Por que as soluções básicas devem ser armazenadas em frascos de plástico?

Mais Artigos

  1. As vantagens dos semicondutores
  2. A diferença entre o polietileno e o PVC
  3. Definições de glicerina e butilenoglicol
  4. As diferenças entre tubos de uPVC e PVC
  5. Diferênças entre poliestireno e poliuretano

Por que as soluções básicas devem ser armazenadas em frascos de plástico?

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Ácidos e bases fortes podem ser um risco significante à saúde. Por este motivo, o manuseio com segurança é uma preocupação séria. Armazenar uma substância química no recipiente adequado é a primeira maneira de garantir a segurança. Cada ácido e base tem propriedades únicas, o que significa que alguns recipientes são adequados para um ácido ou base, mas não para outro.

Vidro

Vidro é o material ideal para armazenar muitos tipos de químicos, incluindo a maioria dos ácidos e bases, pois é muito inerte e não reage quimicamente com a maior parte das substâncias. Ele não é poroso, o que significa que não absorve agentes químicos e não os contamina. A maior desvantagem do vidro é o fato de quebrar facilmente e dos cacos serem afiados e perigosos. Além disso, nem todas as substâncias podem ser armazenadas em vidro como o ácido fluorídrico; que pode ser armazenado em polimetilpenteno, polietileno e teflon.

Polimetilpenteno

O polimetilpenteno é um tipo de plástico que, como o vidro, é transparente e altamente resistente à corrosão; o que faz dele adequado para armazenar ambos ácidos e bases de diferentes forças. Este material é frequentemente usado para fazer amassadores e cilindros graduados, usados como ferramentas em experimentos, e também é adequado para armazenamento de outros materiais.

Polietileno

O polietileno é outro tipo de plástico também compatível com ácidos e bases de diferentes forças que, também, não reage quando exposto à eles. Este material é conhecido por sua alta resistência ao impacto, o que significa que é muito difícil de quebrar. Esta é uma propriedade ideal em armazenamento químico, já que a quebra do recipiente gera o derramamento. Este plástico é tipicamente usado para fazer sacos de lixo, recipientes e bombas.

Teflon

Teflon é mais conhecido por ser escorregadio, já que a maioria das substâncias não conseguem se aderir a ele. Além disso tem outra propriedade única: é resistente a muitas substancias químicas, incluindo ácido sulfúrico, hidróxido de sódio e ácido nítrico, todos ácidos e bases muito fortes. Por esta razão, recipientes revestidos de teflon são ideais para armazenar muitos destes materiais.

Outras características

Enquanto o material do qual uma garrafa é feito varia muito dependendo do tipo de ácido ou base que vai armazenar, há algumas características das garrafas que são as mesmas independente da substancia química. Todas projetadas para armazenar ácidos e bases possuem tampas herméticas; tampas de vidro soltas não são adequadas para armazenar por longos períodos. Uma exceção são aqueles projetados para armazenar misturas de ácidos ou bases que produzem gases, pois a pressão crescente deles pode destruir o recipiente. Além disso, um recipiente adequado deve poder ser claramente etiquetado.

Referências

Créditos Fotográficos

PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Perguntas frequentes

ÁCIDOS

1. Quais são as substâncias incompatíveis com o seu ácido?

  • Ácido acético é incompatível com o óxido de crómio (IV), ácido nítrico, álcoois, etilenoglicol, ácido perclórico, peróxidos e permanganatos
  • Ácido nítrico é incompatível com o ácido acético, anilina, óxido de crómio (IV), ácido cianídrico, sulfureto de hidrogénio, líquidos inflamáveis e gases
  • Ácido oxálico é incompatível com prata e mercúrio
  • Ácido perclórico é incompatível com o anidrido acético, bismuto e liga de bismuto, álcoois, papel e madeira
  • Ácido sulfúrico é incompatível com o clorato de potássio, perclorato de potássio e permanganato de potássio

2. Posso utilizar o ácido cítrico GPR RECTAPUR® (refª 20273*) para descalcificar máquinas de café?

SIM! Para descalcificar uma máquina de café, dissolva a máxima quantidade possível de ácido cristalino em água morna (40 a 50 °C). Depois de deixar arrefecer a solução, decante-a, eliminando qualquer sedimento não dissolvido, e verta a solução na máquina de café. Após a descalcificação, lave a máquina uma ou duas vezes com água corrente. Para ter a certeza absoluta de que todo o ácido cítrico foi removido, verifique a água com uma tira de pH.


3. De que forma posso trabalhar em segurança com o ácido fluorídrico NORMATOM® (refª 83873* ou 85029*)?

Encontram-se disponíveis várias opções para garantir segurança especial no armazenamento e dispensação de ácido fluorídrico:

  • Frascos de paredes extra espessas 
  • Tampas de segurança e vedantes especialmente concebidas para o efeito
  • Dispensador especial, capaz de fornecer a quantidade precisa de ácido de que necessita, garantindo que a última gota regressa, em segurança, ao frasco

4. Como gerir riscos de explosão derivados do ácido perclórico a 70% AnalaR® NORMAPUR® ACS (refª 20589*)?

O ácido perclórico altamente concentrado é extremamente corrosivo, mas não é explosivo. A uma pressão normal, pode ser aquecido até à ebulição com uma chama livre. No entanto, se houver o mínimo de vestígios de impureza orgânica ou se entrar em contato com uma substância orgânica, o ácido perclórico poderá explodir sendo, portanto, necessário um armazenamento e manuseio cuidadosos para evitar a contaminação.


