São características do clima da região Norte?

Aspectos dos seguintes climas do Brasil: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

São características do clima da região Norte?

O Brasil apresenta uma grande variedade de climas

O território brasileiro, em virtude da sua localização e grande extensão, apresenta diferentes tipos de clima. Os principais climas do Brasil são: equatorial, tropical, semiárido, tropical de altitude, tropical atlântico e subtropical.

Equatorial: esse é o clima predominante na região Amazônica, que abrange a Região Norte e porções dos estados de Mato Grosso e Maranhão. A temperatura média anual é elevada, variando entre 25 °C e 27 °C, com chuvas durante todo o ano e alta umidade do ar.

Tropical: abrange estados das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte e Sudeste. Apresenta duas estações bem definidas: inverno (seco) e verão (chuvoso). A temperatura média varia entre 18 °C e 28 °C.

Semiárido: esse clima do Brasil predomina no interior nordestino. A temperatura é elevada, com média de 27 °C, e as chuvas são escassas e irregulares. Essas características, além da falta de políticas públicas (construção de reservatórios de água), dificultam o desenvolvimento das atividades agrícolas.

São características do clima da região Norte?

Os climas do Brasil

Tropical de altitude: típico das áreas mais elevadas dos estados do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo). A temperatura, com média anual entre 18 °C e 22 °C, é mais baixa nas áreas mais altas do relevo. Uma característica desse clima são as geadas durante o inverno.

Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Subtropical: clima predominante nas porções do território brasileiro situadas ao sul do Trópico de Capricórnio, na Zona Climática Temperada do Sul. Inclui os estados da Região Sul e parte de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A temperatura média é de 18 °C, considerada a mais baixa do país. As chuvas são regulares e bem distribuídas. O verão é quente e o inverno é bastante frio, sendo comum a ocorrência de neve ou geada em determinados lugares.

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Escola Kids

O clima equatorial predominante na região Norte é proveniente de diversos fatores, mas o principal é a localização geográfica.

A região Norte está situada na zona intertropical da Terra, próxima à linha do Equador, lugar onde os raios solares incidem na superfície terrestre de forma perpendicular, essa área é chamada também de zona tórrida da Terra. Isso favorece a predominância de temperaturas elevadas sempre superiores a 25ºC, os índices pluviométricos podem atingir até 3.000 mm ao ano, a amplitude térmica é muito baixa. É bom ressaltar que existem dentro da região norte características climáticas diferentes, como no sudeste do Pará e no Tocantins, onde prevalece o clima tropical, além do noroeste do Pará e leste de Roraima que apresenta o tipo equatorial semi-úmido.

A característica climática da região reflete diretamente na composição vegetal e na biodiversidade, isso por que altas temperaturas possibilitam a proliferação de uma imensa diversidade de espécies de plantas. Em virtude da restrita alteração de temperatura (amplitude térmica) a floresta permanece sempre verde.

A relação entre o clima e a vegetação na região norte é de reciprocidade, uma vez que ocorre uma interdependência entre os dois elementos.

A vegetação contribui diretamente nas características climáticas da região, principalmente em relação à umidade do ar e à quantidade de chuva. A temperatura é elevada nessa região, portanto, as plantas transpiram através das folhas e formam pequenas gotas de água que evaporam para a atmosfera. Esse processo é denominado de evapotranspiração.

À medida que ocorre desmatamento, as chuvas podem diminuir quanto à sua incidência e quantidade, pois o processo de evapotranspiração responde por aproximadamente 50% da água evaporada que formam as precipitações na região.


A região brasileira mais extensa é a Norte, sua área corresponde a 42% do território nacional. Nessa região também se encontra a maior floresta tropical do mundo e a maior reserva de biodiversidade do planeta, a Floresta Amazônica. Ela abrange aproximadamente 80% da Região Norte, sendo a principal responsável pelo clima no Brasil.

O clima da região é o equatorial úmido, caracterizado por elevadas temperaturas e grande quantidade de chuvas ao longo do ano. O Norte do Brasil apresenta importante heterogeneidade espacial e sazonal da pluviosidade, e possui o maior total pluvial anual do país. Apesar disto, em termos climáticos, na região temos basicamente duas estações: a estação seca, que ocorre no outono/inverno; e a estação chuvosa, que está compreendida entre a primavera e o verão. A região central, sudoeste e leste da Região Norte apresentam estação seca bem definida.

