Quais são as principais habilidades que um White Belt precisa desenvolver para se tornar um bom agente de melhoria?

O que é Lean Six Sigma?

Lean Six Sigma em termos mais simples é uma metodologia para melhorar os processos (entrada, adição de valor e saída) de negócios de uma organização. É uma metodologia com estrutura definida, roteiro e ferramentas para descobrir e solucionar as causas-raiz de um problema.

Lean Six Sigma é uma combinação de duas poderosas metodologias Lean e Six Sigma. Vamos dividir essas dua metodologias.

O que é LEAN?

  • O LEAN aproveita a compreensão de quais etapas do processo agregam valor ao cliente e maximiza esse valor reduzindo as etapas que não agregam valor (também conhecidas como “desperdícios”).

Qual é o objetivo do LEAN?

  • O objetivo do LEAN é reduzir os desperdícios (MUDA) no processo. Ao reduzir o desperdício no processo, você reduzirá a quantidade de tarefas que ocorrem no processo. Essa redução de etapas desnecessárias fará com que a organização aumente a:
  • Capacidade de entregar mais tarefas de valor agregado para o cliente,
  • Custos operacionais reduzidos, e
  • Fornecer melhor qualidade através de menos defeitos (porquê o produto ou serviço é menos manuseado).

O que é Six Sigma?

  • Six Sigma é uma abordagem orientada a dados para reduzir defeitos em um processo.
  • Na metodologia Six Sigma acredita-se que a variação desempenha um papel significativo na criação de defeitos.
  • Six Sigma usa a metodologia DMAIC (abreviação de Define, Measure, Analyse, Improve e Control) para encontrar e reduzir a variação no processo, concentrando-se nas principais variáveis de entrada de um processo.
  • Essas principais entradas são potencialmente os 20% do processo que causam 80% da dor (problema).

Qual é o objetivo do Six Sigma?

  • O objetivo do Six Sigma é reduzir os defeitos para atingir a meta de desempenho.
  • Buscar constantemente um desempenho Six Sigma (menor ou igual a 3,4 DPMO - Defeitos Por Milhão de Oportunidades).
  • A maioria das organizações nunca atingirá essa meta, então elas definem metas SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporárias) entre Six Sigma que é o estado de perfeição e sua linha de base atual.
  • As metas SMART são chamadas de KPI's (Key Performance Indicators).
  • Esses KPI's são atualizados assim que a organização pode atendê-los confortavelmente, mantendo a organização no caminho da "melhoria contínua".

Qual é a sinergia entre Lean e Six Sigma?

Eu gosto de pensar em Lean Six Sigma como o cérebro humano. Existem dois hemisférios que compõem o cérebro (o hemisfério direito e o esquerdo).

O lado LEAN do cérebro: O hemisfério esquerdo é o lado mais artístico, tátil e criativo do cérebro. Relacionamos este lado com o LEAN. Na metodologia LEAN, utilizamos dados visuais como TAKT Time e quadros ANDON, KANBANS, 5S e outras ferramentas de gerenciamento visual. O LEAN quer que o operador agregue valor constantemente no processo, tendo todas as informações necessárias literalmente ao seu redor e visuais, em vez de perder tempo procurando as informações.

O lado Seis Sigma do cérebro: O hemisfério direito do cérebro é o lado mais acadêmico e lógico do cérebro. Relacionamos este lado Seis Sigma. Na metodologia Seis Sigma, usamos dados quantitativos para entender nossa capacidade de atender à especificação alvo do cliente (em vez de um medidor Passa/Não Passa, OK/NOK, Conforme/Não Conforme, reagir apenas quando estamos fora das especificações). Usamos ferramentas de análise de causa raiz que comprovam efeitos estatisticamente significativos por meio de testes de hipóteses em vez de usar a opinião da causa raiz. Usamos ferramentas como SPC Charts e Capability Charts para controlar o processo no nível dos proprietários do processo o valor de uma entrada em uma execução experimental. (em vez de apenas gerenciar o processo no nível da “torre de marfim”).

A sinergia entre LEAN e Six Sigma: Um processo complexo cheio de desperdícios pode causar variação no Y (ou saída)? Espero que você tenha respondido com um sonoro “SIM!”. À medida que removemos os resíduos (e consequentemente as etapas) do processo, o potencial de variação diminui. À medida que reduzimos o desperdício, podemos avaliar o efeito no processo, rastreando o desvio padrão ou a medição da variação)?

