Por que ocorrem deslizamentos em encostas de que forma a ação humana agrava esse processo?

Movimento de Massa, também denominado como deslizamento, escorregamento, ruptura de talude, queda de barreiras, entre outros, se refere aos movimentos de descida de solos e rochas sob o efeito da gravidade, geralmente potencializado pela ação da água.

O Brasil é considerado muito suscetível aos movimentos de massa devido às condições climáticas marcadas por verões de chuvas intensas em regiões de grandes maciços montanhosos (i). Nos centros urbanos os movimentos de massa têm tomado proporções catastróficas (ii). Atividades humanas como cortes em talude, aterros, depósitos de lixo, modificações na drenagem, desmatamentos, entre outras, têm aumentado a vulnerabilidade das encostas para a formação desses processos (iii). Essa condição é agravada, principalmente, quando ocorrem ocupações irregulares, sem a infraestrutura adequada, em áreas de relevo íngreme.

Deste modo, considerando os mecanismos específicos e os diferentes materiais envolvidos, os movimentos de massa são classificados em quatro tipos principais: Quedas/Tombamentos/Rolamentos; Deslizamentos/Escorregamentos; Fluxo de Detritos e lama; e Subsidência e Colapsos (Figura 1) (iv,v). Contudo, os deslizamentos constituem o principal tipo de movimento de massa monitorado e alertado pelo Cemaden.

Por que ocorrem deslizamentos em encostas de que forma a ação humana agrava esse processo?
Figura 1. Principais tipos de  movimentos de massa. Fonte:  Compilada e adaptada de: (iv), http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/ead/interacao/inter09g.html e http://www.aegweb.org/?page=LandSubsidence

Quedas são movimentos em queda livre de fragmentos rochosos (de volumes variáveis) que se desprendem de taludes íngremes. Quando um bloco rochoso sofre um movimento de rotação frontal para fora do talude o movimento de massa é classificado como Tombamento. Rolamentos são movimentos de blocos rochosos ao longo de encostas que geralmente ocorrem devido aos descalçamentos.

Deslizamentos ou Escorregamentos são movimentos de solo e rocha que ocorrem em superfícies de ruptura. Quando a superfície de ruptura é curvada no sentido superior (em forma de colher) com movimento rotatório em materiais superficiais homogêneos, o movimento de massa é classificado como Deslizamento Rotacional. Quando o escorregamento ocorre em uma superfície relativamente plana e associada a solos mais rasos, é classificado como Deslizamentos Translacionais.

Os Fluxos de Lama e Detritos, também chamados Corridas de Massa, são movimentos de massa extremamente rápidos e desencadeados por um intenso fluxo de água na superfície, em decorrência de chuvas fortes, que liquefaz o material superficial que escoa encosta abaixo em forma de um material viscoso composto por lama e detritos rochosos. Esse tipo de movimento de massa se caracteriza por ter extenso raio de ação e alto poder destrutivo.

Subsidência e Colapsos são movimentos de massa caracterizados por afundamento rápido ou gradual do terreno devido ao colapso de cavidades, redução da porosidade do solo ou deformação de material argiloso.

Por que ocorrem deslizamentos em encostas de que forma a ação humana agrava esse processo?
 

Citações:

(i) GUIMARÃES, R. F. et al. Movimentos de Massa. In: FLORENZANO, T. G. Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. Cap. 6, p. 159 – 184.

(ii) SEPÚLVEDA, S. A.; PETLEY, D. N. Regional trends and controlling factors of fatal landslides in Latin America and the Caribbean. Natural Harzards and Earth System Sciences, v. 15, p. 1821-1833, 2015.

(iii) FERNANDES, N. F. et al. Condicionantes geomorfológicos dos deslizamentos nas encostas: avaliação de metodologias e aplicação de modelo de previsão de áreas susceptíveis. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 2, p. 51-71, 2001. ISSN 1.

(iv) HIGLAND, L. M.; BOBROWSKY, P. The landslide handbook – A guide to understanding landslides. U.S. Geological Survey (USGS). Reston, Virginia, p. 129p. 2008. (Circular 1325).

(v) IPT, I. D. P. T.-. Ocupação de Encostas. IPT. São Paulo. 1991. (n. 1831).

Índice:

  1. O que fazer para evitar os deslizamentos de terra?
  2. O que causa o deslizamento de encostas em áreas urbanas?
  3. Por que não ocorrem deslizamentos em áreas onde ainda existem árvores?
  4. Porque ocorrem deslizamentos em encostas e de que forma a ação humana agrava esse processo?
  5. Como evitar que o barranco caia?
  6. O que fazer em caso de deslizamento de terras?
  7. Quais os perigos do deslizamento das encostas?
  8. O que é deslizamentos de encostas?
  9. O que causa os deslizamentos de encostas?
  10. Por que os deslizamentos das encostas nas cidades vêm ocorrendo em ritmo alarmante nos últimos anos?
  11. Qual a predisposição ao deslizamento de terra?
  12. Como o deslizamento de terra pode causar consequências trágicas?
  13. Como aumentar o risco de deslizamento de terra?
  14. Quais são os deslizamentos?

O que fazer para evitar os deslizamentos de terra?

Evite plantar bananeiras e árvores grandes como manga, mamão, abacate, entre outras. Elas acumulam muita água no solo e podem provocar deslizamentos de terra. Evite também cortes e aterros nas encostas para não enfraquecer o terreno. Nunca construa próximo a barrancos.

