Quais são os fatores que influenciam na resistência de um fio condutor?

Quais os fatores que influenciam a resistência dos materiais a passagem da corrente elétrica?

A resistência elétrica varia conforme o comprimento, a largura e a natureza do material do condutor, além da temperatura a que ele é submetido. A resistência elétrica também pode sofrer variação conforme a variação da tensão e da corrente elétrica de um condutor.

Quais variáveis podem alterar o valor da resistência elétrica?

A Resistência depende da Temperatura. Perguntamos por que a lei de OHM não vale para as duas lâmpadas de filamento. Como as duas experimentam uma forte alteração de temperatura a uma crescente intensidade de corrente, isto poderia ser a causa para uma alteração de resistência.

Quais variáveis afetam a resistência no fio como você pode maximizar minimizar a resistência no fio?

Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.

Como deve ser os fios condutores de um sistema com baixa resistência elétrica?

Resposta: Em um sistema com baixa resistência, os fios devem ter áreas de secção transversal maiores (ou seja, devem ser mais grossos).

Para que serve os potenciômetros?

potenciômetro é um resistor ajustável, que possui uma resistência ohmica capaz de resistir a passagem de uma determinada intensidade de corrente. Este componente é bastante utilizado em circuitos eletrônicos para controlar a passagem de corrente, impedindo que outros componentes do circuito sejam danificados.

Como funciona o Potenciometro Multivoltas?

O Potenciômetro Multivoltas 10K é um componente de precisão, pois ele possibilita darmos um giro maior que 360° em seu eixo (enquanto um potenciômetro rotativo comum só chega a 300°), possui dez voltas, com isso sua resistência varia lentamente possibilitando maior precisão no ajuste.

Como medir potenciômetro?

Na maioria dos modelos, as duas extremidades estão localizadas lado a lado, enquanto o cursor fica um pouco mais afastado. Pegue as sondas de seu ohmímetro. Coloque-as nas duas extremidades do potenciômetro. A medida exibida no visor deverá estar somente um pouco abaixo da resistência nominal do componente.

A segunda lei de Ohm descreve quais grandezas físicas relacionam-se com a resistência elétrica de um condutor. De acordo com essa lei, a resistência elétrica de um condutor homogêneo é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área transversal desse condutor.

Veja também: Aprenda o que é e saiba como calcular a corrente elétrica

Tópicos deste artigo

  • 1 - Fórmula da 2ª lei de Ohm
  • 2 - Resistividade
  • 3 - Primeira lei de Ohm
  • 4 - Exercícios resolvidos sobre a segunda lei de Ohm

Fórmula da 2ª lei de Ohm

A segunda lei de Ohm mostra que a resistência de um condutor é relacionada à sua forma mas também a fatores microscópicos, descritos com base em uma grandeza física chamada resistividade.

A resistividade é a grandeza física que mede a oposição que algum material oferece ao fluxo de cargas elétricas, ou seja, materiais de alta resistividade oferecem grande resistência à passagem de corrente elétrica.

A fórmula de segunda lei de Ohm é mostrada a seguir, observe:

Quais são os fatores que influenciam na resistência de um fio condutor?

R – Resistência (Ω)

ρ – Resistividade (Ω.m)

l – Comprimento (m)

A – Área transversal (m²)

De acordo com essa fórmula, a resistência elétrica de um fio condutor é diretamente proporcional ao seu comprimento, além disso, é inversamente proporcional à área de sua secção transversal (chamada coloquialmente de bitola). É por esse motivo que utilizamos fios mais grossos em aplicações que demandem correntes elétricas de grande intensidade — eles têm menor resistência elétrica e, por esse motivo, dissipam menos energia em forma de calor.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Resistividade

A segundalei de Ohm indica que a resistência elétrica é uma propriedade do corpo, uma vez que essa característica depende diretamente de medidas espaciais, como a área transversal ou o comprimento do corpo.

A resistividade (ρ) é uma grandeza física escalar (medida em Ω.m) que não depende das dimensões do corpo, mas sim de propriedades microscópicas, como a quantidade de elétrons de condução do material e também a distância que esses elétrons conseguem percorrer sem se colidirem com os átomos que compõem o material.

Veja também: Descubra quais são e como funcionam os elementos de um circuito elétrico

Primeira lei de Ohm

De acordo com a primeira lei de Ohm, a razão entre potencial elétrico e corrente elétrica é sempre constante em resistores ôhmicos, como mostrado na fórmula seguinte:

Quais são os fatores que influenciam na resistência de um fio condutor?

