Quais foram os meios de estudar na EAD no começo de seu surgimento?

Quais foram os meios de estudar na EAD no começo de seu surgimento?

Quem poderia imaginar que a internet se tornaria a mídia mais promissora desde a criação da televisão, não é mesmo? Do seu surgimento aos dias de hoje, esse conjunto de redes só tem crescido, assim como a demanda de pessoas que querem uma formação de ensino superior.

Com isso, as aulas a distância, também conhecido como cursos EAD, se tornaram uma tendência mundial e o aluno pode fazer as aulas ao vivo ou deixar para assistir quando tiver um tempo para se dedicar aos estudos.

Além do que citamos acima, com o EAD os estudantes podem frequentar o curso desejado, mesmo que a instituição de ensino escolhida fique a alguns quilômetros de distância.

Mas você sabe quando esse tipo de curso foi criado? Então siga com a leitura e descubra.

Quando surgiu o EAD?

Não se sabe ao certo quando e onde o ensino a distância ganhou forma, mas no início do século XVIII, um jornal dos Estados Unidos passou a enviar matérias anexadas no mesmo. Em 1728, Caleb Phillips inaugurou a aprendizagem por correspondência, com um curso de taquigrafia.

Entretanto, alguns pesquisadores relatam o início desse tipo de estudo em 1881, pela Universidade de Chicago, por meio do curso de língua hebraica via cartas. Já outros acreditam que o ensino a distância surgiu em 1890, na Alemanha, também por correspondência.

Alguns anos mais tarde, em 1922, a Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, desenvolveu a ideia e passou a oferecer conhecimento por meio do rádio. Tempos depois, mais de 200 instituições passaram a adotar essa metodologia.

O que eles não poderiam imaginar é que, um dia, essas aulas seriam realizadas via internet e que educação e tecnologia, na verdade, andam juntas.

No Brasil, o ensino a distância foi aparecendo aos poucos e começou a ganhar força e visibilidade somente no começo do século XIX.

A instituição mais antiga a oferecer cursos a distância foi o Instituto Monitor, em 1939. Em 1946, o Instituto Universal Brasileiro passou a funcionar e ambos tinham como metodologia a iniciação profissional em áreas técnicas por correspondência.

Cadastre-se e busque a vaga de emprego ideal!

  • 1 Crie uma conta grátis
  • 2 Cadastre seu currículo
  • 3 Busque vagas e candidate-se
  • 4 Aguarde contato do recrutador

O Senac, em parceria com o Sesc e algumas emissoras de rádio associadas, criou, em 1947, a Universidade do Ar, que oferecia cursos comerciais via rádio. Os programas eram gravados em discos de vinil e repassados para as emissoras, que programavam as aulas três vezes por semana. Na década de 1950, a Universidade do Ar chegou a ter 80 mil alunos em 318 localidades.

Trinta anos mais tarde, em 1976, o Sistema Nacional de Teleducação foi criado e nada mais era que um programa de ensino por correspondência, rádio e TV. Em 12 anos de existência, mais de 1 milhão de pessoas se matricularam nos mais de 40 cursos oferecidos pelo sistema.

Nessa mesma época, algumas fundações privadas e ONGs começaram a oferecer cursos de supletivo a distância – os chamados telecursos -, fazendo com que o Brasil se tornasse líder nessa modalidade de ensino.

Quando a informatização chegou ao País, em 1988 e 1991, o sistema de Teleducação foi reestruturado e, em 1995, o Departamento de Educação criou o Centro Nacional de Educação a Distância (CEAD) – um setor exclusivo para o Ensino a Distância (EAD).

A era digital

Com a chegada da internet nas casas brasileiras, as instituições de ensino superior começaram a enxergar um novo mercado educacional, e com a reforma educacional, em 1996, instaurada pela Lei nº 9.394/96, a educação a distância se tornou oficial pela primeira vez no Brasil e a modalidade passou a ser válida para todos os níveis de ensino.

Porém, o Ministério da Educação – MEC só começou a se organizar para credenciar, oficialmente, as instituições universitárias para atuar em EAD a partir de 1999, mesmo já havendo ofertas de cursos de pós-graduação dois anos antes, em 1997.

Bolsas de estudo EAD

Se você se interessou pelos cursos de ensino a distância, saiba que na Catho Educação você encontra diversas bolsas de estudo para esta modalidade. São cursos de graduação, pós-graduação e idiomas.

Confira como escolher sua bolsa de estudo: Como escolher sua bolsa de estudo na Catho Educação.

Saiba mais:

  • O que é EAD?
  • Qual é o decreto que regulamenta o EAD?
  • Como funciona o ensino a distância?

Quais foram os meios de estudar na EAD no começo de seu surgimento?

Qual era o meio de comunicação utilizado no primeiro curso na modalidade de ensino a distância?

O professor Caleb Phillips oferecia um curso de taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio; este é o primeiro registro de um curso a distância.

Como foi a primeira geração da Educação a Distância?

Segundo Vidal e Maia (2010), a primeira forma de ensino a distância foi aulas por correspondência, a escola responsável por isso foi a escola de línguas por correspondência, criada em 1856 por Charles Toussaint e Gustav Langenscheit.

Como surgiu a evolução da EAD?

No final dos anos 70, em Brasília, inicia-se a primeira experiência de EAD nos cursos superiores. Nesse período, muitos brasileiros já acompanhavam os telecursos transmitidos pela TV. Em meados dos anos 90, as instituições de ensino passaram a utilizar a internet para publicar o conteúdo aos alunos.

Quais foram as primeiras experiências de EAD no Brasil?

A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.