Quem toma Sinvastatina pode doar sangue

Anti-inflamatórios: ácido acetilsalicílico, diclo-fenacos, meloxicam, piroxicam, fenilbutazona, etc. (com efeito na função plaquetária)

Não contraindicam a doação, porém não deve ser preparado concentrado de plaquetas a partir daquela doação, se o remédio foi usado nos últimos 3 dias

Quem toma remédio para depressão pode ser doador de sangue?

Sim, poe doar. O uso de antidepressivos não contra-indica a doação de sangue!

Quem toma Escitaloprám pode doar sangue?

Escitalopram não é contra indicado para quem quer doar sangue. O antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, imipramina, clomipramina) inviabilizam doação se estiverem sendo tomados até 30 dias antes da doação.

O que te impede de doar sangue?

Não podem doar sangue pessoas que tiveram hepatite após os 11 anos de idade, tenham evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II.

Quem faz uso de finasterida pode doar sangue?

INTRODUÇÃO: O uso do medicamento Finasterida tem se tornado cada vez mais freqüente e sua utilização impede a doação de sangue pela possibilidade deste e seus hemocomponentes serem utilizados por mulheres em idade fértil.

Quem faz uso de cloridrato de fluoxetina pode doar sangue?

Quem faz uso de Clorídrico de Fluoxetina, pode doar sangue? O uso de qualquer substância psicoativa contraindica a doação de sangue. No entanto, se for uma situação muito importante, é possível suspender o uso por 72 horas para fazer o washout da substância, fazer a doação e depois voltar a usar.

Quais os medicamentos que impedem a doação de sangue?

Uso de medicamentos

  • Analgésicos, antitérmicos e anti-inflamatórios.
  • Anti-inflamatórios.
  • Anorexígenos (classe das anfetaminas) …
  • Antiparasitários. …
  • Anti-hipertensivos. …
  • É CONTRAINDICADA A SUSPENSÃO DE MEDICAMENTOS PARA A REALIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE.
  • Anticoncepcionais/ hormônios de reposição feminina. …
  • Indução da ovulação.

Quem tem pressão alta pode fazer doação de sangue?

Hipertenso pode doar sangue? Os hipertensos poderão doar sangue se estiverem em uso de medicamento que não contraindique por si só a doação. Será necessário que o candidato à doação apresente relatório do seu médico assistente, comprovando o controle clínico adequado.

É feito algum exame antes de doar sangue?

Quais exames são feitos no sangue doado? A liberação do sangue para utilização exige os seguintes exames: Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S. Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Quanto tempo sem tomar finasterida para doar sangue?

Doação de sangue Por isso, quem toma finasterida não pode doar sangue durante o tratamento e por um mês após sua suspensão.

Quanto tempo demora para a finasterida sair do corpo?

Seu efeito máximo é observado a partir de 90 dias de uso. Da mesma forma, a perda completa de seus efeitos também ocorre após 90 dias.

Quem faz uso de sinvastatina pode doar sangue?

Posso doar sangue tomando, continuamente, Lozartana e Sinvastatina? pode sim.

Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?

Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue? Depende da razão pela qual a pessoa está tomando antibióticos. Em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue.

Estou tomando analgésico Posso doar sangue?

Uso de analgésicos como Paracetamol (Tylenol, Dorilax), Dipirona sódica (Dorflex, Novalgina) ou similares não impede a doação.

Quem tem hipertensão e diabetes pode doar sangue?

Medicação para pressão alta ou diabetes não comprometem doação – Folha de Boa Vista. Para doar sangue é necessário seguir diversas instruções e regras, porém, o fato de usa medicação para pressão alta ou diabetes não comprometem a doação de sangue.

  • Português
  • English
  • Español

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis (acesse o formulário). Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.

Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

O Banco de Sangue do INCA está localizado na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, Centro do Rio. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30. Aos sábados o horário de atendimento é das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

O doador não deve estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação.

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) dura em média 40 minutos.