As características climáticas/meteorológicas da região são influenciadas por linhas de instabilidade - que são formações de nuvens carregadas de chuva no sentido linear -, e fenômenos associados à condensação do ar úmido trazido pelos ventos de leste da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é uma faixa de nuvens de tempestades, que circunda o globo próximo à linha do equador. O aquecimento ao longo do dia, associado com a alta umidade do ar, favorece a ocorrência de chuvas no fim do dia. Assim, as chuvas de convecção ou de "hora certa", são características da região.

O clima e a vegetação possuem uma relação de mão dupla nessa região. O clima influencia na floresta, pois com temperaturas elevadas, há abundante quantidade de chuvas, permitindo a proliferação de uma imensa diversidade de plantas. Em contrapartida, a floresta contribui diretamente no clima, favorecendo umidade para altos índices pluviométricos. Tal influência acontece devido à evapotranspiração das plantas. Quando elas transpiram formam-se gotículas de águas sobre elas e, então, com o processo de evaporação, a água contida nas plantas vai para a atmosfera, favorecendo a formação de chuvas. Aproximadamente 50% da umidade que se transforma em chuvas é proveniente da floresta. E a importância dessa umidade se reflete em todo país, onde fenômenos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) dependem enormemente da manutenção de vapor d'água na atmosfera nessa região.

O conhecido e famoso fenômeno El Niño - fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado por um aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical - também possui influência no clima dessa região. Em anos de El Niño ocorre uma tendência da diminuição de chuva na Amazônia do Norte. Isso acontece, pois, os ventos alísios - ventos originados do deslocamento das massas de ar no globo, juntamente com um efeito ocasionado pelo movimento de rotação da Terra -, são mais fracos, reduzindo a umidade que penetra no interior da região Amazônica.

Visto isso, conhecer o clima das diferentes regiões do Brasil é vital para as atividades tanto locais como nacionais. Os pontos fortes da Região Norte, como as atividades de pecuária e agricultura, turismo, além do setor industrial - tendo como referência a Zona Franca de Manaus - devem ser maximizados com os estudos do clima. Um país como o Brasil, com grandes extensões territoriais, possui diferentes climas, e assim se faz necessário planejamento a curto e/ou longo prazo, para um melhor aproveitamento de recursos naturais, tão abundantes na Região Norte, e para o auxílio dos planos de demanda de diferentes atividades.

Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental

A Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental é uma empresa 100% brasileira que atua no âmbito nacional no desenvolvimento e fabricação de equipamentos de monitoramento automático, principalmente nas áreas de Meteorologia, Hidrologia e Agrometeorologia. Conheça mais sobre a Squitter Soluções em Monitoramento Ambiental acessando o site http://www.squitter.com.br.

Fonte: KMS Comunicação / Thaís Mazini  -    http://www.squitter.com.br - [email protected]com.br 

Quais são as características do clima norte?

O clima da região Norte é moldado de acordo com dois tipos: equatorial úmido – predominante em quase toda a localidade e marcado por elevadas temperaturas – e tropical continental, que resulta em duas estações bem definidas (chuvosa e seca).

Qual e o tipo de clima e vegetação predominante na região norte?

O clima predominante na maior parte da Região Norte do Brasil é o equatorial úmido, apresentando elevadas temperaturas, com médias acima de 25°C, chuvas abundantes durante todo o ano, superiores a 2.000 a 3.000 mm anuais, variando conforme os movimentos das massas de ar.

Como e o clima da região do Nordeste?

Clima tropical – comum no sul da Bahia, na área central do estado do Maranhão, em algumas cidades do Piauí e Ceará, e na região litorânea de todos os estados do Nordeste. O clima tropical é conhecido por ter duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.

O que caracteriza o clima?

O clima é considerado o conjunto de estados médios do tempo meteorológico, o que acaba por caracterizar o meio ambiente da atmosfera de uma certa região do globo ao longo do ano. Assim, pode-se entender que o objeto de estudo da climatologia é a atmosfera e suas características, relações e fenômenos associados.