Qual a diferença de cactos e suculentas

Qual a diferença de cactos e suculentas

Show

Crédito foto: Unsplash - Kriti

Você sabia que todo cacto é considerado uma suculenta mas nem toda suculenta é um cacto?

O nome suculenta não é um nome científico, e sim um termo usado por pesquisadores para designar plantas que possam reservar água por longos períodos de falta de água. As plantas suculentas armazenam água em algum lugar do seu corpo, essa água é utilizável para capacitar as suculentas a sobreviverem e se reproduzirem em longos períodos de seca.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Unsplash - Hunter Trahan

Os colecionadores de suculentas e cactos costumam separá-los em dois grupos distintos. Já para os botânicos todo cacto é uma suculenta. De maneira geral consideramos que todos os cactos são suculentas porque eles preenchem as características citadas acima. Mas os cactos possuem ainda algumas características que as suculentas não possuem.

Todas as espécies da família Cactaceae possuem espinhos ou pêlos, nem que sejam minúsculos, e todos possuem aréolas, que é uma estrutura por onde os espinhos/pêlos crescem, as aréolas são como se fossem protuberâncias.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Foto: Unsplash - Nadine Venter

Algumas suculentas como as Euphorbias possuem aparência de cactos, mas seus espinhos crescem direto da epiderme da planta, não possuem aréolas como os cactos.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Euphorbia - Espinhos crescendo da epiderme

Outra característica é que a maioria das flores dos cactos são grandes e vistosas. Enquanto as das suculentas costumam ser pequenas e discretas.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Cacto - Com flor vistosa e reparem nas aréolas

Os colecionadores poderiam citar várias diferenças, mas para nós leigos essas são as mais fáceis para identificarmos a olho nu e rapidamente.

Curso Definitivo de Terrários Abertos e Terrários Fechados | Online 2020

Para os amantes de plantas, temos uma novidade: as lojas da Telhanorte agora terão mais verde com cactos e suculentas!

Ter plantas em casa é uma delícia, não é mesmo? Além de dar um charme todo especial à decoração, o ambiente fica mais fresco, bonito e agradável. Morando em grandes cidades, talvez seja difícil ver plantas pelas ruas, mas tê-las em casa aumentam nossa produtividade e trazem um elemento natural para o cômodo.

Leia mais: Conheça o estilo Urban Jungle e traga a natureza para dentro de casa!

Quais as diferenças entre cactos e suculentas?

Talvez você não saiba, mas todo cacto é uma suculenta e nem toda suculenta é um cacto. Também não se deixe levar pela ideia de que toda planta com espinho é um cacto.

Ficou confuso? Vamos explicar!

Qual a diferença de cactos e suculentas

Cacto e suculenta (Foto: Tatiana Rodriguez / Unsplash / Reprodução)

As suculentas fazem parte de um grupo específico de plantas, enquanto os cactos estão em uma dessas categorias de suculentas. As suculentas podem sobreviver tranquilamente com a falta de rega, pois guardam nas suas raízes, folhas, troncos e caules os nutrientes necessários para a própria sobrevivência.

Já os cactos, além de também conseguirem se adaptar a falta de rega, não possuem folhas, mas auréolas, que são pequenos círculos de onde nascem espinhos e flores. Essas flores nascem somente quando os cactos são adultos, em sua maioria, e apenas uma vez por ano. Sua estrutura fechada permite armazenar melhor a água e nutrientes necessários para subsistência, enquanto os espinhos os protegem de animais e promovem sombra.

Atenção a quantidade de sol

Os cactos se adaptam bem a climas secos, porém, as suculentas têm variações. O formato de suas folhas é determinante para saber se elas precisam de mais ou menos luz solar. Caso elas estejam com as folhas reunidas, está saudável. Se por acaso estiverem com uma aparência mais espaçada, deixe-as tomar um pouco de sol pela manhã.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Atenção a quantidade de sol que você deixará os cactos e suculentas expostos (Foto: LUM3N / Unsplash / Reprodução)

Cuidado ao ornamentar o vaso

Sabe aquelas pedrinhas brancas que às vezes colocamos sobre a terra para o vaso ficar mais bonito? Elas podem ser prejudiciais! Se as pedras forem feitas de mármore, com o tempo elas soltam um pó que mata a planta aos poucos.

Se você deseja ornamentar o vaso de seus cactos e suculentas, opte por coberturas naturais, como palha de arroz, casca de pinus, turfas ou pedrarias que não tenham mármore na composição.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Cuidado ao ornamentar o vaso (Foto: Anton Maksimov Juvnsky / Unsplash / Reprodução)

Motivos para ter cactos e suculentas em casa

Se não há muito espaço no ambiente para receber plantas grandes, uma boa ideia é apostar nos cactos e suculentas que, além de serem pequenas, são extremamente fofas e combinam com qualquer decoração! Confira nossa lista de motivos para tê-las em casa e dê uma repaginada no visual do seu lar!

