Quem é o maior vencedor de medalhas da história das Olimpíadas quantas medalhas foram é em qual modalidade?

Quem é o maior vencedor de medalhas da história das Olimpíadas quantas medalhas foram é em qual modalidade?

Michael Phelps e todas as suas medalhas olímpicas (AFP via Getty Images)

Pode não parecer, mas estamos em um ano olímpico! A pandemia da Covid-19 atrasou os jogos de Tóquio, que seriam realizados no ano passado, mas que só vão acontecer a partir do dia 23 de julho deste ano. Para aquecer antes das competições, que tal saber quem é o atleta com maior número de medalhas em Olimpíadas? Veja os atletas com mais medalhas nos Jogos.

Quem é o atleta com maior número de medalhas em Olimpíadas?

Se você chutou que o atleta com o maior número de medalhas em Olimpíadas é da natação, acertou! O nadador americano Michael Phelps tem, nada menos do que 28 medalhas conquistadas nos jogos de 2004 (Atenas), 2008 (Pequim), 2012 (Londres) e 2016 (Rio de Janeiro), tá bom ou quer mais? Entre as medalhas conquistadas, 23 foram de ouro! Apenas três de prata e duas de bronze.

Leia também:

  • Como Joaquim Cruz inspirou Vanderlei Cordeiro de Lima

  • Bruno Schmidt vence Covid-19: 'Tive medo de virar estatística'

  • Atleta e 'cartola' coloca o wrestling brasileiro no mapa

A natação é um esporte com muitas provas entre as quatro modalidades: crawl, peito, costas e borboleta. Alguns atletas focam nos estilos em que são especialistas. Outros mais versáteis, como Phelps, aproveitam e participam do maior número de categorias possíveis, incluindo longas distâncias e revezamentos.

Veja os atletas com mais medalhas em Olimpíadas

Larisa Latynina: Além de Michael Phelps, outros atletas também se destacam pelo número de conquistas nos Jogos Olímpicos de Verão, como a ginasta Larissa Latynina, da União soviética. A atleta conseguiu 18 medalhas nas Olimpíadas de 1956 (Melbourne), 1960 (Roma) e 1964 (Tóquio). Nove delas de ouro, cinco de prata e quatro de bronze.

  • Baixe o app do Yahoo Mail em menos de 1 min e receba todos os seus emails em 1 só lugar

  • Assine agora a newsletter Yahoo em 3 Minutos

Paavo Nurmi: O corredor finlandês é o terceiro maior medalhista olímpico. As 12 medalhas no atletismo foram conquistadas nos jogos de 1920 (Antuérpia), 1924 (Paris) e 1928 (Amsterdam). Foram nove de ouro e três de prata.

Mark Spitz: Até pouco tempo, o nadador americano retinha o recorde de maior medalhista da natação até ser ultrapassado por Michael Phelps. Ele conseguiu 11 medalhas nos jogos de 1968 (Cidade do México) e 1972 (Munique). Nove delas foram de ouro, uma de prata e outra de bronze.

Carl Lewis: O velocista dos Estados Unidos foi imortalizado pela hegemonia conquistada nas Olimpíadas de 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul), 1992 (Barcelona) e 1996 (Atlanta). Ao todo foram 10 medalhas. Sendo que nove foram de ouro e uma de prata.

Birgit Fischer: A canoísta alemã fez história nas águas ao levar 12 medalhas para casa. Bem como pela longevidade em competições olímpicas nos jogos de 1980 (Moscou), 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul), 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta), 2000 (Sidney) e 2004 (Atenas). Foram oito medalhas de ouro e quatro de prata.

Sawao Kato: O ginasta japonês competiu nas Olimpíadas de 1968 (Cidade do México), 1972 (Munique) e 1976 (Quebec). Entre as 12 medalhas, oito foram de ouro, três de prata e uma de bronze.

Jenny Thompson: A nadadora dos Estados Unidos sustentou uma hegemonia e de mais de uma década, nos jogos de 1992 (Barcelona), 1996 (Atlanta), 2000 (Sidney) e 2004 (Atenas). Entre as 12 medalhas, oito foram de ouro, três de prata e uma de bronze.

Matt Biondi: Ainda nas piscinas, mais um nadador americano faz parte do ranking dos dez melhores. Biondi conseguiu 11 medalhas, nas Olimpíadas de 1984 (Los Angeles), 1988 (Seul) e 1992 (Barcelona). Oito delas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Ray Ewry: Completando nossa lista, temos um multiatleta das antigas. Competindo em várias categorias do atletismo, Ewry, levou oito medalhas de ouro para casa, nos jogos de 1900 (Paris), 1904 (Saint Louis) e 1908 (Londres).

Considerado o maior evento esportivo do planeta, os Jogos Olímpicos têm como objetivo estimular a competição sadia entre os povos dos cinco continentes. Como já dizia o Barão de Coubertin (Pierre de Coubertin), considerado o fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, “o importante não é vencer, mas competir. E com dignidade”.

História

De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.500 a.C., na Grécia antiga, para homenagear o pai dele, Zeus. Contudo, os primeiros registros históricos das Olimpíadas são de 776 a.C., quando os atletas vencedores começaram a ter seus nomes registrados.

