Vulcão da Indonésia entra em erupção

AVALANCHE DE CINZAS

Quase duas mil pessoas se retiraram da Ilha de Java. Não há registros de mortos ou feridos. Veja as imagens impressionantes.

Créditos: Reprodução / Twitter

Escrito en GLOBAL el 5/12/2022 · 17:05 hs

Uma nuvem de cinzas avançou velozmente sobre a Ilha de Java, na Indonésia, neste domingo (4).  Resultado da erupção do vulcão Monte Semeru, o fenômeno provocou a retirada de quase 2 mil pessoas do local. O órgão responsável por monitorar a atividade informou que o vulcão passou do nível três para o quatro, fazendo as autoridades decretarem alerta máximo.

Por meio de comunicado, a Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) alertou que "o risco de nuvens de vapor de gás e água e de fluxos de lava devido às fortes chuvas no Semeru aumentaram nas últimas horas". Não há registros de mortes ou pessoas feridas, mas a recomendação é de que se mantenha ao menos 8 km de distância da cratera. De acordo com os serviços de resgate, 1.979 pessoas de seis localidades foram transferidas para 11 abrigos.

Avalanches de fogo

Os relatos são de que "avalanches de fogo" foram causadas por blocos de lava que se desprendiam do cume durante a erupção e fluíam em direção à base do vulcão. As imagens de vídeo que circulam pela internet mostram uma avassaladora novem de cinzas avançando rapidamente sobre extenso território.

Com 3.676 metros de altitude, o Monte Semeru é o ponto mais alto da ilha de Java. Desde 1818 já registou 55 grandes erupções, 10 delas resultaram em fatalidades. A última ocorreu há exatamente um ano e tirou a vida de ao menos 51 pessoas. Pequenas erupções são constantes pelo menos desde a década de 1960, às vezes com intervalos de 20 minutos apenas. A Indonésia está localizada em região de forte atividade vulcânica e sísmica. Localizado no Sudeste Asiático, entre a Oceania e o continente asiático, o arquipélago tem quase 130 vulcões ativos.

Javanês

A referência mais famosa no Brasil à principal ilha da Indonésia é o ácido romance "O homem que sabia havanês", de Lima Barreto, que conta a história de um homem que dizia conhecer a exótica língua malaio-polonesa falada em Java e na Federação da Malásia (Sudeste da Ásia).

Confira o vídeo com as impressionantes imagens da erupção:

{{#noticias}}

{{/noticias}}

Mas Noticias

O vulcão Semeru, na Ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção neste domingo (4/12), soltando uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar. Imediatamente, as autoridades locais determinaram que os moradores fiquem longe da área de erupção.

As pessoas que moram perto do local também receberam máscaras e foram retiradas de perto do vulcão. As autoridades emitiram alerta máximo em uma escala que vai até quatro. Ao todo, 2 mil pessoas tiveram de deixar suas casas.

A agência de mitigação de desastres da Indonésia, a BNPB, advertiu aos moradores a não fazerem nenhuma atividade dentro de 8 km do centro da erupção e a permanecerem a 500 metros das margens dos rios devido aos riscos de fluxo de lava.

A Indonésia tem 142 vulcões e também a maior população do mundo vivendo perto desses locais — são 8,6 milhões de pessoas em um raio de 10 km.

Confira alguns vídeos que circulam pelas redes sociais:

Indonésia eleva alerta de vulcão ao máximo após Semeru entrar em erupção e evacuar 90 pessoas
O que se sabe sobre o estado de emergência na Indonésia até esta hora:
A coluna de cinzas atinge uma altura de 1,5 km pic.twitter.com/xnwEgTUTB3

— Paulo Lei (@PauloAlei) December 4, 2022

Vulcão Semeru entra em erupção na ilha de Java, Indonésia, o vulcão expeliu uma coluna de cinzas de 1,5 km de altura – residentes foram evacuados e as autoridades proibiram as pessoas de chegarem a menos de 1 km. #Java #vulcão #Indonesia pic.twitter.com/S50RspWsnH

— Hugo Borges (@HugoBor73884636) December 4, 2022

Autoridades da Indonésia emitiram alerta máximo após o vulcão Semeru, na ilha de Java, entrar em erupção neste domingo (4). Aproximadamente 2.000 pessoas foram retiradas da região.

