Uma panela de pressão cozinha muito mais rápido do que uma panela comum brainly

Índice:

Como a panela é fechada, o vapor de água não tem para onde sair e começa, então, a chocar-se com mais intensidade contra as paredes da panela, aumentando, consequentemente, a pressão. Com uma alta pressão, o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.

Como funciona uma panela de pressão Brainly?

Ao ser aquecido, o ar expande e tende a sair da panela. A panela de pressão mantém o ar dentro dela, sob pressão. A água, por sua vez, tem seu ponto de ebulição aumentado devido à pressão, chegando a temperaturas bem maiores que 100°C sem evaporar, o que faz com que o alimento cozinhe mais rápido.

O que ocorre com os alimentos em uma panela de pressão?


A panela de pressão é fechada de maneira que, quando a água se aquece, o vapor se expande, mas não consegue escapar. Assim, a pressão aumenta em seu interior. As moléculas precisam, então, de mais energia para vencer essa barreira mais “pesada”. Isso eleva o ponto de ebulição da água para 120ºC, acelerando o cozimento.

Por que o cozimento de alimentos se torna mais rápido em uma panela de pressão?

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente.

O que faz a pressão aumentar dentro da panela de pressão?

O vapor d’água também aumenta a pressão dentro da panela, daí a importância da válvula. Ao atingir uma certa pressão, o vapor empurra o pino da válvula abrindo um espaço para escapar. Então a pressão dentro da panela se estabiliza, porque é controlada pelo escapamento do vapor através da válvula.

Por que alimentos cozidos em panela de pressão levam menos para ficarem prontos se comparados com alimentos cozidos em panelas comuns?


A pressão interna na panela de pressão é maior, e assim o ponto de ebulição também é maior, numa mesma temperatura faz com que a água demore mais para evaporar isso faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.

Qual a propriedade Coligativa é aplicada na panela de pressão e porque o alimento cozinha mais rápido?

A pressão interna na panela de pressão é maior, e assim o ponto de ebulição também é maior, numa mesma temperatura faz com que a água demore mais para evaporar isso faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.

Por que na panela de pressão os alimentos cozinham mais rapidamente que em panelas comuns?

Já na panela de pressão, a pressão maior faz a temperatura de ebulição também ser maior e a água ferve em torno de 120 oC; alcançando temperaturas maiores, o alimento cozinha mais rápido.

A panela de pressão é comumente usada para cozinhar mais rapidamente alimentos que em recipientes abertos demorariam muito para ficar prontos. Como o nome já diz, seu funcionamento se dá por um aumento da pressão interna da vasilha, maior que a pressão atmosférica, que consequentemente faz com que o ponto de ebulição do líquido aumente.

Ao fecharmos a panela, ela já contém uma quantidade de ar que está com a pressão igual à atmosférica. Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido. Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior.  Com uma alta pressão, o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.

Microscopicamente, esta relação da pressão com o ponto de ebulição ocorre porque quando começamos a aquecer um líquido, por exemplo, a água, a agitação das suas moléculas aumenta e ela começa a passar mais rapidamente para o estado de vapor; formando as bolhas que vemos no fundo do recipiente. No início, a pressão que este vapor exerce é menor que a pressão atmosférica, por isso a água não ferve imediatamente. Mas, com o passar do tempo há o aumento da temperatura; assim, a pressão interna da bolha torna-se igual e, por fim, superior à da atmosfera e então ferve.

A pressão atmosférica é de 1 atm  ou 760 mm de mercúrio ao nível do mar, mas dentro da panela de pressão ela pode variar de 1,44 atm a 2 atm. Além disso, outro fato notável é que enquanto o ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar, a temperatura interna da panela de pressão pode chegar a cerca de 120°C.

Portanto, conseguimos perceber que se a pressão atmosférica for menor, como em lugares mais elevados, a pressão necessária para o vapor de água dentro da bolha se igualar à da atmosfera e subir (ferver) será menor. Portanto, ela terá um menor ponto de ebulição. Já se a pressão for maior, como em lugares mais baixos e dentro da panela de pressão, o ponto de ebulição será maior.

Porém, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor. Se houve algum impedimento nesta válvula, outra saída é a válvula adicional, que normalmente é da cor vermelha.

Por isso, atenção: sempre mantenha a válvula de contrapeso limpa para evitar risco de explosão, o que gera ferimentos graves e até fatais.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Quem nunca viu uma panela de pressão? Muitas vezes chegamos em casa e escutamos o barulho de uma panela de pressão. Quando ela não está cozinhando feijão, está cozinhando outros tipos de alimentos. Ficamos na expectativa de saber se o feijão vai ficar gostoso, se a carne vai ficar bem cozida, etc., mas quase não nos interessamos em saber qual é principio de funcionamento. Embora muitas pessoas não gostem de Física, vemos que este estudo está mesmo relacionado ao nosso cotidiano.

A principal característica de funcionamento da panela de pressão baseia-se no fato de que o ponto de ebulição varia conforme a pressão. Caso um líquido esteja submetido à alta pressão, a temperatura de ebulição desse líquido também será maior.

A pressão ao nível do mar é de 1 atmosfera; a água, então, ferve a 100ºC em uma panela comum (destampada). No mesmo local, a água dentro da panela de pressão é aquecida com uma temperatura acima de 100ºC antes que a pressão de vapor fique igual à pressão externa, ou seja, antes de iniciar o processo de ebulição. A pressão que se consegue no interior de uma panela de pressão é de 2 atmosfera, com a substância ainda interna no estado líquido, a uma temperatura que chega a 120ºC (por isso os alimentos são cozidos mais rapidamente).

Ao cozinharmos um alimento em uma panela de pressão, o vapor de água que se forma fica preso dentro dela. Depois de acumular uma certa quantidade de vapor, o mesmo consegue empurrar a válvula, saindo da panela.

Videoaula relacionada:

Temos que o diagrama de corpo livre da válvula pode ser feito da seguinte forma

Uma panela de pressão cozinha muito mais rápido do que uma panela comum brainly

Temos que a pressão atmosférica está atuando em toda a superfície da válvula, com isso, ela se balanceia por si só. Portanto, podemos dizer que a pressão que irá atuar no nosso problema é a pressão interna da panela.

Lembre-se que,

Note também que temos a força peso como uma componente vertical para baixo, utilizaremos ela para descobrir a massa da válvula, assim

Quando o sistema entrar em equilíbrio, teremos

Substituindo os valores na expressão acima, vamos ter

Assim, a massa da válvula é de 40,8 g.