Texto sobre a tecnologia em nossas vidas

Em 20 anos, a humanidade passou por uma profunda e veloz transformação. Talvez você não tenha se dado conta, mas seu modelo de vida também foi moldado por essas mudanças. A forma de lidar com o mundo mudou para você, para seus pais e para seus filhos e filhas. Ninguém ficou fora desse poderoso impacto.

Mudou a tecnologia, mas junto com ela vieram as mudanças dos hábitos e do modo de vida

Na passagem dessas duas décadas, tem muita gente se achando antiquado por recordar de fitas cassete e VHS (e até DVDs, veja só), sem falar do fax e do telex. Os telefones (fixos, claro) eram apenas para fazer ligações.

A tecnologia e as telecomunicações mexeram na forma como lidamos com as coisas, como nos comunicamos, nossos relacionamentos, a maneira de trabalharmos e de fazermos negócios. 

Essas mudanças já estão tão presentes em nossas vidas, que é impossível imaginá-las sem. Ok, talvez seja possível imaginar sem, mas com certeza queremos que seja apenas na imaginação. 

Você acredita? Vamos viajar um pouco no tempo

Muitos jovens não têm a menor ideia do que é uma máquina de escrever, que entrou numa caixa branca acoplada a uma tela colocada sobre as mesas de trabalho ou estudo.

Agora, chamado de computador pessoal – PC, não servia apenas para escrever textos, mas passou a nos ligar com o mundo por meio de uma conexão discada via modem, componentes de hardware instalados internamente no slot PCI do computador, ou ligados em uma porta serial.

Quando chegou para o uso coletivo, em meados dos anos 90 aqui no Brasil, a conexão era extremamente lenta, além de cara e ainda travava a função do telefone para fazer e receber ligações. Sempre que alguém usava a internet era como se o telefone estivesse sendo usado.

À noite era cobrado apenas um pulso por ligação, independente da duração – uma alternativa para usar a novidade. Nesse sentido, a tecnologia trouxe uma melhora nos canais de contato, atendimento e meios para se comunicar com familiares, amigos, parceiros e clientes. 

Conexão e evolução

Hoje os planos de dados das operadoras de celular e as redes Wi-Fi públicas criam condições de conexão em tempo integral por um preço muito menor do que se experimentava na virada do século.

A computação e a tecnologia avançaram, incorporaram funções e diminuíram de tamanho. As pessoas passaram a filmar e fotografar seu dia a dia para “causar” nas redes sociais.

Agora eu faço uma ligação – de voz ou de vídeo, uma gravação de voz, envio uma mensagem, mando um arquivo, vejo meu email e consulto o Google (o que é isso? – perguntaria um viajante do tempo).

A TV saiu do meio da sala e foi para o telefone móvel

As famílias deixaram de disputar a preferência sobre a programação: a novela, o jornal ou o jogo de futebol. Vivemos a era dos streamings: programas e séries disponíveis numa pequena tela.

Os LPs (Long Play) até está voltando. Os CDs marcaram época, mas até o download através de programas como Napster/Kazaa/Emule ficaram para trás. Tudo isso são peças de um passado onde era mais complicado ouvir música.

Com Spotify, Deezer e até mesmo o YouTube, ouvir a música preferida é um exercício muito mais simples. E assim que surgiram os aplicativos de streaming, cada um podia criar suas playlists acessadas de qualquer lugar, até mesmo sem conexão, pelo menos quando contratado o plano premium desses serviços. 

Quem acabou com as locadoras de vídeos?

Para escolher um filme blockbuster, você precisava ir até uma loja real e percorrer várias estantes com caixas de fita VHS que traziam as novidades. Alguns títulos eram disputados. Para assistir em casa, precisava ter um aparelho de vídeo e no final devia rebobinar a fita para não pagar multa.

Teve até os DVDs, mas as telecomunicações reduziram tudo a pó. Um sinal digital vem por meio online e de streaming e permite que – em um toque – qualquer pessoa possa assistir a qualquer filme sem sair de casa – ou no ônibus a caminho do trabalho, na estrada ou no avião em uma viagem – e sem medo de chegar tarde demais e não ter mais nenhuma cópia daquilo que queria assistir.

Os lançamentos estão na Netflix e se a escolha for ruim, outra opção está a seu alcance sem custo adicional.

Não estamos mais presos a uma grade de horário e queremos todo o conteúdo imediatamente. Até mesmo um novo costume nasceu dessa facilidade: a maratona de séries. 

O desafio da mudança digital na vida e nos negócios

A evolução para o meio digital foi uma das maiores mudanças – se não a maior – nas formas de se fazer negócios. Os produtos, canais de comunicação, parcerias e o atendimento substituíram o offline pelo online. 

Na medida em que os smartphones e a internet conquistaram espaço na vida do consumidor, tornou-se quase que uma obrigação para o empreendedor adotar os seus meios de serviço nos canais digitais. 

