Quais foram os conflitos Territóriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação das duas regiões separatistas?

Essa pode ser uma ação do administrador ou a página está com alto consumo de recursos

Ir para painel

Para mais informações, acesse seu painel e, nas configurações do seu site, desative a opção "pausar" ou opte por "reiniciar seu website". Caso o motivo seja o consumo de recursos, verifique se possui algum alerta em seu painel. Você também pode analisar a performance de seu site ativando o add-on de monitoramento via New Relic.

Um ponto culminante para a eclosão do foco de tensão entre Rússia e Geórgia foi desencadeado pelo interesse dos países citados em anexar o território da República de Ossétia do Sul aos seus domínios.

Em 20 de setembro de 1990, surgiu a República da Ossétia do Sul. Apesar de estar dentro do território da Geórgia, alcançou sua autonomia. No entanto, os líderes da Geórgia não aceitaram o fato, declarando ser inconstitucional.

A partir da autonomia da República da Ossétia do Sul houve o surgimento de um foco de tensão, uma vez que a Geórgia não desistiu de reintegrar a região, a Rússia, por sua vez, apóia a decisão da Ossétia do Sul em continuar independente.

No dia 08 de agosto, as tropas da Geórgia realizaram uma ofensiva apoderando-se da Ossétia do Sul. Segundo o presidente da Geórgia, Mikhail Saakashuili, a Rússia executou bombardeios em seu território, figurando como uma invasão que fere a soberania nacional.

O principal motivo que envolve a Rússia nessa questão é que a Ossétia do Sul pretende ser anexada ao território russo para se juntar ao restante de sua etnia que se encontra na Ossétia do Norte, localizada em território russo, indo totalmente contra os interesses da Geórgia.

O presidente da Geórgia afirmou que a Rússia enviou veículos militares para a Geórgia e a Ossétia do Sul com a finalidade de impedir a entrada das forças militares georgianas.

Esses fatos levam a crer que essa divergência geopolítica pode conduzir a uma guerra, tendo em vista que já ocorreram confrontos armados com vítimas.

Segundo o dirigente da república, Eduard Kokoiti, a Geórgia tem objetivos de realizar uma limpeza étnica na Ossétia do Sul, sendo que esse último ataque figura o terceiro genocídio promovido pelas forças militares georgianas.

Esse conflito está alicerçado na troca de acusações entre Rússia e Geórgia, o primeiro afirma que a Geórgia destruiu uma cidade na Ossétia do Sul através de ataques aéreos. O segundo acusa a Rússia de atacar sua base e se defende afirmando às autoridades internacionais que está sendo vítima das forças armadas russas.

De forma genérica, esse é mais um problema geopolítico desenvolvido no leste europeu que parece estar longe de terminar, especialmente nas antigas repúblicas soviéticas, quase sempre motivadas pela intolerância étnica, cultural e religiosa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Palavras-chave: Conflito Rússia-Geórgia, Espaço da Antiga URSS, Segurança Internacional, Cáucaso

Resumo

O breve conflito entre Rússia e Geórgia, em agosto de 2008, trouxe à tona o problema dos Estados de fato que existem no território da antiga URSS apesar de suas soberanias não serem reconhecidas pela comunidade internacional. Todavia, uma das questões mais instigantes a respeito do conflito foi negligenciada pela maioria dos analistas: por que a Geórgia atacou a Ossétia do Sul, se todos os indícios indicavam que haveria reação da Rússia e inação dos Estados Unidos em relação a seu aliado do Cáucaso? O nacionalismo georgiano foi o fator que causou o erro de avaliação do governo Saakashvili, que ordenou o ataque aos Ossetas acreditando na impossibilidade de uma invasão russa como resposta, em uma região onde a presença de soldados russos é marcante. A omissão se deve ao fato de que reconhecer o nacionalismo georgiano como responsável pelo conflito implicaria reconhecer que o Ocidente também é responsável pela tragédia vivida no Cáucaso, tendo em vista que a reemergência do nacionalismo na Geórgia é resultado direto de medidas ocidentais. Além disso, tal reconhecimento iria de encontro à visão de que a Rússia deve ser vista como uma ameaça e, em decorrência, à retórica dos líderes ocidentais para justificarem os gastos militares envolvidos no processo de expansão da OTAN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Mielniczuk, PUC Rio

Prof. Relações Internacionais doInstituto de Relações Internacionaisda PUC-Rio. Gostaria de agradecerao auxílio de Paula Maculan, BolsistaPIBIC-CNPq do projeto “O efeito dosataques terroristas de 11 de setembropara o relacionamento OTAN-Rússia”desenvolvido no âmbito do programade bolsas da PUC-Rio.

Quais foram os conflitos Territóriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação das duas regiões separatistas?

  • PDF

Como Citar

Mielniczuk, F. (1). O Conflito entre Rússia e Geórgia: uma revisão histórica. Estudos Internacionais: Revista De relações Internacionais Da PUC Minas, 1(2), 157-166. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/estudosinternacionais/article/view/6311

Seção

Dossiê: Potências Emergentes

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2.Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3.Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

Quais foram os conflitos Territóriais que ocorreram na Geórgia como ficou a situação das duas regiões separatistas?

Quais foram os conflitos que ocorreram na Geórgia como ficou a situação das duas regiões separatistas?

Na Abcásia: 3.000 separatistas, 5.000 soldados georgianos e 20.000 civis mortos e 250.000 georgianos deslocados. Quando a revolta de Gamsakhurdia foi finalmente derrotada, os conflitos na Abcásia e na Ossétia do Sul resultaram na separação de facto de ambas as regiões da Geórgia.

Quais os conflitos separatistas na Geórgia?

O conflito entre a Geórgia e a Abecásia refere-se ao conflito étnico, iniciado em 1989 e com desenrolar até o presente, entre georgianos e abecásios na Abecásia, que é atualmente uma república autodeclarada independente, e de facto da Geórgia, embora sua independência seja reconhecida apenas pela Rússia e por outros ...

Quais foram os conflitos territoriais que ocorreram na geografia?

Os principais conflitos no Leste Europeu acontecem nas regiões dos Bálcãs e do Cáucaso. O mais recente deles é a guerra na Ucrânia, território invadido pela Rússia em fevereiro de 2022. Esse conflito se desenvolve, entretanto, desde pelo menos o ano de 2014.

Como ocorreu o conflito entre Rússia e Geórgia em 2008 resumo?

No dia 7 de agosto de 2008, militares georgianos lançaram um pesado bombardeio terrestre contra a Ossétia. No dia seguinte, a Geórgia lançou uma grande ofensiva militar. Entre 10 000 e 11 000 soldados georgianos se concentraram para a investida.