5. Por que motivo a VWR Chemicals fornece ácido nítrico concentrado num frasco de plástico com um prazo de validade curto, de 2 anos?

Durante esse tempo, o ácido nítrico concentrado ataca o plástico, o que acabaria por tornar o frasco de plástico quebradiço.


6. Como posso trabalhar em segurança com o ácido fórmico a 100% altamente concentrado AnalaR® NORMAPUR® (refª 20318*)?

O ácido fórmico altamente concentrado decompõe-se lentamente em monóxido de carbono e água. A formação de gás aumenta a pressão no frasco, o que pode provocar uma explosão. A reação de decomposição acelera a temperaturas baixas, nomeadamente a 30 °C. Desta forma, fornecemos ácido fórmico em frascos com tampas roscadas especiais.


7. Por que motivo a VWR Chemicals fornece ácido nítrico a 99% (refª 85851*, 85850*) com embalagens e tampas especiais?

O ácido nítrico fumegante emite gases castanho-avermelhados, devido à ação da luz e do calor. Esses gases causam a subida da pressão no interior do recipiente e, em certas circunstâncias, podem causar a explosão do mesmo. As tampas e embalagens especiais da VWR Chemicals evitam estes problemas de segurança.


EMBALAGENS

8. Quais são as vantagens e desvantagens dos frascos de vidro e de plástico de polietileno de alta densidade (HDPE)?

Além do aumento de segurança com o HDPE, estes frascos  de plástico são úteis quando utiliza um número elevado de ácidos e/ou está ciente dos custos de aquisição. Os frascos de HDPE de elevada qualidade garantem a compatibilidade com o nosso grau analítico de elevada pureza (Analar NORMAPUR) e o pack é mais barato e muito mais leve do que os frascos de vidro. 


9. O que é o EMBASAFE?

Esta embalagem especial revestida em PE oferece uma proteção máxima em caso de quebra de vidro, uma vez que contém qualquer quebra, resolvendo mais facilmente a situação. O vidro é, obviamente, totalmente compatível com o nosso grau analítico de elevada pureza (Analar® Normapur®) e pode ser reciclado da mesma forma que um frasco de vidro.


10. Qual é o período de armazenamento das substâncias em frascos de PE?

Solventes: 5 anos
Ácidos: 2 anos


RÓTULOS E REGULAMENTO CRE (CLP)

11. Quais são as dimensões mínimas dos rótulos para rotular as misturas ou amostras?

Por que as soluções básicas devem ser armazenadas em frascos de plástico?


12. Como ler um rótulo da VWR?

Os novos rótulos multilingues foram concebidos para o ajudar a encontrar a informação de que precisa, de forma fácil e rápida. Estes incluem sempre um prazo de validade para o produto não aberto e armazenado corretamente e, normalmente, um espaço para registo da data de receção e/ou da data em que a embalagem foi aberta pela primeira vez.

Os novos rótulos também estão em conformidade com os requisitos CRE. A especificação garantida do produto é incluída no rótulo, se o espaço o permitir. Caso contrário, as especificações atuais da VWR estarão disponíveis no site vwr.com.

Por que as soluções básicas devem ser armazenadas em frascos de plástico?


13. Como manusear produtos químicos de forma segura?

Antes de manusear produtos químicos perigosos, consulte a ficha de segurança e, em seguida, efetue uma avaliação do risco.

Ler mais


Por que as soluções de NaOH devem ser armazenadas em frascos de plásticos?

Essa solução de hidróxido de sódio deve ser guardada em um recipiente de plástico, porque o NaOH reage pouco a pouco com o vidro.

Porque o ácido fluorídrico deve ser armazenado em recipientes de plástico?

Devido à alta reatividade em relação ao vidro e moderada em relação a muitos metais, o ácido fluorídrico deve ser preferencialmente armazenado em recipientes plásticos (embora o PTFE seja ligeiramente permeável a ele).

Por que se utiliza um frasco de vidro para o armazenamento da solução de HCl?

Os vidros são utilizados para armazenar uma variedade significativa de ácidos, pois esse material reage com poucos compostos pertencentes a essa função inorgânica. O ácido clorídrico (HCl) é um dos ácidos com os quais o vidro não reage. Desse modo, o frasco de vidro não sofre corrosão ao armazená-lo.

Como armazenar reagentes em laboratório?

- Não armazenar produtos químicos dentro da capela, nem no chão do laboratório. - Se for utilizado armário fechado para armazenagem, que este tenha aberturas laterais ou na parte superior, para ventilação, evitando-se acúmulo de vapores.