Nas férias, estamos de olho no trabalho. O e-mail, o grupo de WhatsApp da empresa e as redes sociais nos mantém ligados. Precisamos acompanhar os acontecimentos em tempo real, a reunião da equipe, até fazemos uma chamada de vídeo enquanto tomo uma bebida na sombra do coqueiro na beira da praia.

Tento me desligar lendo um livro e uma revista que não são mais de papel.

Para onde foram as bancas de jornal?

Sigo as principais informações pelo Twitter e Instagram, de todo o mundo, em tempo real. Assim como as principais notícias da economia, que passou a ser online. Quem não desconfiou no começo, mas até compras e pagamentos começaram a ser feitos nesse mundo virtual (tem até o tal de bitcoin, uma moeda virtual).

Dentre as diversas tecnologias disponíveis no mercado, podemos mencionar as pulseiras, tecnologia que permite efetuar pagamentos rápidos e seguros por meio de um sistema NFC, que não exige contato físico; a biometria, um sistema para a leitura de pagamento; reconhecimento facial, que permite aos usuários validar as compras; e pagamento por aplicativos.

O comércio deixou de ser exclusivamente na loja

Uma tal de Inteligência Artificial passou a analisar nossos comportamentos, perfil de consumo  e começou a fazer sugestões de compra que tinham tudo a ver conosco.

Os executivos passaram a olhar aqueles dados para adotar as melhores estratégias de venda. As pesquisas e transações online precisavam conversar com o offline e passaram a afetar diretamente a decisão de compra.

Com a utilização de softwares ou aplicativos, agora é possível transmitir informações internas entre os colaboradores, ampliar as formas de comunicação com o público-alvo, chegar até possíveis parceiros e adotar novos modelos de trabalho. 

Profissionais de marketing, de logística, de finanças e de prestação de serviço precisam ser “digitais”. Agora, praticamente tudo pode ser resolvido pela internet, através do site ou do aplicativo.

E as decisões ocorriam em salas de reunião virtuais, com participantes de vários países e continentes.

Passou a ser improvável um mundo onde não se poderia tocar numa tela e resolver tudo. Uma realidade que não esteja na palma da mão talvez não seja real – mesmo que totalmente virtual.

Comércio online

Na pandemia, o consumidor adotou as compras online e os varejistas descobriram que não podiam estar fora dessa. Além de se adaptar à realidade do cliente, eles descobriram os ganhos para seu negócio, com a melhoria da gestão dos estoques, redução de estrutura comercial em espaços físicos, diminuição das despesas fixas e customização do atendimento.

Com o aumento significativo da produtividade, as tarefas que antes eram executadas de forma manual passaram a ganhar mais agilidade e praticidade. Dispositivos tecnológicos ajudaram a organizar a equipe de trabalho e otimizar o uso do tempo, adotando a automatização de processos manuais. 

A tecnologia mudou – e para melhor – as formas de se fazer negócio. As organizações que não investirem em inovação certamente estão perdendo uma ampla rede de vantagens e a chance de se destacar no mercado.

Tudo isso é sinônimo de crescimento do negócio e mais lucros, palavras que não são novidades para ninguém. Tem o mesmo sentido hoje, no passado e no futuro.

Mas quem suporta toda essa transformação invisível, mas real?

Claro que tudo isso não aconteceu do nada. Um grande investimento foi feito e ainda é feito em tecnologia e infraestrutura para suportar tudo isso. Empresas especializadas na questão – neutral hosts – surgiram e nos providenciaram um salto de conectividade nunca antes visto.

Ainda há muito a evoluir, mas já estamos acompanhando o ritmo global. O 5G já é uma realidade em desenvolvimento e nos levará para uma nova realidade.

A tecnologia é uma ferramenta intrinsecamente ligada à nossa sociedade. Enquanto sua evolução representa um marco profundo em toda a História, a forma como a utilizamos gera sempre benefícios e desafios.

E em um momento de desenvolvimento tecnológico acelerado, é fundamental refletir sobre quais são os impactos que isso causa em nossas vidas.

Seu avanço, como a internet das coisas, tornará nossas vidas mais agradáveis. São inúmeras as tecnologias tomando forma e em breve iremos realizar uma grande transformação em todos os setores. 

A seguir, você verá informações importantes sobre como a tecnologia vem influenciando em nossa vida.

Qual o significado da palavra tecnologia?

A tecnologia é definida como um processo abrangente baseado na aplicação da ciência e do conhecimento em muitas áreas da vida de uma maneira ordenada e cuidadosa, a fim de alcançar propósitos importantes e valiosos para indivíduos e comunidades.

Ao ouvirmos o termo tecnologia, muitas vezes pensamos em inovações no campo das comunicações. Ou até mesmo temos a visão de um futuro tecnológico que nos remete a filmes de ficção científica.  No que diz respeito ao dia a dia, pensamos automaticamente em itens que são movidos a eletricidade e que, via de regra, tendem a ser complexos. Resumindo, estamos sempre usando tecnologia quando usamos o conhecimento científico para atingir um propósito específico, seja na indústria ou em nosso dia a dia. 