Você pode rastrear TAKT tempo em um gráfico de controle para ver tendências e variações anormais. Você pode acompanhar o TAKT Time com um gráfico de capacidade para avaliar quão bem o processo atende ao TAKT alvo? O Seis Sigma usa ferramentas VISUAIS preenchidas por meio de dados para entender a natureza da VARIAÇÃO no processo.

Assim como o cérebro, LEAN e Six Sigma estão interconectados, daí o termo Lean Six Sigma. Ambas as metodologias trabalham em conjunto para proporcionar uma melhoria holística.

Qual é a história do Lean Six Sigma?

“Lean Six Sigma pode ser rastreado até a Motorola nos Estados Unidos em 1986. Six Sigma foi desenvolvido dentro da Motorola para competir com o Kaizen (ou Lean Manufacturing), modelo de negócios no Japão. Como resultado do Six Sigma, a Motorola recebeu o Malcolm Baldridge National Quality Award no ano de 1988.

Na década de 1990, a Allied Signal contratou Larry Bossidy e introduziu o Seis Sigma na fabricação pesada. Alguns anos depois, Jack Welch, da General Electric, consultou Bossidy e começou o Six Sigma na General Electric. Neste ponto, o Seis Sigma tornou-se mais amplamente aceito e conhecido no mundo da manufatura.

Durante os anos 2000, o Lean Six Sigma se bifurcou do Six Sigma e se tornou seu próprio processo único. Embora o Lean Six Sigma tenha se desenvolvido como um processo específico do Six Sigma, ele também incorpora ideias da manufatura enxuta, que foi desenvolvido como parte do Sistema Toyota de Produção na década de 1950.

O primeiro conceito de Lean Six Sigma foi criado em 2001 por um livro intitulado Leaning into Six Sigma: The Path to Integration of Lean Enterprise e Seis Sigma por Barbara Wheat, Chuck Mills, Mike Carnell. O livro foi desenvolvido como um guia para gerentes de fábricas sobre como combinar manufatura enxuta e Seis Sigma para melhorar drasticamente a qualidade e o tempo de ciclo na fábrica. Wheat, Mills e Carnell narram a história de uma empresa que estava cética em relação à implementação do Lean Six Sigma, mas, como resultado, conseguiu melhorar com sucesso a qualidade e a eficiência em todos os aspectos do negócio.

No início dos anos 2000, os princípios Seis Sigma se expandiram para outros setores da economia, como Saúde, Finanças, Cadeia de Suprimentos, etc.

Quais são os principais papéis do Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma White Belt: O Lean Six Sigma White Belt entende a estrutura e os objetivos do Lean Six Sigma. Todos na implementação do Lean Six Sigma devem ser treinados como White Belt. Eles também são os especialistas no assunto (ou donos do processo) em um projeto que trabalha com os agentes de mudança para melhorar o processo.

O Lean Six Sigma Yellow Belt: O Lean Six Sigma Yellow Belt é um passo acima do Lean Six Sigma White Belt. Eles entendem as ferramentas básicas de análise de causa raiz e lideram projetos de pequena escala dentro de suas áreas funcionais.

O Green Belt Lean Six Sigma é um agente de mudança multifuncional que concentra 25% do seu tempo em projetos Lean Six Sigma. Eles são treinados em técnicas estatísticas que comprovam/refutam os efeitos estatisticamente significativos do X (ou Xs) sobre o Y (ou Ys).

O Black Belt Lean Six Sigma é um agente de mudanças avançado que passou vários anos e ganhou experiência em projetos como Green Belt. Eles são treinados em técnicas estatísticas avançadas, incluindo Design de Experimentos, regressão avançada, como avaliar dados não normais e técnicas Lean avançadas. A faixa preta está focado em projetos Lean Six Sigma 100% do seu tempo.

O Master Black Belt Lean Six Sigma é um professor e mentor para todos os outros cinturões. Para cumprir esse papel, o MBB deve ter experiência significativa em projetos (10 ou mais anos) para relacionar as complexas metodologias de LEAN e Six Sigma aos alunos. Eles também trabalham com os líderes da organização para gerenciar a implementação do Lean Six Sigma e a mudança de cultura.

O champion do Lean Six Sigma são os líderes e tomadores de decisão da empresa que conduzem a iniciativa de melhoria contínua Lean Six Sigma. Eles removem barreiras para a equipe de projeto Lean Six Sigma executar as tarefas de melhoria do processo. Os campeões são os “líderes de torcida” dos esforços de melhoria contínua Lean Six Sigma para mudar a cultura.