O Anexo 3 da Resolução RDC no 153, emitido pela ANVISA em 14 de junho de 2004 lista os principais medicamentos e sua correlação com a Doação de Sangue:

Medicamento Tempo de inaptidão
Antibióticos e quimioterápicos Temporário de acordo com a vida média da droga
Corticosteróides sistêmicos Depende da doença para a qual foi utilizada. Inaptidão mínima de 48 hs após a suspensão
Anticoagulantes 10 dias após a interrupção do medicamento
Ansiolíticos e soníferos Só contra-indica a doação se a dose for elevada (3 ou mais comprimidos por dia)
Anticonvulsivantes Enquanto estiver usando o medicamento ou quando houver antecedente de tratamento por epilepsia, exceto nos casos de passado de convulsão até os dois anos de idade
Analgésicos: Paracetamaol, Dipirona sódica ou similares. Não contra-indicam a doação, mesmo que tenham sido utilizados no dia da doação
Anti-Inflamatórios: AAS, Diclofenacos, Meloxicam, Fenilbutazona, e similiares. Isto é válido para os doadores que estejam tomando ou tenham tomado esta medicação até um prazo de 5 dias antes da data da doação Não contra-indicam a doação, porém não deve ser preparado concentrado de plaquetas a partir daquela doação, se o remédio foi usado nos últimos 5 dias
Metildopa, Clonidina, Reserpina 48 hs após a suspensão do medicamento, pelo médico assistente e avaliado caso a caso
Beta-bloqueadores: Propranolol, Atenolol, Oxpernolol ou similares 48 hs após a suspensão do medicamento, pelo médico assistente e avaliado caso a caso
Bloqueadores Alfa-adrenérgicos: Prazosina, Minoxidil 48 hs após a suspensão do medicamento, pelo médico assistente e avaliado caso a caso
Diuréticos Não há contra-indicação. Orientado o doador a fazer uma hidratação oral prévia mais vigorosa
Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina: Captopril, Enalapril ou similares Não há contra-indicação
Antagonistas de Angiotensina II: Losartan Não há contra-indicação
Bloqueadores de canais de cálcio: Nifedipina Não há contra-indicação
Vasodilatadores: Hidralazina 5 dias após a suspensão do remédio
Anti-arrítmicos: Amiodorona Enquanto estiver usando o medicamento
Antidepressivos Não contra-indicam a doação, porém o doador deve ser avaliado pelo médico
Antipsicóticos: Haloperidol, Clorpromazina 7 dias após a suspensão do medicamento pelo médico assistente e avaliado caso a caso
Insulina Definitivo
Hormônio do Crescimento hipofisário Definitivo
Hormônio do Crescimento recombinante Não há contra-indicação
Anticoncepcionais Não há contra-indicação
Testosterona 6 meses após a suspensão da medicação
Hormônios femininos Não há contra-indicação, a menos que estejam sendo usados para tratamento do câncer
Hormônios Hipofisários Depende do motivo pelo qual o medicamento foi usado
Antitireoidianos de síntese: Propiltiouracil, Tapazol Avaliação caso a caso
Antimetabólicos: Alopurinol, Clofibrato, Estatinas Não contra-indicam a doação; como podem estar sendo usados para tratamento da hiperlipidemia, consultar o médico
Isotretinoína 1 mês de inaptidão após a última dose
Finasterida 1 mês após a interrupção do medicamento
Acitretina Inaptidão definitiva

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução da Diretoria Colegiada – RDC n. 153, de 14 de junho de 2004. Determina o Regulamento Técnico para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, a testagem, o armazenamento, o transporte, o controle de qualidade e o uso humano de sangue, e seus componentes, obtidos do sangue venoso, do cordão umbilical, da placenta e da medula óssea. Brasília, DF: Agência Nacional de Vigilância Sanitária; 2004. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/4bc8428047457945865fd63fbc4c6735/rdc_153.pdf?MOD=AJPERES Acesso em: 28 agosto 2009.