Nessa época, os reis de Ilia, de Esparta e de Pissa aliaram-se para que, durante os jogos, houvesse trégua sagrada em toda a Grécia. A aliança foi realizada no templo de Hera, localizado no santuário de Olímpia. Essa é a origem do termo “Olimpíadas”.

Era Moderna

Atenas foi a cidade que sediou a primeira olimpíada da Era Moderna, em abril de 1896, com delegações de 14 países. Ao todo, 241 atletas competiram em nove modalidades.

Desde essa época, os Jogos Olímpicos passaram a ser realizados de quatro em quatro anos, à exceção de 1914 e 1918 e 1939 e 1945, quando ocorreram a Primeira e Segunda Guerra Mundial, respectivamente.

Quem é o maior vencedor de medalhas da história das Olimpíadas quantas medalhas foram é em qual modalidade?

Monumento em homenagem a Pierre de Coubertin em Atlanta, sede das Olimpíadas de 1996*

Medalhas

Estados Unidos é o país com maior número de medalhas, 2.399 até a Olimpíada de Londres, em 2012, sendo 976 de ouro. O Brasil ocupa a 37ª posição, com 108 medalhas, sendo 23 de ouro.

Recordistas

O maior recordista da história dos jogos olímpicos é o nadador norte-americano Michael Phelps, com 21 medalhas (18 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze). Já a mulher com mais medalhas é a ginasta ucraniana Larissa Latynia. Ao todo são 18, sendo 9 de ouro, 5 de prata e 4 de bronze.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Curiosidades das Olimpíadas

  • 1908, em Londres: nesse ano, os atletas passaram a entrar de forma organizada na cerimônia de abertura. Essa também foi a olimpíada mais longa da história, de 27 de abril a 31 de outubro;

  • 1913: a bandeira olímpica é criada pelo Barão de Coubertin;

  • 1920, em Antuérpia, na Bélgica:

    → a bandeira é hasteada pela primeira vez;

    → com 72 anos, Oscar Swahn é o atleta que ganhou uma medalha com mais idade na história das olimpíadas;

    → Guilherme Paranaense, atleta do tiro, conquista a primeira medalha de ouro do Brasil.

  • 1928, Amsterdã, na Holanda: o fogo olímpico é usado pela primeira vez;

  • 1932, Los Angeles, Estados Unidos:

    → o hino dos países dos atletas vencedores começou a ser tocado no momento da entrega das medalhas;

    → nessa edição também tivemos a primeira mulher brasileira a participar de uma Olimpíada, a nadadora Maria Lenk.

  • 1948, em Londres: as provas de natação passaram a ser realizadas em piscinas;

  • 1964, em Tóquio: as olimpíadas passaram a ser transmitidas via satélite pela televisão;

  • 1976, em Montreal: o Canadá é o único país-sede que não ganhou medalhas de ouro.

Jogos Olímpicos de Inverno

O evento esportivo começou a ser realizado em 1924 como “Semana Internacional dos Desportos de Inverno”. Dois anos depois, ganhou o status de Jogos Olímpicos. Eles também ocorrem a cada quatro anos, mas são contemplados apenas esportes que envolvem gelo ou neve, tais como Biathlon, Curling, Hóquei no gelo, Esqui e Patinação.

Números 2016

Os Jogos Olímpicos de 2016 serão realizados no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 5 e 21 de agosto. Uma curiosidade é que, depois de muitos anos, o Rugby e o Golfe voltaram ao quadro de esportes.

Confira alguns números dessa edição:

41 esportes
37 arenas
206 países
306 provas diferentes
136 modalidades femininas
161 masculinas

*Créditos da imagem: Shutterstock.com / lazyllama

**Créditos da imagem: Shutterstock.com / f11photo

Quem é o maior vencedor de medalhas da história das Olimpíadas?

1. Estados Unidos da América – 2.636 medalhas. Com um total de 2.636 medalhas em 28 Olimpíadas, os EUA tem mais do que o dobro de pódios em relação ao segundo colocado. O maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, com 28 pódios, é o nadador norte-americano Michael Phelps.

Qual a seleção que ganhou o maior número de medalhas olímpicas de ouro?

Olimpíadas: Brasil garante o maior número de medalhas de todos os jogos.

Quais são os principais medalhistas das Olimpíadas?

VEJA A LISTA DE MAIORES MEDALHISTAS OLÍMPICOS DA HISTÓRIA:.
MICHAEL PHELPS - 28 medalhas. ... .
LARISA LATYNINA - 18 medalhas. ... .
NIKOLAI ANDRIANOV - 15 medalhas. ... .
EDOARDO MANGIAROTTI - 13 medalhas. ... .
TAKASHI ONO - 13 medalhas. ... .
BORIS SHAKLIN - 13 medalhas. ... .
PAAVO NURMI - 12 medalhas. ... .
ALEXEI NEMOV - 12 medalhas..

Qual a modalidade esportiva que mais trouxe medalhas olímpicas para o nosso país?

A medalha de bronze conquistada por Mayra Aguiar, nesta quinta-feira, fez o judô se isolar como o esporte com mais pódios para o Brasil na história dos Jogos Olímpicos. São 24 medalhas conquistadas até agora, com 4 ouros, 3 pratas e 17 bronzes.