Quais são os recursos produtivos de um país?

Escreva aqui o que você tem interesse em aprender e veremos o que podemos encontrar:

Buscar

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Assine a nossa newsletter

Seus dados estão protegidos de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)

Apoie a democracia e receba conteúdos de educação política

Voltar para Conteúdos

Quais são os recursos produtivos de um país?

Economia

O que são recursos? 

  • Por Bruno André Blume

Publicado em:

  • 29/03/2017

Atualizado em:

  • 29/03/2017

Compartilhe

Apoie este conteúdo!

Quais são os recursos produtivos de um país?

Quais são os recursos produtivos de um país?
Curvas do Parque Nacional de Anavilhanas. Recursos naturais são indispensáveis para a economia. Foto: Lincoln Barbosa/ Wikimedia Commons.

Este é o terceiro post da trilha de conteúdos Economia Animada, desenvolvida em parceria com o portal Por Quê – Economês em bom português.

Confira os demais conteúdos desta trilha:

  1. O que é economia 
  2. O que é escassez 
  3. O que são recursos 
  4. Qual a diferença entre macroeconomia e microeconomia
  5. O que é o PIB

Em textos anteriores desta trilha, entendemos o que é economia e sua importância para a política, além do conceito de escassez, central para o estudo econômico. Agora, chegou a hora de explicarmos o que são os tão falados recursos, outra palavra usada o tempo todo pelos economistas.

Se preferir, ouça nosso episódio de podcast sobre esse assunto!

Listen to “#053 – O que são recursos?” on Spreaker.

O conceito de recursos

Para a economia, recursos são tudo aquilo que é produtivo, ou seja, tudo que produz algo novo e valioso para as pessoas – novos bens e serviços que precisamos ou queremos em nosso dia a dia.

Aqui cabe uma ressalva muito importante: o dinheiro não é um recurso pela ótica da ciência econômica, mesmo que muitos se refiram a ele como tal no dia a dia. Na verdade, ele é apenas um meio para que ocorram trocas de bens e serviços entre as pessoas.

Leia também: como esquerda e direita se diferem em temas econômicos?

Os tipos de recursos

Quais são os recursos produtivos de um país?

Existem inúmeras formas de gerar bens e serviços, o que significa que existem muitos tipos de recursos diferentes. As categorias de recursos, mesmo que analisadas separadamente pelos economistas, são usadas em conjunto pela humanidade todos os dias.

É muito difícil afirmar que um tipo de recurso é mais importante que outro, simplesmente porque sem qualquer um desses tipos, é impossível que a economia funcione normalmente.

Trabalho

Pessoas, por exemplo, são vistas como uma categoria de recursos (o trabalho). É através do trabalho humano que se produzem inúmeras coisas valiosas para a economia. Esse trabalho pode ser tanto físico, quanto intelectual. O capital humano certamente é um dos ativos mais importantes para a economia – e algo em que todos os setores econômicos investem cada vez mais.

Entende-se por capital humano as habilidades, conhecimentos e atributos de uma pessoa. Por meio desse conjunto de capacidades, o indivíduo pode gerar valor para a sociedade. O capital humano pode e deve ser aprimorado continuamente por meio de estudo, capacitação e pela prática.

Confira: qual a diferença entre Estado de bem estar social e Estado liberal?

Recursos naturais

Água, petróleo e a terra são classificadas como recursos naturais, usados para inúmeros fins de maior relevância no nosso dia a dia. São considerados recursos naturais todos os insumos disponíveis na natureza e que podem ser usados economicamente.

Nem seria necessário explicar o porquê da água ser vista como um recurso. Necessária para a sobrevivência de todos os seres vivos, a água também é usada na produção de praticamente todos os bens e serviços.

O petróleo, por sua vez, serve de combustível para a maior parte dos automóveis, indispensáveis para a economia global – e para o nosso dia a dia. Outros produtos derivam do petróleo, como o gás natural, a parafina, o plástico, óleos, querosene, asfalto, entre outros.

Já a terra evidentemente é um recurso porque é nela que se instalam fábricas, empresas, residências e todos os outros tipos de estabelecimentos – sem contar que é nela que se desenvolvem a agricultura e a pecuária.

Os recursos naturais podem ser renováveis (no sentido de que, mesmo após utilizados, reaparecem na natureza por meio de processos naturais, em um período razoável de tempo), como a energia solar, o vento e a água, ou não renováveis (tais como o petróleo, o carvão e o ferro).

Bens de capital

Máquinas, equipamentos e fábricas também são considerados recursos. Chamados de bens de capital (ou de produção), é a partir deles que são criados inúmeros produtos. Pense nos vários aparelhos eletrônicos presentes na sua casa: televisão, computador, celular, geladeira, micro-ondas… Eles foram produzidos em fábricas, que provavelmente usaram máquinas (sem contar o trabalho físico e intelectual de milhares de pessoas e recursos naturais de toda ordem) para isso.

O mesmo raciocínio vale para tudo que você consome durante a sua vida. Em economês, os produtos que consumimos são chamados bens de consumo. Praticamente tudo precisou ser produzido antes de alguma forma por alguém. E para isso, muito provavelmente bens de capital foram usados.

Foi a partir de um momento de grande evolução dos bens de capital que a humanidade experimentou um salto significativo de qualidade de vida. A revolução industrial, que se iniciou por volta do século XVIII, foi um dos passos mais importantes para que hoje possamos desfrutar de tantos produtos que facilitam o nosso dia a dia.

Quer um resumo prático deste post? Então confira este vídeo dos nossos parceiros do Por Quê? – Economês em bom português:

Até este ponto da trilha, aprendemos os objetos básicos do estudo da economia: os recursos e o problema da escassez. No próximo post, vamos entender duas perspectivas diferentes para se estudar a economia: a macroeconomia e a microeconomia.

Quais são os principais recursos produtivos?

Assim, em linhas gerais, os principais recursos produtivos estão entre: trabalho, terra, matéria-prima, capital e capacidade de produção.

Quais são os 5 cinco fatores de produção?

Terra, trabalho/mão-de-obra, capital, empreendedorismo, gerenciamento, máquinas e materiais, são exemplos de fatores de produção.

Quais são os 3 principais fatores de produção?

Quais são os tipos de fatores de produção? Para produzir bens ou serviços são necessários diversos insumos e entre eles estão a terra, o capital e o trabalho. Veja abaixo como cada um desses três fatores funciona e como eles são importantes para o processo produtivo.

Como são utilizados os recursos produtivos nos países desenvolvidos?

Os recursos produtivos são totalmente utilizados, resultando em um aumento na produção e no consumo, o que leva a um alto nível de renda per capita e do PIB. Além disso, os países desenvolvidos têm um padrão de vida mais alto em relação à educação e também têm maior expectativa de vida.