O que causa o deslizamento de encostas em áreas urbanas?

A principal interferência do ser humano é o desmatamento na região da encosta, que elimina as chamadas 'plantas salvadoras'. A vegetação exerce um papel importante de estabilização do solo, 'segurando' a terra e servindo como barreira natural para a queda d'água.

Por que não ocorrem deslizamentos em áreas onde ainda existem árvores?

As terras envolvidas em um deslizamento de terra são geralmente instáveis. Uma das razões mais comuns para a instabilidade é a baixa cobertura do solo. Árvores e plantas, especialmente quando se enraízam profundamente, podem manter o solo no lugar para que não possa deslizar, mesmo em graus muito íngremes.

Porque ocorrem deslizamentos em encostas e de que forma a ação humana agrava esse processo?

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à forma de relevo, estrutura geológica do terreno, além das ações humanas que intensificam os deslizamentos: retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento desse ...

Como evitar que o barranco caia?

Como evitar deslizamentos de terra em um terreno? Aprenda 7 técnicas fundamentais!

  1. Drenagem da superfície e do subsolo. ...
  2. Escavação do topo. ...
  3. Apoio do “dedo do pé” ...
  4. Construção de estacas e muros de contenção. ...
  5. Remoção e substituição. ...
  6. Preservação da vegetação. ...
  7. Proteção contra quedas de rochas.

O que fazer em caso de deslizamento de terras?

Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil (ligue para 199) e o Corpo de Bombeiros, assim como o máximo de pessoas que residem na área atingida. Além disso, afaste-se e oriente os curiosos para que se mantenham afastados do local do deslizamento, pois pode haver novas ocorrências.

Quais os perigos do deslizamento das encostas?

Este recurso, quando usado ou manejado indevidamente, tem na erosão um dos principais vetores de degradação, destruição e prejuízos, inclusive com riscos à vida, principalmente animal e humana.

O que é deslizamentos de encostas?

Fenômeno provocado pelo escorregamento de materiais sólidos, como solos, rochas, vegetação e/ou material de construção ao longo de terrenos inclinados, denominados de “encostas”, “pendentes” ou “escarpas”.

O que causa os deslizamentos de encostas?

O deslizamento ocorrerá quando a força da gravidade atuando sobre a encosta for maior que o atrito existente entre as partículas. Se o deslizamento ocorrer na presença de chuva, em locais íngremes com transporte de fragmentos de rocha e solo identificáveis, dizemos que ocorreu um “escorregamento” de terra.

Por que os deslizamentos das encostas nas cidades vêm ocorrendo em ritmo alarmante nos últimos anos?

Os deslizamentos em encostas e morros urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao crescimento desordenado das cidades, com a ocupação de novas áreas de risco, principalmente pela população mais carente. A entrada de água no solo desestabiliza as encostas, formando fendas.

Qual a predisposição ao deslizamento de terra?

  • O Brasil possui uma predisposição à deslizamento de terra, devido ao clima tropical e seus índices de pluviosidade. Assim, o solo fica encharcado e instável, além de fissuras. Sem contar, que quanto mais íngreme as encostas, maior o risco de deslizamento.

Como o deslizamento de terra pode causar consequências trágicas?

  • Um deslizamento de terra pode destruir casas, destruir uma estrada ou desencadear eventos mais catastróficos, como inundações, se ocorrerem no lugar errado e na hora errada. Os assentamentos humanos em todo o mundo são construídos perto de falésias e montanhas propensas a deslizamentos de terra, o que pode resultar em consequências trágicas.

Como aumentar o risco de deslizamento de terra?

  • A atividade humana, como agricultura e construção, pode aumentar o risco de um deslizamento de terra. Irrigação, desmatamento, escavação e vazamento de água são algumas das atividades comuns que podem ajudar a desestabilizar ou enfraquecer uma encosta.

Quais são os deslizamentos?

  • Deslizamentos são fenômenos naturais: podem ocorrer mesmo que a área esteja com sua vegetação intacta. Mas a ação humana pode facilitar sua ocorrência e aumentar os estranhos.

Por que ocorrem movimentos de massa em encostas de que forma a ação humana agrava esse processo e quais são as consequências dele para a sociedade?

Resposta: Esse processo é acelerado pela ação humana quando ocorre o desmatamento e ocupação das encostas, aumentando o peso da massa solta sujeita a escorregamento. Sua ocorrência provoca destruição de casas e bens materiais, além da possível perda de vidas humanas por soterramento.

Por que ocorrem deslizamentos em encostas?

Os motivos que desencadeiam esse processo estão ligados à retirada da cobertura vegetal de áreas de relevo acidentado, habitação humana em locais impróprios, oferecendo condições propícias para o desenvolvimento de deslizamentos em encostas.

Quais as ações humanas que contribuem para os deslizamentos?

A ocupação desordenada e o desmatamento de morros e encostas são os principais fatores de risco para a ocorrência de deslizamentos. Isso porque a vegetação ameniza os impactos causados pela chuva, já que suas raízes ajudam a estabilizar o solo.

Quais são as consequências dos deslizamentos de encostas?

Um deslizamento de terra pode destruir casas, destruir uma estrada ou desencadear eventos mais catastróficos, como inundações, se ocorrerem no lugar errado e na hora errada.