrefecimento evita a ebulição precoce da água e também evita o congelamento da água.

Nível do líquido de arrefecimento

É importante que você sempre mantenha o líquido de arrefecimento no nível do reservatório, entre o mínimo e o máximo.

Se ficar acima da marca máxima, haverá uma pressão no sistema de arrefecimento, e se você deixar abaixo do nível, elevará a temperatura do motor, o que pode fundir o mesmo.

Precisa trocar esse líquido?

O líquido de arrefecimento é geralmente caracterizado por ser “Long Life”, ou seja, “nunca precisará ser substituído”. Mas com o tempo, o líquido de arrefecimento vai sujando, devido aos minerais da água.

Um conselho é substituir o líquido de arrefecimento do sistema completo a cada 2 anos ou 40.000 km.

Proporção de líquido de arrefecimento e água

A proporção correta do líquido de arrefecimento pode ser encontrada no manual do seu veículo. Caso você não tenha o manual, poderá colocar na seguinte proporção: mínimo de 40% de aditivo do líquido de arrefecimento e 60% de água, ou no máximo 60% de aditivo do líquido de arrefecimento e 40% de água. Uma proporção equilibrada de 50% cada também pode ser usada.

Para saber a proporção correta, veja quantos litros de água circula no sistema ao esgotar toda a água do sistema de arrefecimento. Assim você terá uma base para fazer o cálculo.

Ao colocar o aditivo do líquido de arrefecimento, sempre coloque da mesma marca, para não misturar o composto químico.

Como completar o nível do sistema

Caso você precise completar a água do líquido de arrefecimento, sempre que possível coloque água destilada, porque a água destilada não contém os sais minerais que enferrujam o líquido do sistema de arrefecimento.

Água da torneira ainda cria crostas que podem entupir os dutos do sistema de arrefecimento, podendo nesse caso fundir o motor.

Se precisar abrir a tampa do reservatório do líquido de arrefecimento, abra apenas quando o motor estiver frio, pois com o motor quente a pressão é grande e, ao abrir a tampa, poderá espirrar água e queimar quem estiver por perto.

Cada veículo possui um design diferente do reservatório. Ao fechar, verifique se está bem vedado.

Água baixando no radiador, é normal?

Com o tempo, é natural que o líquido de arrefecimento vai baixando o nível. Isso é normal. Porém, se estiver muito abaixo do nível mínimo, depois de ter completado recentemente, pode haver vazamentos, ou passando pela junta do cabeçote.

Nesse caso leve imediatamente a um mecânico e fique atento ao marcador de temperatura, pois se faltar água no radiador, o prejuízo pode ser grande!

E se não tiver água destilada?

Caso não haja água destilada por perto para completar o nível, coloque água filtrada, pois terá impurezas reduzidas e não contaminará o sistema de arrefecimento.

Nos veículos que contém marcador de temperatura analógico, a escala poderá variar de 50 a 130 °C.

Temperatura ideal do motor

O líquido de arrefecimento trabalhará sempre na faixa dos 90 °C, podendo variar conforme a altitude que você estiver. Se o ponteiro passar dos 90 °C fique atento. Pare em um lugar seguro, desligue o motor e espere esfriar um pouco.

Prossiga sua viagem até um mecânico mais próximo e verifique o que está acontecendo. Se a temperatura continuar alta por muito tempo, isso poderá fundir o motor e causar prejuízos maiores.

Espero que você tenha entendido com clareza. Não quis fazer uma abordagem muito técnica, e tentei expressar de maneira simples.

Qualquer dúvida ou sugestão entre em contato com o Notícias Automotivas. Até a próxima.

Fique atento ao seu carro.

Vídeo:

Onde se coloca o líquido de arrefecimento?

No radiador, o líquido de arrefecimento passa por serpentinas, onde tem sua temperatura reduzida pela ventilação natural, pois fica na parte frontal do carro e – quando necessária – também à ação de um ventilador mecânico ou elétrico.

Pode só completar o líquido de arrefecimento?

O sistema de arrefecimento é fechado, o que significa que não tem para onde esse fluido "evaporar". Esse é o motivo de não haver necessidade de completa-lo com nada.

Como abastecer o líquido de arrefecimento?

A troca do líquido de arrefecimento só pode ser feita depois de uma limpeza completa do sistema. Há a necessidade também de ser realizada a “sangria” deste, já que não se pode ter bolhas de ar dentro do circuito, que deve ser preenchido somente com água desmineralizada e aditivo.

Pode colocar água junto com líquido de arrefecimento?

A recomendação é jamais completar o reservatório com água da torneira, o que é prejudicial, colocando o motor em risco.