Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

  • Hepatite tem cura?

Hepatite tem cura?

Hepatite é a inflamação do fígado.

Existem vários causas de hepatite:

  • Hepatite infecciosas
  • Hepatite alcoólica
  • Hepatite medicamentosa
  • Hepatite autoimune
  • Hepatite cardíaca ou circulatória
  • Hepatite oncológica: isso pode ocorrer por inflamação direta causada pelo câncer, obstrução causada pelo tumor
  • Hepatite obstrutiva: como as secundárias a obstrução de vias biliares

Entre as hepatites infecciosas, as virais são as mais importantes.

Existem vírus que atacam especialmente o fígados, são os vírus de hepatites como A, B, C, D e E

Aqui no Brasil, as mais comuns são as 3 primeiras.

A Hepatite Anão chega a cronicidade, ou seja, ela se cura.

Como não existe tratamento específico para a Hepatite A, ela  se cura pelo nosso próprio sistema imune.

Já a Hepatite B e a Hepatite Ctambém podem se curar sozinhas.

Mas se não o fizerem nos primeiros 6 meses após a infecção, a possibilidade de cura espontânea é menor e o tratamento especifico poderá estar indicado.


A hepatite viral pode ser causada por cinco agentes distintos, o que faz com que existam cinco tipos diferentes:...

A hepatite viral pode ser causada por cinco agentes distintos, o que faz com que existam cinco tipos diferentes: a hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E

Cada um dos tipos de hepatite possuem suas especificidades, sintomas e tratamento. Além disso, cada uma delas aparece com maior ou menor frequência, dependendo da região do país. 

Neste conteúdo vamos falar dessas cinco hepatites virais descrevendo cada uma delas. Você vai conhecer quais são os sintomas, como é feito o diagnóstico e o tratamento. Por fim, vamos te dar uma dica preciosa sobre as vacinas existentes contra essa doença, e como tomá-las. 

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

Bateu a curiosidade para saber mais? Então acompanhe a leitura e fique informado

O que é e quais os tipos de hepatite virais existentes e mais comuns?

A hepatiteviral é a inflamação nas células do fígado e pode ser provocada por diferentes vírus. `Pode se tornar crônica, causando complicações como cirrose e câncer de fígado

Apesar de terem semelhanças entre si, os diferentes tipos de hepatites virais se diferenciam quanto a forma de transmissão e evolução do quadro clínico. 

Existem cinco tipos de hepatite: hepatite A, hepatite B, hepatite C, hepatite D e hepatite E. No entanto, as mais comuns são a A, B e C

Como diferenciar?

Para saber diferenciar os tipos de hepatite, é preciso conhecer mais sobre cada uma delas. Por isso, vamos falar um pouco sobre cada tipo e suas especificidades para podermos diferenciá-las.

Hepatite A

É a infecção causada pelo vírus A (HAV) da hepatite, também conhecida como hepatite infecciosa. Na maioria dos casos é de caráter benigno. Contudo, o curso sintomático e a letalidade aumentam com a idade.

O vírus é eliminado nas fezes, assim a transmissão é via fecal-oral (contato de fezes com a boca). Essa forma de transmissão está relacionada a baixos níveis de saneamento básico e hábitos de higiene inadequados. 

Outras formas de transmissão são o contato sexual oral e anal e ingestão de água ou alimentos contaminados. 

Para evitar a contaminação é necessário lavar bem os alimentos crus, deixando-os de molho em solução preparada com água sanitária, lavar bem as mãos após o uso do banheiro e antes de se alimentar e usar preservativo em todas as práticas sexuais.

Hepatite B

Causada pelo vírus da hepatite B (HBV), a infecção se dá majoritariamente por relações sexuais desprotegidas e objetos perfurocortantes, visto que o vírus está presente no sangue e nas secreções. Outra forma de contágio é a transmissão da mãe para o bebê durante o parto. 

Inicialmente, a infecção é aguda, mas em alguns casos a doença permanece tornando-se crônica. Com isso, ela pode desencadear cirrose e câncer de fígado.

A hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível, já que o vírus pode ser encontrado no sangue, sémem e secreções vaginais. Infelizmente, a hepatite B foi responsável pela morte de 21% dos casos de hepatites no ano de 2000 e 2017 no Brasil.

Hepatite C

É causada pelo vírus da hepatite C (HCV). E trata-se de uma doença silenciosa que evolui devagar e produz uma inflamação persistente no fígado

As formas de transmissão mais comuns são por compartilhamento de objetos como agulhas, seringas, reutilização ou falha na esterilização de equipamentos médicos, odontológicos, de manicure, tatuadores, procedimentos como hemodiálise, cirurgias e transfusão, quando não há os devidos cuidados de biossegurança. 

O sangue contaminado também pode contagiar através da relação sexual desprotegida (menos comum), e da mãe para o filho. 

Hepatite D

Esse tipo de hepatite é causada pelo vírus da hepatite D (HDV), mas a manifestação da doença está associada à presença do vírus da hepatite B no indivíduo. São duas as formas de infecção: infecção simultânea com o HBV e superinfecção do HDV em um indivíduo com infecção crônica pelo HBV

A forma crônica da hepatite D evolui rapidamente para a cirrose e aumenta os riscos de câncer e morte. 

A transmissão é feita pela relação sexual desprotegida, da mãe para o bebê durante a gestação e parto, e compartilhamento de objetos, como escova de dentes ou lâmina de barbear, além de objetos para tatuagens e colocação de piercings, quando não atendem as normas de biossegurança, e objetos para uso de drogas. 

Esse tipo de hepatite é mais comum na região Norte do Brasil.

Hepatite E

A hepatite E é uma infecção causada pelo vírus E (HEV). Nesse caso, a hepatite é aguda, de curta duração e autolimitada. Na maioria dos casos é uma doença de caráter benigno. 

Pode ser grave na gestação, mas raramente causa infecções crônicas, mesmo em pessoas que tenham algum tipo de imunodeficiência.

A transmissão é feita principalmente pela via fecal-oral, pelo consumo de água contaminada e em locais com infraestrutura sanitária frágil. Ainda inclui a ingestão de carne mal cozida ou produtos derivados de animais infectados, como fígado de porco. Transfusão de produtos sanguíneos infectados e da mãe para o bebê também são formas conhecidas de contágio. 

Esse é o tipo mais raro de hepatite no Brasil.

E os sintomas, quais são?

Geralmente, em todos os tipos de hepatite, a infecção é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando ocorre, muitos dos sintomas podem ser confundidos com outras doenças, dificultando o diagnóstico. 

Por isso, apenas um médico poderá avaliar o caso e identificar sintomas específicos, que caracterizam cada tipo de hepatite. Acompanhe a descrição dos sintomas a seguir:

Sintomas gerais

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?

Sintomas específicos

Hepatite A

Período de incubação: de 2 a 4 semanas. Os sintomas incluem:

  • Febre
  • Falta de apetite
  • Náuseas
  • Dores abdominais
  • Urina escura
  • Mucosas amareladas (icterícia)

Crianças são assintomáticas, ou sente muito poucos sintomas. Eles costumam ser mais visíveis nos adultos.

Hepatite B

A hepatite B pode ser assintomática, mas, mesmo assim, precisa de tratamento para evitar a progressão da doença e deterioração do fígado. Quando aparecem sintomas, geralmente são:

  • Enjoos
  • Febre baixa
  • Dor nas articulações
  • Dor abdominal
  • Pele e olhos amarelados

Esses sintomas costumam aparecer de um a seis meses de infecção. Outros sintomas como cansaço, tontura, s, urina escura e fezes claras também podem aparecer.

Hepatite C

O aparecimento de sintomas da hepatite C é muito raro. Cerca de 80% das pessoas infectadas não apresentam qualquer sintoma, por isso a testagem espontânea da população prioritária é muito importante para conter o agravo da doença. 

Em alguns casos, alguns sintomas aparecem como uma forma aguda da doença, que antecede a forma crônica. São eles:

  • Pele amarelada
  • Urina escura
  • Dores abdominais
  • Cansaço
  • Perda de peso

Hepatite D

Esse tipo de hepatite pode ser assintomática ou sintomática grave, dependendo do grau de comprometimento do fígado. Pode apresentar os sintomas clássicos de hepatite:

  • Cansaço 
  • Fezes esbranquiçadas
  • Pele e olhos amarelado

Hepatite E

Como nas outras hepatites, quase não apresenta sintomas. Porém, quando ocorrem, costumam aparecer de 15 a 60 dias após a infecção.

  • Cansaço
  • Tontura
  • Enjoo
  • Vômitos
  • Febre
  • Dor abdominal
  • Pele e olhos amarelados
  • Urina escura 
  • Fezes claras

Existe um tipo de hepatite mais grave?

Dentre os tipos de hepatite, a hepatite C é considerada a mais grave. Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas morrem anualmente no mundo devido a complicações da doença, sendo essa a mais fatal. 

É tida como uma epidemia mundial, já que atinge cinco vezes mais pessoas que o vírus do HIV, ela é a principal causa de transplante de fígado no mundo.

Apesar de grave, já que pode causar cirrose, câncer de fígado e levar a morte, infelizmente a doença ainda não tem vacina. E, para piorar o cenário, ela está no grupo das três hepatites virais mais comuns no Brasil, junto com os tipos A e B. 

Em sua maioria, a hepatite C é diagnosticada apenas em sua fase crônica (depois de seis meses de infecção), tornando o tratamento mais difícil. 

Tem tratamento?  Todos os tipos têm cura?

O tratamento vai variar de acordo conforme os tipos de hepatite, se adequando ao contraído. 

As hepatites virais de tipo A e E não possuem um tratamento específico. Já para os tipos B, C e D, há tratamento específico

No entanto, somente o tratamento para a hepatite C pode levar à cura. As hepatites B e D também possuem tratamento, mas ele apenas evita a complicação do quadro, monitorando o dano do fígado.

  • Hepatite A: Não há tratamento específico para a hepatite A. O médico poderá prescrever medicamentos para melhorar o desconforto e garantir o balanço nutricional adequado, incluindo a reposição de fluidos perdidos pelos vômitos e diarreias. Atenção! A automedicação só prejudicará as condições do fígado, procure ajuda médica
  • Hepatite B: O tratamento varia conforme a fase da doença. Na fase aguda, é indicado repouso, hidratação e cuidados com a dieta. Na hepatite crônica, usam-se remédios prescritos pelo hepatologista, infectologista ou clínico geral.
  • Hepatite C: O tratamento da hepatite C é feito com os antivirais de ação direta (DAA), que apresentam taxas de cura de mais de 95%, sendo realizados, geralmente, por 8 ou 12 semanas. Esses DAAs revolucionaram o tratamento da hepatite C, e possibilitam a eliminação da infecção.
  • Hepatite D: O tratamento indicado para a hepatite D é o mesmo protocolo de tratamento para a hepatite B. Os medicamentos não curam a hepatite D, apenas controlam o dano hepático.
  • Hepatite E:  Da mesma forma que a hepatite A, a hepatite E não tem tratamento específico. O mais importante é evitar a automedicação, já que ela só intoxica o fígado, piorando o quadro. O médico prescreverá medicamentos para alívio dos sintomas, além da reposição de fluidos perdidos pelo vômito e diarreia.

E tem vacina né?

Qual é o tipo de hepatite que não tem cura?
Imagem ilustrativa (iStock)

Para alguns desses tipos de hepatite viral, já existem vacinas. E é sobre isso que vamos falar agora. 

Para as hepatites do tipo A e B já existem vacinas; elas são consideradas a medida mais eficaz para evitar casos graves e mortes pela doença. Depois de ser imunizada, a pessoa está protegida por toda a vida

As vacinas para as hepatites A e B  são indicadas para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos

Para crianças de 1 até 15 anos, são recomendadas 2 doses com 6 meses de intervalo entre elas. Para adolescentes a partir de 16 anos e adultos, são recomendadas 3 doses. A segunda dose deve ser administrada 30 dias após a primeira e a terceira, 6 meses depois da primeira dose.

Depois de todas essas informações, que tal ir até o dr.consulta se vacinar? Por aqui, você encontra as vacinas para hepatite A e B, assim como médicos especializados para diagnosticar e tratar todos os tipos de hepatite.  Agende sua consulta e vacinas pelo site ou app (disponível no Google Play e Apple Store)!

Qual tipo de hepatite mais perigosa?

Hepatite C é a hepatite viral mais grave e está entre as mais frequentes no Brasil. A hepatite C é a principal causa de transplantes de fígado e uma epidemia mundial – por exemplo, atinge cinco vezes mais pessoas que o HIV/Aids.

Qual o tipo de hepatite que não tem cura?

Os profissionais de saúde consideram que a forma é crônica quando a doença dura mais de seis meses. O risco de a doença tornar-se crônica depende da idade na qual ocorre a infecção. A Hepatite B não tem cura.

Qual o tipo de hepatite é contagiosa?

A hepatite A é uma doença contagiosa, causada pelo vírus A (VHA) e também conhecida como “hepatite infecciosa”. Transmissão: Fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.