Da descoberta da roda aos computadores e dos mp3 players às tecnologias mais recentes, como os carros autônomos, inúmeras inovações tecnológicas moldaram a vida diária e continuarão a influenciá-la no futuro.

Os impactos da tecnologia no nosso cotidiano

Aprendizado: O aprendizado tornou-se mais interativo e colaborativo, ajudando as pessoas a se envolverem melhor com o material que estão aprendendo e com o qual têm problemas. Com a criação da internet, os alunos e professores obtém melhor acesso aos recursos, além de acesso a quase tudo online. As pessoas podem acessar o aprendizado por meio do YouTube e da mídia social, por exemplo. Isso, para alguns alunos, se tornou uma grande vantagem, e aprenderam uma metodologia diferente do que a de sentar para assistir a palestras e ler livros didáticos.

Comunicação: Compartilhar informações nunca foi tão simples. Muitos aplicativos tecnológicos e plataformas de mídia social têm fornecido uma excelente maneira de se conectar com o mundo inteiro. Podemos nos conectar com nossas famílias ou amigos mesmo quando estamos a quilômetros de distância.  A comunicação é vital em todas as esferas e a tecnologia oferece as melhores plataformas. 

Tecnologia Moderna e World Wide Web: A World Wide Web, o famoso www, é definida como todo o conteúdo da Internet, como páginas da web, vídeos e imagens, que são exibidos em HTML e podem ser acessados ​​por meio do navegador do usuário. 

O acesso a esta rede através de um protocolo de comunicação conhecido como HTTP,  foi inventado por Tim Berners-Lee em 1991. Após a invenção da Web , e quando se tornou acessível a todas as pessoas, suas páginas foram preenchidas com milhões de sites que atendem as pessoas em suas vidas, fornecendo informações e conhecimento e permitindo que as pessoas se comuniquem por meio de programas que permitem ver quem está chamando, imagens estáticas e em movimento.

Privacidade: Embora o acesso a tudo online nos dê um nível incomparável de conveniência, também nos torna vulneráveis. Cada movimento que fazemos online é registrado e deixamos pegadas digitais onde quer que visitemos. Hackers e golpistas sabem disso e trabalham duro para explorá-lo para obter ganhos financeiros.

  • Leia Mais: O que é e por que devemos nos preocupar com Ransomware?

Uma peça de tecnologia que ajudará a manter seus dados seguros é o gerenciador de senhas . Um gerenciador de senhas irá proteger suas senhas existentes, sugerir novas e seguras e, em alguns casos, até monitorar a web para garantir que seus dados não sejam comprometidos.

Como a tecnologia influencia nos negócios hoje em dia?

Os negócios são uma das áreas mais beneficiadas pelo uso da tecnologia. O gerente toma suas decisões em pouco tempo e pode solucionar problemas facilmente, com o auxílio da tecnologia.

As vantagens mais importantes da tecnologia nesta área podem incluir:

Fácil acesso aos relatórios: Muitas empresas possuem filiais local ou globalmente. A tecnologia permite que eles se comuniquem entre suas várias filiais para obter relatórios sobre o andamento do trabalho, e oferece uma oportunidade de se conectar a mercados concorrentes e fornecer relatórios que estão disponíveis. Portanto, pode-se confiar na tecnologia para realizar essas tarefas, em vez de enviar delegados e revisores para obter informações. 

Aumento da produtividade dos funcionários: A tecnologia tem contribuído para um aumento significativo na produtividade dos trabalhadores, tanto no nível de trabalho administrativo como de manufatura, já que a maioria das indústrias agora está usando máquinas em vez do elemento humano; Isso significa economizar tempo e esforço. 

Suporte e Atendimento Remoto: Para os técnicos de T.I, a tecnologia também proporcionou algumas vantagens. As ferramentas de suporte remoto são amplamente utilizadas por equipes de suporte ao cliente e em Help Desks de TI para acessarem à máquina de um usuário final ou dispositivo móvel. Elas permitem que os técnicos tenham a capacidade de resolver problemas remotamente, o mais rápido possível, sem a necessidade de deslocamento do agente de suporte ou do usuário final.

Conclusão

A importância da tecnologia é a chave da renovação contínua em nosso modo de viver. Por meio dela alcançamos patamares nunca antes imaginados e progredimos de maneira espantosa marcando a nossa história.

Sem os avanços tecnológicos, nosso modo de vida não seria tão complexo. As influências tecnológicas moldam a maneira como os humanos agem hoje.

Devido à pandemia do COVID-19, o trabalho remoto se tornou uma necessidade nos anos de 2020 e 2021. Todavia, essa tendência não é passageira. Trabalhar de qualquer lugar se tornará o novo normal, e ter uma tecnologia que permite acesso e suporte remoto será fundamental.

O Rescue é dimensionável e oferece um suporte remoto flexível e de confiança, independentemente do porte ou da velocidade de crescimento da sua empresa. Ele vai além do atendimento de problemas técnicos. O grande objetivo do Rescue é poupar tempo e dinheiro, aumentando a eficiência de toda a empresa, exatamente como esses nossos clientes. 

Última postagem

Tag