O vulcão, na montanha mais alta de Java, com mais de 3.000 metros, expeliu cinzas a até 15 km de altura. Há um ano, uma erupção no mesmo local deixou mais de 50 mortos e dezenas de feridos e desabrigados.

Não há relatos de vítimas ou de danos causados pela erupção deste domingo. De acordo com o Ministério dos Transportes da Indonésia, o setor de viagens aéreas, ao menos por ora, também não foi impactado, mas alertas foram enviados a dois aeroportos regionais.

"A maioria das estradas foi fechada e agora está chovendo cinzas vulcânicas que cobriram a montanha", disse Bayu Deny Alfianto, voluntário da comunidade de Java, à agência de notícias Reuters.

O órgão de mitigação de desastres da Indonésia informou que moradores locais receberam máscaras de proteção contra as cinzas e foram transferidos para abrigos.

A erupção começou durante a madrugada no horário local, e os esforços de resgate, busca e retirada de moradores continuam. A altura da nuvem de cinzas foi verificada pela Agência de Meteorologia do Japão, que chegou a monitorar a possibilidade de um tsunami —posteriormente descartada.

A erupção, a cerca de 640 km a leste da capital do país, Jacarta, acontece após uma série de terremotos no oeste de Java, incluindo o que ocorreu no mês passado e matou aproximadamente 300 pessoas.

O Centro de Vulcanologia e Mitigação de Riscos Geológicos da Indonésia (PVMBG) orientou os moradores a manter uma distância de ao menos oito quilômetros do vulcão Semeru.

Lá fora

Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo; aberta para não assinantes.

O chefe do PVMBG, Hendra Gunawan, disse que um volume maior de magma pode ter se acumulado em comparação com as erupções de 2021 e 2020, o que representaria uma situação mais perigosa. "As nuvens quentes do [vulcão] Semeru podem chegar mais longe e a uma distância em que há muitas casas."

Em vídeo enviado à Reuters pela polícia local, moradores foram vistos se afastando das encostas do vulcão. Uma ponte danificada estava coberta de cinzas vulcânicas.

Com 142 vulcões, a Indonésia tem a maior população do mundo vivendo perto de um vulcão, com 8,6 milhões de pessoas localizadas em um raio de 10 km de um deles. Na semana passada, o maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa, localizado no Havaí, expeliu jatos de lava a até 60 metros de altura. Foi a primeira vez em quase 40 anos que o vulcão entrou em erupção.

Tem algum vulcão em erupção em 2022?

Indonésia: Vulcão entra em erupção na ilha de Java - 04/12/2022 - Mundo - Folha.

Em qual país o vulcão entra em erupção?

De acordo com a agência de mitigação de desastres da Indonésia, até 1.979 pessoas deixaram neste domingo (4. dez. 2022) 11 pontos próximos ao vulcão após a ocorrência da queda de nuvens quentes e o aumento da atividade vulcânica do Monte Semeru.

Quantos vulcões ativos na Indonésia?

A Indonésia está localizada no Círculo de Fogo do Pacífico, onde o choque das placas tectônicas causa forte atividade vulcânica e sísmica. O arquipélago do Sudeste Asiático tem quase 130 vulcões ativos.

Qual é o vulcão que está em erupção agora?

O vulcão Semeru, na ilha de Java, na Indonésia, entrou em erupção no início do domingo, no horário local, expelindo uma coluna de cinzas a 1,5 km no ar, levando as autoridades a alertar os moradores para ficarem longe da área de erupção. As informações são da agência Reuters.