U – tensão elétrica ou diferença de potencial (V)

R – resistência elétrica (Ω)

i – corrente elétrica (A)

De acordo com a fórmula, a resistência elétrica é a medida relacionada à corrente formada mediante a aplicação de um potencial elétrico: quanto maior for a resistência elétrica de um material, maior será o potencial elétrico necessário para que ocorra o estabelecimento de uma corrente elétrica.

Veja também: Aprenda a calcular a força eletromotriz dos geradores elétricos

Quais são os fatores que influenciam na resistência de um fio condutor?
A resistência elétrica depende, entre outros fatores, da espessura dos condutores.

Exercícios resolvidos sobre a segunda lei de Ohm

Questão 1) Determine a resistência elétrica de um fio condutor de 20 metros de comprimento, com área transversal de 8 mm² e resistividade igual a 1,7.10-8 Ω.m.

a) 625 Ω

b) 4,25 Ω

c) 150 Ω

d) 32 Ω

e) 25 Ω

Gabarito: Letra b

Resolução:

Antes de fazermos o cálculo da resistência elétrica, precisamos converter a área transversal do fio, que está em mm², para a unidade de m² (8 mm² = 8.10-6 m²).

Para calcular a resistência desse fio condutor, faremos uso da segunda lei de Ohm, observe:

De acordo com o cálculo, a alternativa correta é a letra b.

Questão 2) Dispõe-se de um fio condutor de formato cilíndrico, resistência R, resistividade ρ, comprimento L e área transversal A. Mantendo-se fixos os demais parâmetros, qual deve ser a resistência elétrica, escrita em termos de R, de um fio com diâmetro quatro vezes maior?

a) 8R

b) R/4

c) 2R

d) R/16

e) R/8

Gabarito: Letra d

Resolução:

Como descrito no enunciado, o fio tem formato cilíndrico, isso indica que a área transversal desse fio é de formato circular. A área de uma circunferência, por sua vez, é proporcional ao quadrado do raio (A α r²), portanto, se o segundo fio tem diâmetro quatro vezes maior, seu raio será quatro vezes maior, e sua área transversal, 16 vezes maior.

Uma vez que a área transversal do fio é 16 vezes menor, sua resistência será 16 vezes menor, portanto, a alternativa correta é a letra d.

Questão 3) Em relação à segunda lei de Ohm, assinale a alternativa correta:

a) A resistência elétrica depende tanto de fatores geométricos quanto de fatores microscópicos.

b) A resistência elétrica não depende de quaisquer fatores macroscópicos, como o comprimento ou a área transversal do condutor.

c) A resistência elétrica é uma grandeza física vetorial medida em Ω.m.

d) A resistência elétrica é diretamente proporcional à área transversal do fio.

e) Resistência e resistividade são grandezas inversamente proporcionais.

Gabarito: Letra a

Resolução:

Vamos fazer a análise das alternativas:

a – VERDADEIRO.

b – FALSO. A resistência elétrica é macroscópica e depende de fatores geométricos, no entanto, depende da resistividade, que é de origem microscópica.

c – FALSO. A resistência elétrica é escalar e sua unidade de medida é somente Ω.

d – FALSO. Resistência elétrica e área transversal são grandezas inversamente proporcionais.

e – FALSO. Resistência e resistividade são grandezas físicas diretamente proporcionais.

Por Rafael Helerbrock
Professor de Física
 

Quais são os fatores que podem influenciar na resistência de um condutor?

A resistência de um condutor é tanto maior quanto menor for a área de sua seção transversal, isto é, quanto mais fino for o condutor. A resistência de um condutor depende da resistividade do material de que ele é feito. A resistividade, por sua vez, depende da temperatura na qual o condutor se encontra.

Quais variáveis afetam a resistência do fio?

Em um fio ou cabo, a espessura e o comprimento também desempenham um papel. A resistência aumenta com o comprimento, pois há mais átomos para entrar, mas diminui com a espessura, como em um fio mais espesso há mais elétrons disponíveis para carregar a corrente. Também aumenta com o aumento da temperatura.

Quais os quatro fatores que influenciam na resistência de um condutor de acordo com a 2ª Lei de Ohm?

Já a segunda Lei de Ohm relaciona as grandezas que influenciam na resistividade de um condutor elétrico. Essas grandezas são: resistividade do material, largura do condutor e a área da secção transversal do condutor.

O que se entende por resistência elétrica de um fio condutor?

Resistência elétrica (medida no SI: ohms) é a capacidade física de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada, capacidade calculada pela Primeira Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.