Qual a diferença entre ciclone furacão tufão e tornado

Com a chegada da tempestade subtropical Yakecan no sul do Brasil e Uruguai, trazendo ventos de até 110 km/h nos próximos dias e podendo exceder 120 km/h em algumas localidades – equivalente a força de um furacão –, surge também uma série de dúvidas sobre o que cada uma dessas palavras significa. 

Na verdade, furacões, ciclones e tufões são todos o mesmo fenômeno meteorológico. Os cientistas chamam essas tempestades de nomes diferentes, dependendo de onde elas ocorrem.

No Atlântico e norte do Pacífico, as tempestades são chamados de "furacões", hurricane em inglês, por causa do deus caribenho do mal, chamado Hurrican.

No noroeste do Pacífico, as mesmas tempestades poderosas são chamadas de "tufões". No sudeste do Oceano Índico e no sudoeste do Pacífico, elas são chamadas de "ciclones tropicais severos".

No norte do Oceano Índico, elas são chamados de "tempestades ciclônicas severas". No sudoeste do Oceano Índico, elas são apenas "ciclones tropicais".

Para ser classificado como furacão, tufão ou ciclone, uma tempestade deve atingir velocidades de vento de pelo menos 119 km/h.

Se os ventos de um furacão atingem velocidades de 179 km/h, ele é atualizado para um "furacão intenso".

Se um tufão atinge 241 km/h – então se torna um "supertufão".

Diferentes Estações

Enquanto a temporada de furacões no Atlântico vai de 1 de junho a 30 de novembro, as temporadas de tufão e ciclone seguem padrões ligeiramente diferentes.

No nordeste do Pacífico, a temporada oficial vai de 15 de maio a 30 de novembro. No noroeste do Pacífico, os tufões são mais comuns do final de junho a dezembro. E o norte do Oceano Índico vê ciclones de abril a dezembro.

Seja de qual forma você escolha chamá-los, essas tempestades monstro são eventos naturais poderosos com a capacidade de causar danos graves.

De acordo com o National Hurricane Center, NOAA, o olho do furacão médio – o centro onde a pressão é mais baixa e a temperatura do ar mais alta – estende-se por 48 km e alguns atingem até 200 km de largura.

As tempestades mais fortes, equivalentes à categoria 5 na escala Saffir-Simpson, sofreram ventos que ultrapassam os 250 km/h.

Com a ajuda de satélites e modelos de computador, tais tempestades podem ser previstas com vários dias de antecedência e são relativamente fáceis de rastrear. Mas, como o furacão Sandy mostrou recentemente, prever o caminho que um furacão, um tufão ou um ciclone fará depois que ele for formado ainda é complicado.

Efeitos do Aquecimento Global?

Nos últimos anos, os cientistas têm debatido se o aquecimento global causado pelo homem está afetando furacões, tornando-os mais fortes ou fazendo com que ocorram com mais frequência. 

Em teoria, as temperaturas atmosféricas mais quentes conduziriam a temperaturas mais quentes da superfície do mar, que deveriam, por sua vez, suportar furacões mais fortes.

O número de furacões de Categoria 4 e 5 em todo o mundo quase dobrou desde o início dos anos 1970 até o início dos anos 2000. Além disso, tanto a duração dos ciclones tropicais como as suas velocidades de vento mais fortes aumentaram cerca de 50% nos últimos 50 anos.

Mas não há consenso científico sobre uma ligação entre as mudanças climáticas e os furacões.

"É provável que a velocidade máxima média do vento do ciclone tropical aumente, embora os aumentos possam não ocorrer em todas as bacias oceânicas," de acordo com o relatório de 2012 do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.

"Também pode acontecer da frequência global de ciclones tropicais diminuir ou permanecer essencialmente inalterada."

  • Navin Singh Khadka
  • Correspondente de meio ambiente da BBC World Service

13 setembro 2018

Qual a diferença entre ciclone furacão tufão e tornado

Crédito, NASA

Legenda da foto,

Furacões podem causar grandes ondas no mar ao se aproximar do continente, formando até mesmo tsunamis

O furacão Florence deve chegar à costa leste dos Estados Unidos às 8h (horário local, 9h horário de Brasília) desta sexta-feira.

Ao mesmo tempo, o super tufão Mangkhut está se aproximando das Filipinas.

  • Brasileiros solidários abrem casas para desconhecidos que fogem de furacão nos EUA

Há imagens espetaculares tiradas de ambos do espaço, e os dois sistemas meteorológicos parecem quase os mesmos.

