Que tipo de remédio caseiro é bom para curar anemia?

A folhas também podem ser grande aliadas no combate à anemia. Alguns vegetais possuem grandes quantidades de ferro. Veja quais são

Quando falamos em fontes de ferro, sempre damos como exemplos os mesmos alimentos: carnes vermelhas, certos tipos de peixes, feijão, etc... Mas, se pensarmos direitinho, diversas folhas também possuem boas quantidades do mineral e podem suprir tranquilamente as necessidades desse nutriente em nosso organismo. Agrião, espinafre ou os diversos tipos de couve são opções de ferro naturais que ajudam a fortalecer os fluxos sanguíneos no organismo e a prevenir a anemia.

O ferro é um nutriente fundamental para a composição dos glóbulos vermelhos no sangue. Tanto que, segundo Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o mineral deve ser consumido diariamente, desde os primeiros meses de vida até a fase adulta, impedindo que o corpo se torne suscetível às fraquezas, fadigas e enfermidades. Veja a nota da entidade:

"A quantidade necessária de ferro é variável de acordo com o gênero, idade e saúde geral. Os bebês e crianças, por exemplo, necessitam ingerir mais ferro do que adultos, já que seus corpos crescem de maneira rápida. A partir da adolescência, as mulheres necessitam de quantidade de ferro maiores, já que elas perdem sangue todos os meses por conta da menstruação. Este é o motivo pelo qual mulheres cujas idades variam de 19 a 50 anos necessitam da obtenção diária de 18 miligramas de ferro, enquanto os homens da mesma faixa etária necessitam de apenas 8 miligramas diariamente."

Por isso, buscar fontes de ferro no dia a dia é uma obrigação de quem segue as demandas da alimentação saudável. Quem dá preferência às dietas naturais, sem carnes ou outros alimentos de origem animal, algumas folhas são alternativas importantes para mantermos essa quantidade necessária. E, dentre esses vegetais poderosos, alguns se destacam. Confira!

5 vegetais fontes de ferro para nossa alimentação

1 - Agrião: Considerado o vegetal com maior densidade de nutrientes, de acordo com especialistas em dieta da Universidade de William Paterson, New Jersey, EUA, o agrião possui ótimas quantidades de ferro em suas folhas, cerca de 0,2 mg (em 100 g). Além disso, o alimento também é fonte de outros minerais, como o cálcio e o magnésio, que potencializam seus poderes para a saúde, principalmente para o desenvolvimento dos ossos e dos músculos.

2 - Espinafre: 100 gramas de espinafre possuem 2,7 mg. Ou seja, o alimento, sempre relacionado à força física, também é uma ótima fonte de poderes para o sangue, prevenindo a anemia e a fadiga muscular. O vegetal também conta com flavonoides, propriedades anti-cancerígenas, que impedem o desenvolvimento de tumores da doença.

3 - Salsa: Usada, comumente, como tempero, essa folhinha verde contém incríveis 3,2 mg em 100 gramas. Além do ferro, ela possui efeitos medicinais, auxiliando no trato de doenças renais, infecções, facilitam o trânsito intestinal e, por ser diurética, ainda combate a retenção de líquido no corpo.

4 - Folhas de beterraba: É também muito associada ao combate da anemia. No entanto, as folhas desse vegetal são sempre esquecidas. Elas possuem bons níveis de ferro e podem ser incluídas em planos alimentares. Além disso, essas folhas ajudam a desintoxicar o organismo, promovendo a eliminação de metais pesados e ajudando na absorção do ferro e de outros minerais, como fósforo e potássio.

5 - Couve: O vegetal verde escuro também contém altos níveis do mineral, tanto que passou a ser considerado "uma nova carne". O suco detox de couve é uma ótima forma de combater a anemia, de forma natural e refrescante, para quem precisa aumentar os níveis de glóbulos vermelhos no sangue. A couve contém minerais como zinco, potássio, cálcio, cobre, manganês e selênio, que fortalecem o sistema imunológico.

