Saque aniversário não caiu no dia programado

Continua depois da publicidade

O que fazer quando o saque-aniversário não caiu na conta, apesar de já ter alcançado a data prevista para pagamento? Muitos trabalhadores têm relatado problemas no recebimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço nessa modalidade. Como agir nesses casos, então, é o que veremos hoje, 19 de abril.

A confusão se deve, em grande parte, ao fato de que essa é a modalidade mais recente de pagamento do Fundo de Garantia. Afinal, ela surgiu em 2019 e seus primeiros pagamentos ocorreram em 2020.

Continua depois da publicidade

Veja ainda: Como Saber Se Tenho Direito Ao Fundo De Garantia? Entenda

Continua depois da publicidade

Saque aniversário não caiu no dia programado
Problemas no depósito do saque-aniversário indicam problemas com cadastro ou com conta indicada. (Imagem: iDinheiro)

O que fazer quando o saque-aniversário não caiu na conta?

Quando o trabalhador optar pelo saque do Fundo de Garantia na modalidade de aniversário, o valor é pago de acordo com o calendário da Caixa Econômica Federal (CEF). Ela é a gestora da parcela.

Entretanto, em alguns casos, o trabalhador não localiza esse pagamento. A situação mais recorrente é o saldo do FGTS indicar a transferência, contudo sem correspondência  do recebimento na conta destino.

No caso do saque-aniversário não cair na conta o trabalhador destinatário deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica. Essa, por sinal, é a indicação da própria CEF. Para tanto o trabalhador deve estar em posse de sua carteira de trabalho.

O que pode ter acontecido quando o saque-aniversário não caiu na conta?

Segundo a CEF são dois os principais motivos do erro na transferência do saque-aniversário:

  • De um lado, erros ou desatualizações do cadastro do trabalhador;
  • Por outro lado, o dinheiro também não cai diretamente caso a conta indicada corresponder a uma poupança de propriedade conjunta.

Somente a CEF, porém, pode afirmar o que realmente aconteceu quando o saque-aniversário não caiu na conta.

Até quando é possível resolver eventuais problemas com o FGTS de aniversário?

O pagamento ocorre no primeiro dia útil do mês de nascimento de cada trabalhador. Dessa maneira, nascidos em abril receberam os valores no início deste mês.

Contudo, caso não haja o pagamento correto e o FGTS não caiu na conta, há prazo de cerca de 90 dias para resolução do problema. Por exemplo, nascidos em abril podem recebê-lo até o último dia do mês de junho. Ou seja, o prazo sempre se encerra ao final do segundo mês consecutivo ao pagamento.

Como conferir se o saque-aniversário caiu na conta?

Primeiramente o trabalhador deve conferir o calendário com as datas de transferência da parcela. Ele determina as liberações de saldo de acordo com o mês de aniversário do trabalhador.

Em segundo lugar, deve-se fazer uma consulta no aplicativo do Fundo de Garantia. Nele o trabalhador acessa dados condizentes aos depósitos e também às movimentações do FGTS. Dessa forma, o registro dessa transferência leva o trabalhador ao terceiro e último passo.

Ao aderir ao saque-aniversário o cidadão indica o local para recebimento do valor anualmente. Assim, é livre a escolha da instituição bancária para recebimento, bastando que haja a indicação da agência e da conta bancária.

Portanto, para saber, por fim, se o saque-aniversário caiu na conta o trabalhador deve conferir o saldo daquela que foi indicada no momento da adesão à modalidade do FGTS.

Confira agora: Consulta Regularidade FGTS: Veja Como Acompanhar Os Depósitos

[diario_mostrar_ads id="PCFIMFOLHAGO" template="normal" ]

As liberações do saque de aniversário do Fundo de Garantia para quem nasceu em setembro iniciaram ontem, 01/09. Com isso, milhões de trabalhadores podem sacar uma parcela do saldo do FGTS. Mas o que fazer se o saque-aniversário não caiu na conta? Confira hoje, 02/09, o que pode ter acontecido e como resolver.
Confira a data de opção de pagamento
Em primeiro lugar, cabe ressaltar que apesar das liberações do FGTS de aniversário iniciarem no primeiro dia do mês, nem todas ocorrem nessa data. Existem, afinal, duas opções: dia 1ª e dia 10. E a escolha é feita pelo trabalhador na hora da adesão ao saque anual do Fundo de Garantia.