Então, por que chamamos um de furacão e o outro de tufão? E o que exatamente é um ciclone?

Todos são tempestades tropicais

Eles são todos a mesma coisa: tempestades tropicais. Mas eles são conhecidos por nomes diferentes em locais diferentes.

No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões.

Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão.

Crédito, EPA

Legenda da foto,

Soldados e socorristas carregam bote em treinamento para o tufão Mangkhut, nas Filipinas

E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico.

Mas quando eles podem ser chamados de furacões, tufões e ciclones?

Um ciclone tropical é um termo genérico usado por meteorologistas.

Significa que é um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades que se originaram em águas tropicais ou subtropicais, de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

"Assim que a velocidade dos ventos atinge 74 milhas por hora (119 km/ h) ou mais, ele é classificado como furacão, tufão ou ciclone tropical, dependendo de onde a tempestade se origina no mundo."

Os furacões são classificados numa escala que vai de 1 a 5, com base na velocidade dos ventos.

Quando eles ocorrem?

No Atlântico, a época de furacões ocorre entre 1º de junho e 30 de novembro.

Mais de 95% das atividades dos ciclones tropicais ocorrem durante este período nesta região.

Crédito, EPA

Legenda da foto,

O Mangkhut está previsto para atingir parte norte das Filipinas em 14 de setembro

Os tufões no noroeste do Oceano Pacífico são mais comuns de maio a outubro, embora possam se formar durante o ano todo.

Na região do Pacífico Sul, a época de ciclones acontece entre novembro e abril.

Como eles são nomeados?

A Organização Meteorológica Mundial, órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), mantém uma lista para nomear os ciclones tropicais em todo o mundo.

Os nomes dos mais mortíferos, como o tufão Haiyan ou o furacão Katrina, são retirados e substituídos.

Países nas regiões de furacões, tufões e ciclones enviam sugestões para a lista à autoridade global.

"Oito países da nossa região, que cobrem a Baía de Bengala e o mar da Arábia, enviaram a lista para a OMM no início dos anos 2000", disse à BBC um reconhecido cientista do Departamento de Meteorologia da Índia.

"Quase 50% desses nomes para ciclones foram esgotados."

"O acordo entre os países da nossa região era garantir que os nomes não pudessem ofender sentimentos religiosos em nossos países".

A ciência

O ar sobe rapidamente quando é aquecido pela água morna do mar. Quando esfria novamente, ele é empurrado para o lado pelo ar mais quente que sobe por baixo dele.

Este ciclo causa ventos fortes. Tempestades tropicais têm ventos mais rápidos que 119 km/h.

Legenda da foto,

Diferença é apenas a região onde as tempestades tropicais se formam

Sobre o mar, uma tempestade tropical pode causar grandes ondas.

Quando essas ondas alcançam a terra, elas podem inundar grandes áreas, incluindo vilas e cidades.

Em terra, os ventos fortes podem causar muitos estragos - desde destruir casas até derrubar árvores e arrastar veículos.

Os cientistas dizem que a temperatura da água do oceano está subindo e isso pode levar a furacões com intensidade ainda maior no futuro.

Eles acrescentam que uma atmosfera mais quente também pode reter mais água, então, isso deve permitir que os furacões despejem mais água nas áreas afetadas.

Mas há muitos fatores que tornam complexa a relação entre a mudança climática e os furacões.

Qual a diferença entre furacão tornado ciclone e tufão?

Todos são tempestades tropicais No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, eles são chamados de furacões. Se o mesmo tipo de perturbação ocorre no noroeste do Oceano Pacífico, é conhecido como um tufão. E um ciclone é a tempestade tropical formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico.

Qual a principal diferença entre tufão e furacão?

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o Furacão e o Tufão são o mesmo fenômeno, porém em localizações distintas. Quando ocorre na porção leste do Oceano Pacífico ou no Oceano Atlântico, é chamado de Furacão, quando ocorre na porção oeste do Pacífico, é chamado de Tufão.

O que é mais forte furacão ou tornado?

A diferença entre tornado e furacão encontra-se na intensidade, velocidade e área de abrangência. Em sentido figurado, podemos imaginar os furacões como grandões e “lentos”, enquanto os tornados seriam menores e mais rápidos.

Qual a diferença de ciclone é tornado?

Assim como os ciclones, os tornados são fenômenos atmosféricos envolvendo grandes movimentações de ar giratório. A diferença é que, enquanto ciclones podem atingir centenas de milhares de quilômetros de área, os tornados são menores, com 2 quilôemtros de diâmetro.