Receitas para crianças de 2 a 3 anos

Receitas para crianças de 2 a 3 anos

Almoço (12h)

Para planejar o almoço no cardápio semanal infantil você pode apostar em inúmeras combinações de receitas e preparos nutritivos e saborosos. Veja algumas delas para você se inspirar:

  1. Salada de mandioca com alface + arroz e feijão + frango grelhado + brócolis ao creme branco e/ou vermelho.
  2. Salada de folhas (você pode usar chicória, rúcula, alface, repolho, entre outros) + arroz “colorido” (com brócolis e/ou cenoura ralada) + bife grelhado + batata assada com alecrim.
  3. Salada de chuchu e mostarda + arroz e feijão + almôndega + purê (pode ser de batata, aipim, abóbora, inhame ou outros alimentos).
  4. Salada de folhas + arroz com legumes variados e picados em cubos pequenos + carne moída + chips de batata doce ou mandioquinha
  5. Salada de folhas + macarrão com tomate e manjericão + frango grelhado

Lembre-se de que você pode utilizar diversas versões, modos de preparo e opções do “mesmo” alimento.

Por exemplo: é possível usar arroz branco ou integral, feijão preto, carioca ou fradinho, diversos tipos de batata – e diversos preparos de batata, como chips, purê, assada, entre outros.

Lanche da tarde (15h)

  1. Chá de frutas diversas com camomila + snack integral
  2. Suco de frutas com água de coco + pão francês com queijo branco ou cottage
  3. Smoothie de iogurte natural com banana e manga + biscoito integral de cacau
  4. Iogurte + bolinho com recheio de morango
  5. Suco de laranja natural + pão integral com peito de peru e mussarela

Para que o lanche da tarde dos pequenos seja sempre variado e nutritivo, aproveite para conhecer a Linha Kids da VITAO, feita especialmente com opções de alimentos balanceados para as crianças. A linha traz ótimas opções de snacks para o lanche e ajuda a manter a nutrição diária saudável e equilibrada!

Jantar (18h)

Assim como o almoço, o cardápio semanal infantil para o jantar permite  que você utilize os alimentos de diversas formas e preparos. Ainda, é possível reaproveitar o que foi servido no almoço e transformar em um prato diferente. Por exemplo: o feijão pode virar uma deliciosa sopa de feijão!

Confira nossas sugestões:

  1. Salada de agrião + macarrão ao molho bolonhesa.
  2. Salada de tomate e cebola + sopa de feijão com frango e legumes e pão (para acompanhar).
  3. Salada de alface + arroz ao forno com legumes + ovos mexidos e/ou omelete.
  4. Salada de beterraba com cenoura + risoto de frango com milho e ervilha.
  5. Salada de repolho + sanduíche com atum, ricota, tomate e orégano.

Ceia (21h)

Na hora da ceia, é esperado que o pequeno já esteja muito bem alimentado com as nossas sugestões de cardápio. Por isso, nesse momento pode ser interessante usar somente o composto lácteo para garantir a nutrição diária. Entretanto, lembre-se sempre de seguir as orientações do pediatra.

Cardápio semanal infantil: sugestões para crianças de 4 a 6 anos

Para crianças de 4 a 6 anos, as recomendações do cardápio semanal  infantil continuam basicamente as mesmas das sugestões anteriores. Afinal, continua sendo essencial investir em uma alimentação natural, com horários das refeições definidos e cardápios que variam.

O que muda de acordo com o crescimento e o desenvolvimento das crianças é a quantidade de comida, que passa a ser maior. Também, outra questão que é alterada no cardápio semanal infantil nas crianças a partir dos 4 anos é a ceia.

Se entre os 2 e 3 anos de idade a ceia era somente o composto lácteo, para os pequenos de 4 a 6 anos ela passa a ser uma refeição um pouco maior. Assim, para encerrar o dia em grande estilo, boas opções de ceia para as crianças dessa faixa etária são:

Cardápio infantil para a ceia (21h) para crianças de 4 a 6 anos

  1. Iogurte de frutas vermelhas + biscoito maisena
  2. Leite integral + pipoca doce zero açúcar
  3. Suco de maracujá + torrada com ricota, cottage ou queijo branco
  4. Leite integral com chocolate em pó (50% cacau) + biscoito de chocolate
  5. Leite integral com açúcar mascavo + snack integral salgado

Agora você já sabe como montar um cardápio semanal infantil nutritivo e balanceado

Com todas essas dicas, você com certeza está mais preparado para montar um cardápio infantil saudável, delicioso e nutritivo para os pequenos. Para ter certeza de que está fazendo um bom trabalho, siga sempre as orientações do pediatra e, é claro, conte com a VITAO para deixar o seu cardápio ainda mais saboroso!

Qual o cardápio ideal para uma criança de 2 anos?

Salada de tomate e cebola + sopa de feijão com frango e legumes e pão (para acompanhar). Salada de alface + arroz ao forno com legumes + ovos mexidos e/ou omelete. Salada de beterraba com cenoura + risoto de frango com milho e ervilha. Salada de repolho + sanduíche com atum, ricota, tomate e orégano.

O que fazer para uma criança de 2 anos comer?

Meu filho não quer comer”: veja algumas dicas que podem te ajudar.
Depois da recusa, dê um intervalo de alguns dias e volte a oferecer o alimento rejeitado;.
Ignore as birras;.
Mantenha uma rotina de horário das refeições;.
Deixe a criança ajudar na escolha e preparação do alimento, mesmo que seja apenas olhando;.

O que uma criança de 3 anos come?

Os alimentos estão organizados em oito grupos: arroz, pão, massa, batata, mandioca (5 porções), verduras e legumes (3 porções), frutas (3 porções), carnes e ovos (2 porções), leite, queijo e iogurte (3 porções), feijões (1 porção), óleos e gorduras (1 porção) e açúcares e doces (1 porção).

Quantas refeições um bebê de 2 anos tem que fazer?

A partir do segundo ano de vida, crianças e adolescentes devem fazer três refeições plenas e duas refeições menores, os lanches, podendo ocorrer ainda uma pequena e última refeição denominada ceia.