Por que cuidar e educar são processos indissociáveis?

Por que cuidar e educar são processos indissociáveis?

Qual o significado de cuidar e educar na Educação Infantil?

Cuidar e educar significa compreender que o espaço/tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade. ...

Qual a relação entre o brincar o cuidar e o educar na Educação Infantil?

As brincadeiras na Educação Infantil é ferramenta de suma importância para a criança, pois através do Brincar, a criança constrói emoções e sentimentos colaborando para o seu desenvolvimento, portanto no Cuidar e Educar faz-se de suma relevância considerar a ludicidade e explora- lá como ferramenta de grande valia no ...

O que é preciso aprender para aprimorar a competência de cuidar e educar?

O educar se refere ao aprendizado da criança. Fator esse que contribui para o processo de formação, juntamente com o cuidar. A família e a instituição é a base para educá-lo, aspectos esses que devem se unir para um bom resultado. ... Ensinar a criança conhecer, a cuidar de si, a explorar o ambiente é uma forma de educar.

Como compreendemos a articulação entre cuidado e educação na Educação Infantil?

3 ARTICULAÇÃO ENTRE AS AÇÕES DO CUIDAR E O EDUCAR Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

Qual é a diferença de cuidar e educar?

Conforme os resultados a maioria dos professores entendem que não ocorre diferença entre cuidar e educar, deixando claro que estas ações devem impregnar a ação pedagógica de consciência, estabelecendo uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a ...

O que é cuidar para você na esfera da educação infantil?

Contemplar o cuidado na esfera da instituição da educação infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica.

Porque cuidar e educar são Indissociaveis?

O cuidar e educar são indissociáveis, e devem proporcionar as crianças, construções de hábitos saudáveis, ajudando na formação das suas identidades, sendo possível com isso, que as crianças estabeleçam relações e associações com o mundo a sua volta, se desenvolvendo de forma integral, sem comprometer o crescimento.

Qual a importância das interações e da brincadeira na Educação Infantil?

Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (BRASIL, 1998, p. 22).

Por que cuidar e educar são processos indissociáveis?

O cuidar e educar são indissociáveis, e devem proporcionar as crianças, construções de hábitos saudáveis, ajudando na formação das suas identidades, sendo possível com isso, que as crianças estabeleçam relações e associações com o mundo a sua volta, se desenvolvendo de forma integral, sem comprometer o crescimento.

Qual a importância do cuidar?

O autocuidado é extremamente importante para ter uma vida leve, saudável e feliz. Se cuidar nunca será um gasto, mas sim, um investimento. O autocuidado é uma forma de amor e carinho com nós mesmos, por isso, cuide da pessoa mais importante da sua vida: cuide de você! ...

Qual o papel do professor na educação infantil?

  • O segundo momento trata sobre as práticas pedagógicas do professor, que podem favorecer a aprendizagem da criança no contexto escolar no nível em que se encontra, a educação infantil. Por fim no terceiro momento, uma reflexão em relação ao papel do professor diante deste desafio e suas relações entre cuidar e educar ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre cuidar e educar?

  • Cuidar e Educar são duas funções diferentes, mas devem ser associadas para o desenvolvimento da aprendizagem integral da criança. Palavras-chave: Educação. Infantil. Educar. Cuidar. Introdução . Para a criança ter um bom desenvolvimento ela depende do cuidar e do Educar, sendo que o Cuidar envolve a dimensão afetiva, como por exemplo ...

Qual o papel do educador na educação infantil?

  • O Educar tem um papel fundamental na Educação Infantil, pois na maioria das vezes vemos as crianças como seres indefesos e inocentes e, até mesmo incapazes, mas isso são formas errôneas de se ver as crianças.

Qual a formação necessária para a educação infantil?

  • Como profissionais da educação, precisamos estar em constante formação, buscando novas aprendizagens, criando novas estruturas de ensino, proporcionando um espaço de aconchego, segurança e propicio ao conhecimento que será transmitido as nossas crianças. HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: O CONTEXTO DAS REFORMAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NO BRASIL

Porque o cuidar e educar são indissociáveis?

Cuidar e educar implica reconhecer que o desenvolvimento, a construção dos saberes, a constituição do ser humano não ocorre em momentos e de maneira compartimentada. Portanto, na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar são indissociáveis. Não tem como separar essas duas ações.

O que é indissociabilidade entre educar e cuidar?

A indissociabilidade entre a relação cuidar/educar significa propor uma ação pedagógica integrada ao desenvolvimento da criança baseada em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade específica da infância.

Qual é a relação existente entre cuidar e educar?

De acordo com o documento Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (1998) o cuidar deve suprir as necessidades das crianças, mediando o desenvolvimento das capacidades humanas. Já o educar, deve contribuir na formação da crianças em sua inserção social e em seu desenvolvimento.

Qual a relação entre o Brincar cuidar e educar na educação infantil?

Educar significa propiciar situações significativas de aprendizagem, de cuidado, brincadeiras de forma que possa contribuir para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como também de cuidado, brincadeiras e de relação interpessoal de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e ...