Por isso, se o saque-aniversário não caiu na conta confira qual o dia de liberação pelo qual você optou. Basta acessar, para isso, o aplicativo ou site FGTS. Depois, faça login com CPF e senha e clique, na página inicial, na opção de aniversário. Assim, confira a data de liberação.
Confira a forma de liberação do valor
Caso a data do pagamento já tenha decorrido sem que o valor tenha caído na conta, então é necessário conferir qual o tipo de liberação pela qual se optou. Da mesma forma como ocorre com a data, o trabalhador pode escolher receber o FGTS de aniversário de duas maneiras.

A primeira se refere à transferência automática, enquanto a segunda requer o saque em caixa eletrônico, casa lotérica ou representante Caixa Aqui. Contudo, somente a primeira alternativa (de transferir) deposita o dinheiro diretamente na sua conta bancária.

Por isso, se o saque-aniversário não caiu na conta confira, no aplicativo FGTS, se a opção pela liberação não ocorreu para a alternativa de saque presencial. Caso o seja, basta você ir até um dos locais aptos para sacar e resgatar o valor.

Saque aniversário não caiu no dia programado
Confira o que fazer diante de problema de liberação do saque de aniversário do FGTS – Foto: Canva Pro
O que fazer se o saque-aniversário não caiu na conta?
Caso a data de liberação já tenha sido alcançada, bem como a escolha tenha sido para a transferência direta e mesmo assim o valor não caiu em conta, não se preocupe. Nessa hipótese, você tem até 03 meses a partir da liberação para resolver o problema.

Nesse caso, o valor fica disponível até o final do segundo mês subsequente à liberação. Isto é, caso ela ocorra no início de setembro, fica disponível até o dia 30 de novembro. Assim, basta ir até uma agência da Caixa Econômica com documento pessoal em mão e requerer atendimento presencial.

Segundo a CEF, geralmente a causa da situação em que o saque-aniversário não caiu na conta é a indicação de conta conjunta para recebimento, o que não é permitido. Igualmente, a desatualização de dados cadastrais no sistema.
Guardar dinheiro no Banco Inter é seguro? (Veja opinião de usuários)
As fintechs estão fazendo um enorme sucesso entre os consumidores brasileiros, por oferecerem na maioria das vezes os mesmos serviços bancários que instituições financeiras tradicionais, mas de forma gratuita e sem burocracias.

No entanto, ainda restam dúvidas sobre algumas empresas. Por exemplo, será que o Banco Inter é seguro? Confira no vídeo abaixo!

O que fazer quando o saque aniversário não caiu na data prevista?

Nos casos em que o erro é do sistema do FGTS, não há muito o que o trabalhador pode fazer. Se for necessário, poderá comparecer a uma agência da Caixa para alguma confirmação de informações. Mas, na maioria das vezes, é preciso aguardar que o sistema retorne para que o pagamento seja feito de maneira correta.

Que horas o saque aniversário cai na conta?

O saque-aniversário permite ao trabalhador retirar, uma vez ao ano, parte do saldo do FGTS. Veja em quanto tempo o dinheiro cai na sua conta! O primeiro passo é aderir a modalidade de saque-aniversário no aplicativo do FGTS. Depois é só contratar, escolher entre entre “Dia 1º” e “Dia 10” e aguardar o depósito.

Quem tem conta na Caixa o saque aniversário cai direto na conta?

Quando o saque-aniversário cai na conta? Após a contratação, o dinheiro será depositado anualmente na conta do banco cadastrada no mês de aniversário do cidadão enquanto houver saldo disponível.

Que horas Cai o saque aniversário 2022?

O período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.