A anemia é uma condição de saúde que ocorre quando há uma quantidade muito baixa de glóbulos vermelhos em nossa corrente sanguínea. Essa baixa quantidade de glóbulos vermelhos ocorre principalmente pela ingestão insuficiente de ferro, que impede a produção e regeneração dos glóbulos vermelhos.

Para combater a anemia, é necessário que uma pessoa consuma alimentos que sejam ricos em ferro ou vitamina C, pois esses nutrientes podem ajudar direta e indiretamente na cura da anemia.

Acredita-se que o consumo de chás pode dificultar o tratamento contra a anemia, pois alguns chás podem inibir a capacidade do organismo de absorver ferro. No entanto, há outros que podem trazer diversos benefícios para a saúde de pessoas que querem prevenir a anemia, ou que já sofram com esse problema.

Pensando nisso, o Que Bem Que Faz explica os malefícios que o chá pode trazer para o organismo da pessoa anêmica – e também 5 tipos diferentes de chá que trazem benefícios para o organismo, sendo um deles, o combate contra a anemia. Vamos nessa?

 

Malefícios do chá para pessoas anêmicas

Não é todo chá que faz mal para a saúde da pessoa anêmica. Porém, existem alguns com os quais é necessário se atentar – como, por exemplo o chá preto e o chá verde, que, apesar de trazerem diversos benefícios para a saúde de modo geral, dificultam a absorção de ferro pelo organismo, podendo não apenas complicar o tratamento contra a anemia, mas também facilitar que se desenvolva essa condição de saúde. Mas também existe muito chá bom para anemia, e é isso que veremos na próxima seção.

 

Chás para anemia

Existem muitos chás que podem trazer benefícios para a saúde, e isso inclui a melhora da ingestão de ferro e o tratamento contra a anemia. Veja agora uma lista com 5 tipos diferentes de chá que podem ajudar no tratamento contra a anemia.

Chá de dente de leão

O dente de leão é uma planta extremamente rica em ferro, sendo assim, o chá feito com o dente de leão pode ajudar no tratamento e na prevenção contra a anemia.

O chá de dente de leão pode trazer diversos outros benefícios para o organismo, como o combate contra doenças renais e a redução do colesterol, sendo uma boa opção para a prevenção de problemas de saúde como a diabetes tipo 2 ou pedra nos rins.

Chá de limão e hortelã

O chá de limão e hortelã é energético e rico em vitamina C, nutriente com propriedades antioxidantes que ajuda na absorção de ferro por parte do organismo e na regeneração de células.

Além disso, devido ao seu valor energético, o chá de limão e hortelã pode ajudar a combater sintomas de fadiga e melhorar a capacidade cognitiva do organismo, evitando problemas como vertigem e pressão baixa.

Chá de maçã e canela

A maçã e a canela são alimentos que possuem uma quantidade considerável de ferro em sua composição nutricional, sendo uma boa opção de chá para quem quer tratar ou prevenir a anemia.

Esse chá pode também trazer diversos outros benefícios para a saúde, como a melhora do funcionamento do sistema digestivo e, para as mulheres, uma melhora no funcionamento do sistema reprodutivo, ajudando a resolver problemas como a menstruação atrasada e cólicas.

Chá de pêssego

Sobre o chá de pêssego, é preciso tomar alguns cuidados. O primeiro é que o chá de pêssego que costuma ser comercializado possui adição de chá preto, que faz mal para a saúde de pessoas que já possuem anemia. Sendo assim, ao preparar o chá de pêssego utilize apenas a fruta. Se preferir, faça com outras ervas que não sejam o chá preto ou o chá verde, como a hortelã e o dente de leão, por exemplo.

Alguns benefícios que o chá de pêssego pode trazer para o organismo incluem a melhora da saúde dos rins e do fígado, o controle da diabetes e a prevenção contra problemas de saúde como a diabetes tipo 2 e a prisão de ventre.

