Por que o céu é azul Brainly?

Índice:

  1. O que significa a palavra atmosfera Brainly?
  2. O que é atmosfera e qual a sua importância?
  3. Qual a atmosfera do nosso planeta?
  4. Qual a composição da atmosfera terrestre?
  5. Por que a atmosfera é fundamental para a vida na Terra?
  6. Qual a diferença entre a atmosfera e o céu azul?

O que significa a palavra atmosfera Brainly?

Resposta: Camada de ar que envolve o planeta Terra: atmosfera terrestre.

O que é atmosfera e qual a sua importância?

Atmosfera é um conjunto de partículas microscópicas em movimento constante. Composta por gases, vapor d'água e compostos sólidos, ela desempenha funções extremamente importantes para a manutenção e sobrevivência dos seres vivos.

Qual a atmosfera do nosso planeta?

  • Atmosfera é a camada de ar que envolve o nosso planeta. Outros planetas do sistema solar também apresentam atmosfera. Os gases que compõem a atmosfera são mantidos ao redor da Terra devido à atração da gravidade e acompanham o seu movimento.

Qual a composição da atmosfera terrestre?

  • Composição da Atmosfera. A atmosfera terrestre é composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio, gás carbônico e pequena quantidade de outros gases. Apresenta ainda, uma quantidade variável de vapor de água.

Por que a atmosfera é fundamental para a vida na Terra?

  • A atmosfera é fundamental para a manutenção da vida na Terra, pois: 1 É fonte de oxigênio, gás essencial para a vida. 2 Regula a temperatura e o clima terrestre. 3 É responsável pela distribuição da água no planeta (chuva). 4 Protege a Terra das radiações cósmicas e dos meteoros. More ...

Qual a diferença entre a atmosfera e o céu azul?

  • A atmosfera também é a responsável por vermos o céu azul durante o dia, pois suas partículas difundem predominantemente a radiação visível neste comprimento de onda. Devido as distintas características que a atmosfera apresenta, em diferentes altitudes ela é dividida em camadas.

O céu parece, mas não é azul. Nós enxergamos o céu azul devido à combinação da luz do Sol com os elementos que compõem a atmosfera. Isso faz com que a cor azul se espalhe e chegue aos nossos olhos com a impressão de que essa seja a cor do céu.

O motivo pelo qual olhamos para cima e vemos tudo azul é semelhante ao efeito de um prisma óptico. Vamos entender melhor como isso acontece?

3 fatos que explicam o azul do céu

1. A cor da luz do Sol

Bem, temos a impressão de que a luz do Sol seja branca, mas na verdade é uma mistura de várias cores. Isso porque o branco reflete todas as cores.

2. A mistura das cores na atmosfera

As cores têm origem em ondas eletromagnéticas. Através de um espectro eletromagnético visível vemos que as cores são ondas com comprimentos diferentes.

Elas viajam pelo vácuo do espaço, onde se misturam com os gases, vapor de água e poeira que compõem o ar atmosférico.

Por que o céu é azul Brainly?
Espectro eletromagnético visível

3. O comprimento das ondas azuis

Na atmosfera, a luz emitida pelo Sol que mais se destaca é o azul, porque as suas ondas são mais curtas, o que faz com que elas sejam mais nítidas.

Conclusão: o céu é azul graças ao Sol e à atmosfera

Se não fosse a mistura de cores emitida da luz do Sol em conjunto com os gases e tudo o que compõe o ar da atmosfera, o céu seria negro durante o dia.

Espalhamento ou Dispersão de Rayleigh é o nome do fenômeno físico que nos dá a impressão de que o céu é azul. Ele é assim chamado em virtude do físico inglês John William Strutt (Lord Rayleigh), que se dedicou a estudar o espalhamento da luz.

Você também pode querer saber sobre:

  • Espectro eletromagnético
  • Refração da luz
  • Arco-íris

Por que o céu é azul Brainly?
Em nosso planeta Terra, o céu é azul graças ao fenômeno óptico da dispersão, também conhecido como dispersão de Rayleigh. Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, uma parte destes raios luminosos se dispersa nas partículas que se encontram na atmosfera. Ocorre, porém, que os raios luminosos com menor comprimento de onda sofrem maior dispersão. Assim, como o azul corresponde a uma faixa com os menores comprimentos de onda do espectro visível, estes raios sofrem mais dispersão, justificando a cor azul para o céu durante a maior parte do dia.

No nascer e no pôr do sol, contudo, as cores são diferentes do azul, geralmente ficando entre o vermelho e o alaranjado. Isto ocorre porque no amanhecer e no entardecer, os raios solares precisam percorrer um caminho mais longo na atmosfera até chegarem aos nossos olhos. Neste percurso maior, os raios correspondentes ao azul já sofreram tanta dispersão que não sobra azul para chegar aos nossos olhos. O vermelho, por ter maior comprimento de onda, sofre menos dispersão. Assim, a luz que chega aos nossos olhos tende ao vermelho e ao laranja devido à ausência do azul.  Uma atmosfera mais poluída de partículas (poeira, fumaça, etc) pode contribuir para um pôr do sol mais avermelhado, já que aumenta a dispersão dos raios vermelhos, sem atingir um nível excessivo de dispersão capaz de eliminar a percepção do vermelho.

Já no vácuo, porém, não ocorre a dispersão dos raios luminosos. Por este motivo, no espaço, os astronautas enxergam o céu negro, uma vez que não há partículas em quantidade suficiente para gerar a dispersão dos raios luminosos.

Porque que o céu é azul?

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

Por que o céu é azul PDF?

Quando o Sol está perto do horizonte, a luz precisa percorrer um caminho mais longo pela atmosfera, assim, a maior parte da luz azul já foi espalhada ao longo deste caminho, chegando então apenas a luz de frequências menores de amarelo, laranja e ver- melho.

Por que o céu está com cores diferentes?

Se o Sol, nossa estrela, emite sempre um mesmo tipo de luz, por que o céu muda de cor? A cor que vemos no céu segue a mesma lógica da que enxergamos nos objetos. Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem.