Quando pode dar comida temperada para bebê?

Quando pode dar comida temperada para bebê?
Foto de Polina Tankilevitch no Pexels

Bebê chegou nos tão esperados 6 meses e, com todos os sinais de prontidão, irá iniciar a introdução alimentar. Junto com todas as dúvidas que surgem na fase, uma que sempre recebo nas consultas e quando abro a caixinha de perguntas no Instagram é qual tempero usar na comida do bebê!

Como sempre falo, comida de bebê tem que ser descomplicada, comida natural, feita com os alimentos que encontramos na feira e claro, apetitosa, gostosa. E, para isso, nada melhor e funcional que usar tempero na comida do bebê.

O que eles não podem comer é SAL, sim, o sal é orientado e indicado a partir de 1 ano, porem, o tempero na comida do bebê pode e deve. Para escolher os temperos, olhe só as dicas e recomendações:

Relembre: 9 temperos prontos que não devem entrar na sua cozinha

Quando pode dar comida temperada para bebê?

  • Leia os ingredientes na hora de comprar o tempero da comida do bebê. Não deve ter glutamato monossódico, corantes, aditivos e nomes estranhos.
  • Pode ser desidratados, prefira sempre o que compra em embalagens individuais ao invés dos que são vendidos a granel em grandes mercados. Assim, evitamos contaminação por fungos, tempero mofado e a certeza do que tem ali.
  • Prefira temperos com nomes das ervas mesmo. Normalmente os temperos com nome de pessoas ou diferentes tem realçador de sabor. A dica que dou neste caso é ler os ingredientes, ver quais são as ervas e especiarias inclusas e fazer sua própria misturinha na hora de cozinhar
  • Guarde os temperos em vidros ou potes bem fechados e não coloque utensílio ou os dedos molhados na hora de pegar o tempero e salpicar na comida do bebê e toda família.

Agora a dica mais importante de todas: o tempero da comida do bebê, desde que siga a maior das regras que é não ter realçador de sabor, pode e deve ser o tempero da comida da família toda!. Viu só a praticidade chegando aí?

Relembre: 14 temperos para você arrasar na sua comida com saúde

Salvia, salsinha, cebolinha, coentro, manjerona, manjericão, hortelã, pimenta do reino, lemon e pepper, curry, curcuma, páprica, paprica doce, chimichurry, ervas finas, alho, cebola, alecrim, cravo, canela, anis, gengibre e todos outros temperos podem ser usados na comida do bebê!

Opções de tempero não falta para você deixar a comida do bebê e toda sua família ainda mais saborosa. Abuse deles!

Beijos, Paola Preusse

Olá meninas! A introdução alimentar deixa muitas mães de cabelo em pé. Saber quais os cuidados necessários na hora de preparar os alimentos dos bebês é fundamental para evitar riscos à sua saúde. E ainda contribuir para o estabelecimento de bons hábitos alimentares. E uma das principais dúvidas é sobre como temperar a comida do bebê. Isso porque muitas pessoas acreditam que não se deve temperar a comida do bebê. Mas será que isso é verdade? Confira as minhas dicas de como temperar a comida do bebê.

Evitar sal até 01 ano de vida.

Quando pode dar comida temperada para bebê?

As preparações oferecidas aos bebês menores de 01 ano devem ser feitas sem sal. Mas isso de jeito algum significa que a refeição deles precisa ser sem sabor e sem graça! Dá para substituir o sal no preparo dos alimentos e ainda assim deixar a refeição saborosa e agradável para as crianças.

Abuse de temperos naturais.

Quando pode dar comida temperada para bebê?

Isso mesmo! Existe uma variedade de temperos naturais e ervas aromáticas que podem e devem sim ser usadas no preparo dos alimentos oferecidos ao bebê. Salsa, louro, cebolinha, manjericão, alecrim, coentro, alho, cebola, tomate, pimentão, açafrão etc. Use sua imaginação e combine estes e outros temperos naturais para dar sabor aos alimentos e preparações oferecidas ao bebê.

Dica prática e que ajuda muito no dia a dia – congele pequenas porções das ervas: compre as ervas frescas e higienize-as adequadamente. Em seguida coloque-as sobre um pano de prato limpo e seco, retire o excesso de água e deixe secar. Pique a salsa e a cebolinha por exemplo, e coloque em saquinhos próprios para congelar alimentos ou use forminhas de gelo. Quando for temperar os alimentos é só retirar direto do freezer e colocar na panela e seguir com o preparo normal.

Legumes devem ser cozidos e oferecidos ao bebê na sua forma natural sem temperar.

Quando pode dar comida temperada para bebê?

No início da introdução alimentar o ideal é que a criança vá conhecendo o sabor natural de cada alimento. Posteriormente quando a introdução alimentar já estiver bem estabelecida, você pode ir adicionando receitas e preparações contendo legumes e usando os temperos naturais para incrementar o sabor.

Cuidado com temperos e molhos prontos.

Quando pode dar comida temperada para bebê?

Molho de tomate pronto (em lata ou saquinho), ketchup, maionese, molho shoyo, caldo de galinha ou frango, etc. Esses produtos também não devem ser usados para temperar a comida dos bebês, independente da idade, pois contêm alta concentração de sal e outros condimentos.

Até a próxima!

 Tatiana Magri

Nutricionista materno-infantil em Brasília. Acompanhamento nutricional durante toda a gravidez e amamentação, introdução alimentar para os bebês e orientação nutricional para crianças e adolescentes.

Quais os temperos que bebê pode comer?

Salvia, salsinha, cebolinha, coentro, manjerona, manjericão, hortelã, pimenta do reino, lemon e pepper, curry, curcuma, páprica, paprica doce, chimichurry, ervas finas, alho, cebola, alecrim, cravo, canela, anis, gengibre e todos outros temperos podem ser usados na comida do bebê!

Como temperar a comida do bebê de 6 meses?

Prefira temperar a comidinha com alho, cebola, salsão, salsinha, cebolinha e outras ervas. Algumas gotas de azeite no final também melhoram o sabor. Dependendo da papinha, você pode até ralar um queijo. Não use temperos picantes, como pimenta, páprica e curry.

Como temperar comida pro bebê?

A principal regra é usar pouco sal, pois com as ervas já é possível garantir o sabor. Temperos fortes como pimenta e curry são vetados, assim como os artificiais, que costumam ter muito sódio. As papinhas salgadas podem ser temperadas com cebola, alho e azeite.

Pode colocar tempero na papinha de bebê?

Aqui, o assunto muda bastante, pois a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda a utilização de sal no preparo da alimentação apenas a partir de 1 ano de idade. Os bebês precisam de uma quantidade muito pequena de sódio e, ao fazerem o uso de alimentos in natura, eles já conseguem ter essa absorção.