Chá de beterraba

O chá de beterraba é uma boa opção para quem quer tratar ou prevenir a anemia, pois é feito com um dos alimentos mais ricos em ferro que existem; no entanto, tome cuidado na hora de preparar o seu chá, pois o ato de ferver a beterraba pode fazer com que uma certa quantidade do ferro presente no alimento seja reduzida de forma considerável. Apesar disso, o chá de beterraba é uma boa opção para o tratamento e prevenção da anemia, pois ainda possui certa quantidade de ferro em sua composição nutricional.

Além dos benefícios contra a anemia, o chá de beterraba também pode ajudar regulando a pressão arterial, protegendo o sistema nervoso, prevenindo doenças relacionadas aos pulmões e fígado, e prevenindo ou retardando o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Como existem algumas variações de chá que podem fazer mal para a saúde da pessoa com anemia, procure a ajuda de um nutricionista, que possa lhe orientar a respeito dos tipos de chá que fazem bem e os que fazem mal para pessoas anêmicas.


Perguntas frequentes

  • Chá faz mal para quem tem anemia?

    Vai depender do chá. O chá preto e o chá verde podem fazer mal para a saúde de uma pessoa anêmica, por inibirem a capacidade do organismo de absorver ferro; no entanto, existem alguns tipos de chá que até ajudam no tratamento contra a anemia.

  • Se eu tenho anemia, posso tomar chá?

    Você deve tomar cuidado, pois existem alguns tipos de chá que fazem mal para pessoas com anemia. Procure pela orientação de um nutricionista antes de consumir qualquer tipo de chá que você acredite que vá lhe fazer mal.

  • Grávida pode tomar chá?

    É muito comum que mulheres grávidas experienciem episódios de anemia durante a gestação – portanto, o ideal é que elas evitem alguns tipos de chá, sendo os chás mais recomendados para consumo os de erva cidreira e de erva doce, que possuem um efeito calmante que faz bem para a gestante.

    Fontes

    https://www.verywellhealth.com/can-herbal-tea-interfere-with-iron-absorption-89168 https://www.allodocteurs.fr/archives-le-the-est-il-deconseille-en-cas-d-anemie-severe-13600.html https://extenso.org/article/le-the-et-le-fer-ne-font-pas-bon-menage/

    O que é bom para curar anemia rápido caseiro?

    Alguns dos principais remédios caseiros que ajudam a combater a anemia são:.
    Suco de abacaxi. ... .
    Suco de laranja, cenoura e beterraba. ... .
    Chá de moringa. ... .
    Suco de ameixa. ... .
    Refogado de couve com quinoa. ... .
    Wrap de feijão preto e carne moída. ... .
    Salada de feijão fradinho com atum. ... .
    Salada de beterraba com cenoura..

    O que é bom para curar anemia rápido?

    Segundo a especialista, os alimentos mais indicados para combater a anemia são os ricos em ferro, como fígado, carne vermelha e feijão. Consumir alimentos ricos em vitamina C, como laranja, limão ou morango, também pode ajudar a amenizar o problema. Já que a vitamina melhora a absorção do ferro pelo organismo.

    Qual o melhor chá caseiro para anemia?

    Chás para anemia.
    Chá de dente de leão. O dente de leão é uma planta extremamente rica em ferro, sendo assim, o chá feito com o dente de leão pode ajudar no tratamento e na prevenção contra a anemia. ... .
    Chá de limão e hortelã ... .
    Chá de maçã e canela. ... .
    Chá de pêssego. ... .
    Chá de beterraba..

    Qual o nome da planta que cura anemia?

    Ajuda a combater anemia A ora-pro-nóbis é um deles. Se você estiver em tratamento para anemia ferropriva, ingerir alimentos ricos em ferro pode ser uma forma adjuvante de curar a doença.