1. Variedade

Opções não faltam! Atualmente, existem cerca de 22 mil tipos de suculentas espalhadas pelo mundo, com diferentes tamanhos, cores, texturas e formas. Sendo assim, a tarefa vai ser encontrar a que mais lhe agrada.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Existem milhares de variações de suculentas e cactos (Foto: Yen Vu / Unsplash / Reprodução)

2. Facilidade na manutenção

Um dos maiores benefícios de se ter cactos e suculentas em casa é que ambos precisam de poucos cuidados para se manterem lindos durante todo o ano. Você ficou fora por muitos dias e não pôde regar? Não tem problema! Elas se adaptam a essa condição com tranquilidade, já que seu habitat natural — desertos com muito sol e pouca água — as permitem sobreviver em condições extremas.

Uma dica importante para manter seus cactos e suculentas vivos e saudáveis é escolher vasos com furos, assim, eles podem “respirar” depois de uma rega sem se afogar.

Qual a diferença de cactos e suculentas

Suculentas e cactos são de fácil manutenção (Foto: Ngoc Lan / Unsplash / Reprodução)

3. Multiplicidade

Uma vantagem de ter suculentas em casa é que elas se multiplicam com facilidade. Você pode retirar algumas folhas, colocar em outro vaso ou em um solo úmido e a mágica acontece! Seu jardim de suculentas crescerá rapidamente!

Qual a diferença de cactos e suculentas

Experimente cortar algumas folhas e plantar em outro vaso para multiplicar a quantidade de suculentas (Foto: Joe R Harris / Unsplash / Reprodução)

4. Purificação do ar e umidade

Ter plantas em casa, além de todas as vantagens citadas acima, traz maior umidade para o ambiente e purifica o ar, o que é ótimo, sobretudo em casas na cidade, que têm índice de poluição maior. Além de lindas, elas ajudam na sua saúde e de sua família!

Qual a diferença de cactos e suculentas

Cactos e suculentas, como todas as plantas, melhoram a qualidade do ar e umidificam o ambiente (Foto: Angèle Kamp / Unsplash / Reprodução)

5. Ótimo para decorar e presentear

Como já dissemos, a variedade de suculentas e cactos é enorme. Por esta razão, são ótimas sugestões para você decorar sua casa ou presentear um amigo querido. Você pode colocá-las em belos vasos e entregar como lembrancinha em uma festa, sem erro!

Qual a diferença de cactos e suculentas

Cactos e suculentas são ótimas opções para presentear amigos e familiares (Foto: Fabiola Peñalba / Unsplash / Reprodução)

Pronto para decorar sua casa com cactos e suculentas?

Agora que você tem ótimos motivos para ter cactos e suculentas em casa, é hora de visitar uma das lojas Telhanorte e conferir nossa nova seção de jardinagem. Você irá encontrar variados modelos dessas lindas plantas que deixarão sua casa ainda mais bonita!

Quer comprar sem sair de casa? Não tem problema! Visite o site da Telhanorte para encontrar lindos cactos e suculentas, além de itens essenciais para cuidar do jardim!

Por Camila Alexandrino | Edição por Stéphanie Durante

Como saber se é um cacto ou suculenta?

Sendo assim, a única forma de diferenciar os cactos das demais famílias de suculentas são suas aréolas. As aréolas são estruturas formadas por pequenos círculos salientes de onde nascem rebentos, espinhos e flores, e somente os cactos as possuem.

Como saber se um cacto é de verdade?

Os espinhos e as flores vão ajudar bastante nesse enigma. Os espinhos do cacto nascem das aréolas, enquanto os da eufórbia crescem diretamente do caule. Analise também a quantidade de espinhos e como eles se formam: se em pares ou de forma geométrica.

Quais são os tipos de cactos e suculentas?

Tipos de cactos: 7 espécies para cultivar em casa!.
Cacto Mammillaria ou Cacto de dedal. ... .
Haworthia ou Cacto Zebra. ... .
Echinopsis chamaecereus ou Cacto de Amendoim. ... .
Microdasys Opuntia ou Cacto orelha de coelho. ... .
Epiphyllum ou Cacto orquídea. ... .
Cereus jamacaru ou Cacto mandacaru. ... .
Melocactus Zehntneri ou Cacto Coroa de Frade..

Pode colocar cactos e suculentas juntos?

Essas plantas não demandam de grandes cuidados e normalmente só necessitam ser molhadas vez por semana. A mistura de cactos e suculentas pode deixa o ambiente leve, agradável e muito bonito.