Qual é a relação entre o desenvolvimento da agricultura e do sedentarismo?

Qual é a relação entre o desenvolvimento da agricultura e do sedentarismo?

Hoje vamos conversar sobre um fato histórico muito importante! Sobre nômades e sedentários, sobre como o ser humano parou de se deslocar de um lugar a outro, passando a viver em um único lugar.


Atividade 1

Leia o texto.

nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola. É uma prática humana de grupos que, ao invés de viverem fixos em um só local, espalham-se pelo território à procura de alimento. Sua caminhada gira em torno dos recursos naturais disponíveis: quando estes se esgotavam, movia-se para outros locais. Entre 1 milhão de anos e 10 mil anos a humanidade viveu de forma nômade. 

Os nômades viviam da caça de animais e da coleta de frutos da natureza. Porém, ao longo do tempo, homens e mulheres foram desenvolvendo diferentes técnicas para suas atividades. Desta forma, se inicialmente caçavam pequenos animais, com o desenvolvimento de novas técnicas e utensílios passaram a caçar animais maiores, que auxiliavam na manutenção e sobrevivência do grupo.

Ao passo que os grupos foram tornando-se sedentários foram também se tornando dependentes do trabalho coletivo. Seriam, portanto, os nômades mais livres que os sedentários? Embora os grupos nômades não tenham criado um sistema complexo de relações de trabalho, suas vidas eram pautadas pelas condições climáticas, pelo ritmo e necessidades do grupo, pela incidência de animais, dentre tantas outras questões. A liberdade, portanto, era também bastante limitada.Há 10 mil anos iniciou-se a atividade agrícola, que se espalhou pelo mundo. A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.

Atividade 2

Copie as questões em seu caderno e responda:

  1. Será que ainda existem povos nômades? Pesquise e escreva quem são eles.
  2. Em sua opinião, a agricultura e a domesticação de animais possibilitaram a sedentarização dos povos? Explique.
  3. O que a agricultura tem a ver com o assunto tratado no texto?
  4. Nos dias atuais, quais são as técnicas de produção de alimento? E, como é feito o seu transporte e a distribuição de alimentos? 

Atividade 3

Observe a imagem e escreva, em seu caderno, sobre ela.

Qual é a relação entre o desenvolvimento da agricultura e do sedentarismo?


Objeto de Conhecimento O que forma um povo: do nomadismo aos primeiros povos sedentarizados;
ComponentesCurricular História
Habilidades (EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.
Proponentes/ Professores: Ana Cristina de Souza Vieira Marilene Ferreira Machado Lima
Instituição Educacional: Escola Municipal Jardim Nova Esperança
CRE: Brasil Di Ramos Caiado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na antropologia evolucionária, sedentarização é um termo aplicado à transição cultural da colonização nômade para a permanente. Na transição para o sedentarismo, as populações semi-nômadas possuíam um acampamento fixo para a parte sedentária do ano. O sedentarismo se tornou possível com novas técnicas agrícolas e pecuárias. O desenvolvimento do sedentarismo aumentou a agregação populacional e levou à formação de vilas, cidades e outras formas de comunidades.[1]

Sedentarismo forçado[editar | editar código-fonte]

Sedentarismo forçado, ou sedentarização ocorre quando um grupo dominante restringe os movimentos de um grupo nômade.

Este é um processo pelo qual as populações nomádicas têm passado desde que descobriram a agricultura, até hoje, quando a organização da sociedade moderna impôs demandas que forçaram as populações aborígenes a adotar um habitat fixo.

Referências

  1. Infopédia, Enciclopédia Online da Porto Editora. «Sedentarização e primeiros núcleos urbanos». Consultado em 18 de julho de 2014

Comportamento sedentário é o termo direcionado para as atividades que são realizadas na posição deitada ou sentada e que não aumentam o dispêndio energético acima dos níveis de repouso, <= 1.5 equivalentes metabólicos (METs).

Qual a relação entre o desenvolvimento da agricultura e o sedentarismo?

A agricultura possibilitou a vida sedentária, o aumento populacional e o cultivo de alimentos que sustentavam um grupo durante todo o ano. A necessidade de cultivo fez com que se tornasse necessário o domínio dos rios e a construção de obras públicas, o que ocasionou em uma Revolução Urbana.

Qual a relação entre a prática da agricultura e a sedentarização dos primeiros grupos humanos?

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

Qual a relação entre a revolução agrícola e o fato de o ser humano ter se tornado?

Resposta: Antes da Revolução Agrícola, o homem era nômade, porque, ele estava sempre andando em busca de alimento. A Revolução Agrícola fez isso mudar, pelo simples fato de, à partir do cultivo do próprio alimento, a necessidade de se locomover não ser tanta.

Qual é a relação do modo de vida sedentário com o fenômeno da posse?

2 Qual é a relação do modo de vida sedentário com o fenômeno da posse? R.: O homem deixa de ser usuário ocasional da terra para tornar-se seu dono. A posse, que se estende desde áreas de terra até seres humanos, é legitimada como propriedade e defendida como tal.