Qual a importância dos princípios básicos?

Compreender quais são os princípios básicos do design é fundamental para criar melhores peças publicitárias, sites e outras produções gráficas. A partir deles, é possível conquistar mais harmonia e atingir os seus objetivos.

Os 4 princípios básicos do design são contraste, repetição, alinhamento e proximidade. Que tal entender um pouco mais sobre cada um deles?

Quais são os princípios básicos do design?

Vamos ver em detalhes os princípios básicos do design e entender como eles interferem nas suas produções gráficas.

1 – Alinhamento

Na parte ocidental do mundo, começamos a olhar e interpretar algo olhando do canto superior esquerdo até chegar por fim ao canto inferior direito.

Pensando assim, quando se elabora um projeto gráfico, é necessário levar em conta que se tudo for alinhado somente à direita, logo será ignorado pelo leitor. Evite também que o texto e as informações se espalhem de modo que fique confuso ao se ler e entender. Pois ninguém gosta de se perder enquanto lê e compreende algo.

É necessário que haja coerência nas informações, o que nos leva ao próximo princípio.

2 – Proximidade

Neste princípio temos a base de que informações similares devem estar próximas, ou seja, manter o título da arte próximo das informações secundárias, novamente voltando ao fato de que o leitor que irá interpretar a arte não precise pensar muito, a mensagem deve ser passada diretamente de modo claro.

Você não vai querer que o leitor fique se questionando se a arte está correta, ou se as informações separadas são uma forma de chamar a atenção ou alguma palavra-chave na arte.

Enfim, manteremos uma distância pequena entre elementos que se tratem do mesmo assunto, o que vale para informações não similares, estas não devem ficar próximas. Ninguém quer que a arte fique sem nexo e confusa para o leitor.

Destacar ou “quebrar” informações propositalmente é algo muito comum em um projeto gráfico, o nosso próximo princípio pode ajudá-lo com isso.

3 – Contraste

O contraste precisa ser usado com muito cuidado, um exemplo é você colocar um fundo amarelo na imagem e a letra em branco, as duas cores são muito parecidas por serem claras, ou seja, não há uma diferenciação de cores na imagem.

É claro que o contraste não se trata somente de se diferenciar cores claras com escuras, mas também podemos utilizar os textos para criar contraste. Como podemos fazer isso? Bom de modo simples, uma FRASE ESCRITA EM CAIXA ALTA pode chamar muito mais atenção do que outra frase escrita em uma caixa menor, até mesmo fontes diferentes podem criar o contraste que você procura.

Após criada a sua “identidade” na arte é aconselhável não se alterar esta, o que nos leva ao princípio de repetição.

4 – Repetição

Com repetição deve-se entender como a utilização dos mesmos elementos visuais, ou seja o alinhamento, o contraste e a proximidade devem ser iguais nas artes seguintes. Assim você seguirá a sua identidade, novamente levando em conta que você não quer que aquele que vai olhar sua arte se sinta perdido e perca rapidamente o interesse pelo que você está mostrando a ele.

Outros princípios

Esses são os princípios mais básicos e que todos os designers devem se atentar. Mas, além deles, existem outros, como:

  • Equilíbrio: ele garante que nenhum elemento irá prevalecer sobre o outro. É possível usar o equilíbrio simétrico, quando um lado é igual a outro, o equilíbrio assimétrico, quando os recursos não são exatamente iguais em cada lado e o equilíbrio radial, no qual os objetos ficam igualmente distantes de um ponto central, ao invés de uma linha.
  • Ênfase: quando um elemento naturalmente se destaca em uma composição. Geralmente, a ênfase é conseguida com o contraste, mas não apenas com ele;
  • Movimento: o movimento atrai mais atenção. Na arte estática, é possível usar vários elementos diferentes que criam uma sensação de movimento;
  • Hierarquia: os elementos são divididos em níveis de hierarquia, geralmente o mais importante, o médio e o menos importante;
  • Harmonia: está relacionado a capacidade do designer de encontrar o equilíbrio certo com os elementos certos, criando uma sensação harmoniosa, em que cada item desempenha um papel específico dentro da composição. Como resultado final, tem-se uma produção gráfica com unidade;
  • Cor: a cor dá o tom e o “mood” de uma produção gráfica, por isso é preciso cuidado na hora de escolher a paleta a ser trabalhada, atraindo o público e criando um padrão.

Qual a importância desses princípios?

Entender os princípios básicos do design é fundamental. Pois, assim, suas produções gráficas terão mais qualidade e conseguirão dialogar profundamente com o público, atingindo os seus objetivos.

Esses princípios podem ser usados na hora de criar o logotipo da sua marca, o site da sua empresa, a página de vendas, as comunicações gráficas, um outdoor e muitas outras ações publicitárias e de marketing.

Por isso, esses princípios devem ser norteados de acordo com as características do público para quem você está comunicando a sua mensagem, os valores da sua marca e também o ambiente no qual a produção gráfica será usada.

Quando esses elementos são seguidos corretamente, você garante que a sua mensagem será transmitida de forma coerente e que as pessoas conseguirão entendê-la de forma simples e clara.

No seu logotipo, isso significa maior fixação da sua marca – e no seu site, por exemplo, mais facilidade de navegação dos usuários e de interação com o seu layout.

Como a Madison pode lhe ajudar?

Contar com uma agência especializada é a melhor maneira de garantir que as produções gráficas da sua marca serão feitas de acordo com os princípios básicos do design e que a sua mensagem será transmitida da forma certa.

Dessa maneira, você consegue criar uma marca que impressione, um site com alto poder de vendas, propagandas que tragam resultados e assim por diante.

A Madison é uma agência especializada em design, com equipes preparadas para lhe ajudar no desenvolvimento do seu logotipo, na criação do site da sua empresa e em diversas outras ações publicitárias e de marketing.

Então, que tal criar um design que impressione e impacte os seus clientes? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo!

Qual a importância dos princípios básicos da Geografia para compreensão do mundo?

A Geografia tem como objetivo principal entender a dinâmica do espaço para auxiliar no planejamento das ações do homem sobre ele. Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade.

Como e onde surgiu a Geografia?

A Geografia irá surgir como ciência no século XIX, na Alemanha. Os autores considerados como os “pais” da Geografia são os alemães Alexander von Humboldt e Karl Ritter.