Qual é a classificação de Manaus na hierarquia urbana proposta pelo IBGE cite outras três cidades que estão na mesma categoria de Manaus?

Com estes exercícios sobre as metrópoles brasileiras é possível conhecer mais sobre a hierarquia das metrópoles de nosso país e suas áreas de influência. Publicado por: Amarolina Ribeiro

(VUNESP) Segundo a hierarquia urbana, as cidades mais importantes de um país, que comandam a rede urbana nacional, estabelecendo áreas de influência, correspondem aos (às):

a) centros regionais

b) cidades-dormitórios

c) metrópoles nacionais

d) capitais regionais

e) metrópoles regionais

O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - baseia-se em critérios, como porte e projeção nacional, que determinados centros urbanos possuem para categorizá-los como “metrópoles”. Com base na informação acima, assinale a alternativa que aparecem apenas nomes de metrópoles.

a) Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Curitiba e Goiânia.

b) Rio Branco, Porto Velho, Campo Grande, Cuiabá e João Pessoa.

c) São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Campo Grande e Recife.

d) Brasília, Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis, São Paulo e Porto Alegre.

e) Rio de Janeiro, Goiânia, Teresina, São Luiz, São Paulo e Brasília.

A respeito das características gerais das metrópoles brasileiras, avalie as proposições a seguir.

I. A característica marcante da metrópole é oferecer bens e serviços que só são encontrados nas metrópoles.

II. As metrópoles exercem, além da influência econômica, influência política e cultural sobre as demais cidades da hierarquia urbana.

III. A ocupação das metrópoles é bastante horizontalizada, se comparada a outras cidades brasileiras que não carregam esse título.

IV. A variedade, o nível de especialização e a especificidade dos elementos oferecidos pelas metrópoles explicam a influência exercida por esses centros urbanos.

Estão corretas as alternativas:

a) I e IV.

b) I, II e IV.

c) II, III e IV.

d) I, II e III.

e) III e IV.

De acordo com a classificação do IBGE, as metrópoles recebem denominações de acordo com o seu tamanho e área de influência. Das metrópoles listadas abaixo qual/quais corresponde/correspondem à categoria de grande metrópole nacional?

a) Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte.

b) Brasília e Rio de Janeiro

c) Rio de Janeiro e São Paulo

d) Apenas São Paulo

e) Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

respostas

Letra C

Graças ao seu nível de importância, as metrópoles nacionais exercem influência sobre boa parte do território nacional, visto que elas possuem uma complexa estrutura de serviços, equipamentos urbanos, universidades, instituições etc.

Voltar a questão

Letra A

São classificadas como metrópoles apenas São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Manaus, Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Goiânia.

Voltar a questão

Letra B

A alternativa III está incorreta, uma vez que a ocupação das metrópoles é cada vez mais verticalizada, se comparada a outros centros urbanos menores. Isso significa dizer que a presença de edifícios comerciais, residenciais e de serviços públicos é comum nas regiões centrais das metrópoles e têm-se expandido até as regiões mais periféricas.

Voltar a questão

Letra D

No Brasil, apenas um centro urbano figura na categoria de grande metrópole nacional: São Paulo, o maior centro urbano brasileiro.

Voltar a questão

Qual é a classificação de Manaus na hierarquia urbana proposta pelo IBGE cite outras três cidades que estão na mesma categoria de Manaus?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

I. Verdadeiro – economicamente, a história do Brasil foi marcada por concentrar suas atividades em centros urbanos específicos, desencadeando o fenômeno da metropolização, característico, sobretudo, do século XX.

II. Verdadeiro – a cidade de São Paulo, por ser a principal cidade em termos de centralidade do país, pode ser considerada como cidade de padrão metropolitano. Cuiabá, por sua vez, exerce influências apenas em nível regional, caracterizando-se por ser uma Capital Regional.

III. Falso – cidades cujo padrão tende a centro local ainda são capazes de exercer influências sobre municípios subordinados.

IV. Falso – apesar de não serem as mais centrais no país, as capitais regionais podem ser consideradas extremamente importantes para a economia nacional, apresentando funções industrial, agrícola, comercial e de serviços.

Portanto, a alternativa a ser assinalada é:

a) I e II estão corretas

Voltar a questão

Qual é a classificação de Manaus na hierarquia urbana?

É considerada Metrópole, de acordo com a Hierarquia Urbana de 2018, proposta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Quais as outras três cidades que estão na mesma categoria de Manaus?

Criada em 2007 pela Lei Complementar Estadual nº. 52/07, a Região Metropolitana de Manaus é composta pela capital e outros sete municípios: Iranduba, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Carreiro da Várzea, Manacapuru, Novo Airão e Rio Preto da Eva.

Como são as cidades classificadas na categoria da hierarquia urbana?

São eles: metrópoles (grande metrópole nacional, metrópole nacional e metrópole), capitais regionais (A, B e C), centros sub-regionais (A e B) e centros de zona (A e B). Por fim, há os centros locais, que são representados pelos restantes dos municípios em que a sua importância não extrapola os limites municipais.

Como são classificadas as cidades de acordo com a hierarquia urbana proposta pelo IBGE?

Cidades. São cinco níveis hierárquicos principais: Metrópoles, Capitais Regionais, Centros Sub-Regionais, Centros de Zona e Centros Locais.