Quais os benefícios do Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma oferece inúmeros benefícios para as organizações. Isso não apenas economiza dinheiro, mas também muda a atitude dos funcionários e a funcionalidade da organização. Através da implementação do Lean Six Sigma, as organizações podem esperar os seguintes resultados benéficos:

Aumento do Lucro: Como resultado da eliminação de desperdícios e melhoria da qualidade da produção, o Lean Seis Sigma reduz custos para as organizações e aumenta a lucratividade. A General Electric obteve economias de custo de lucro superiores a US$ 2 bilhões.

Processos Padronizados e Simplificados: Com a ajuda do mapeamento do fluxo de valor, o Lean Six Sigma elimina o desperdício em processos e etapas desnecessárias para agilizar a produção. Os processos são simplificados para que sejam mais fáceis de seguir e menos propensos a levar a erros, os processos simplificados também reduzirão o tempo, levando a uma diminuição dos custos indiretos.

Diminuição de erros: Com a simplificação nas etapas dos processos e uma investigação detalhada das principais causas de erros e desperdícios na organização, o Lean Seis Sigma reduz drasticamente erros como defeitos e erros de cálculo

Desempenho/Desenvolvimento do Funcionário: Lean Six Sigma enfatiza a importância das ideias e observâncias de funcionários individuais para o sucesso geral de uma organização. Com o Lean Six Sigma, o sentimento de auto-importância e significância aumenta entre os funcionários e leva a um aumento na motivação e melhor desempenho no trabalho.

Valor para o cliente: Lean Six Sigma permite que as empresas melhorem seus processos e a qualidade de seus produtos. Por sua vez, eles podem produzir mais produtos a um preço mais barato com menos erros. A satisfação do cliente aumentará, o que levará a um aumento na fidelidade do cliente,

Quais são os benefícios do Lean Six Sigma para você e sua carreira?

Os praticantes de Lean Six Sigma estão em alta demanda em todas as indústrias em todo o mundo. A metodologia Lean Six Sigma é aplicável em manufatura, finanças, governo, saúde, varejo, seguros, TI e muito mais. Alguns dos benefícios que um praticante do Lean Six Signa traz para a organização são:

  • Uma capacidade de conduzir o pensamento de processo para identificar e corrigir oportunidades
  • A capacidade de definir medidas críticas de desempenho e melhorar o desempenho geral
  • Saiba como medir e melhorar os principais KPIs de negócios
  • Desenvolva suas habilidades de gerenciamento de projetos para impulsionar equipes de alto desempenho
  • Desenvolva sua capacidade de gerenciar e envolver as partes interessadas sênior
  • Aprenda e se familiarize com as principais habilidades de gerenciamento de mudanças
  • Aprofunde a compreensão e os insights do seu negócio
  • Melhore sua transição de carreira e ganhe vantagem sobre outros candidatos
  • Tomar decisões orientadas por dados em suas atividades diárias
  • Isso mudará a maneira como você trabalha para sempre

Essas habilidades são muito procuradas em cargos de liderança. Sua certificação Lean Six Sigma lhe dará uma vantagem sobre a concorrência. É uma credencial poderosa para adicionar ao seu currículo.

Como explicar o Lean Six Sigma de forma simples?

Uma coisa que todos os Belts sabem é que todo processo possui variação e desperdícios, e nosso trabalho é reduzir e contribuir com o melhor resultado da organização.

Vamos aprofundar nossos conhecimentos nesse universo do Lean Six Sigma?

Quais as principais habilidades que um White Belt precisa desenvolver?

Quais são as principais habilidades que um White Belt precisa desenvolver para se tornar um bom agente de melhoria? Tipo da Pergunta: Alternativa Gabarito D) Lidar com dados; entender a situação atual; desenvolver mudanças; testar mudanças; implementar mudanças; disseminar mudanças; trabalhar em equipe.

Quais são as habilidades que um agente de Seis Sigma deve trabalhar para conseguir realizar seu trabalho com perfeição?

Lidar com dados, entender a situação atual, desenvolver, testar, implementar e disseminar mudanças e trabalhar em equipe.

O que é melhoria no White Belt?

White Belt, curso que dá início às certificações Lean Seis Sigma, é o primeiro passo para entender a metodologia e identificar problemas na rotina de trabalho com foco na melhoria de processos. Pode ser aplicado em carreiras nas áreas de processos, produção, operações, logística, qualidade e muitas outras.

Como as 3 questões fundamentais nos ajudam nos nossos esforços de melhoria White Belt?

As 3 questões são uma maneira rápida de entendermos: • Nosso Foco; • Nossa Métrica; • E nossas alternativas de Ação Foco, Métrica e Ação • Foco: O que queremos realizar? Métrica: Qual indicador olharemos para saber que a mudança foi uma melhoria? Ação: O que podemos mudar para melhorar?